Você está preparado para Fale Comigo?

Fale Comigo, que estreia nos cinemas brasileiros em 17 de agosto, tem chamado a atenção dos fãs de terror do mundo todo. Saiba mais sobre o filme.

Adolescentes e objetos sobrenaturais não têm um bom histórico de relacionamento. Quando esses dois elementos se unem, podemos sempre esperar pelo pior — para eles, porque para nós geralmente isso significa uma boa dose de sustos em um filme divertido.

Você já deve ter ouvido falar da mais nova sensação do momento. Fale Comigo, o filme que tem levado os fãs alvoroçados ao cinema, não com as promessas de vômito e pessoas deixando as salas que normalmente o marketing que alguns filmes de terror estão acostumados a usar, mas simplesmente por ter um roteiro coeso e excelentes efeitos especiais.

Pôster oficial brasileiro de Fale Comigo, feito por João Neto (@nrib_design), membro do site e podcast Esqueletos no Armário

Em Fale Comigo, filme dirigido pelos irmãos Danny e Michael Philippou, acompanhamos um grupo de adolescentes que descobrem uma mão embalsamada que pode invocar espíritos. Se divertindo com a descoberta, logo eles ultrapassam o limite de até onde se deve ir com um objeto tão poderoso. O que os aguarda são pesadelos, desespero e situações tenebrosas.

A Macabra está ansiosa para conferir o filme, então reunimos algumas informações para o leitor que, assim como nós, não aguenta mais de expectativa para uma das produções mais comentadas do ano. 

Quem são os irmãos Philippou

Danny e Michael Philippou se tornaram conhecidos na internet graças ao sucesso de seu canal de youtube, o RackaRacka. Criado em 2013, o canal dos gêmeos australianos atingiu em cheio o público do horror, com vídeos intensos e divertidos, ganhando inúmeros prêmios ao longo dos anos em que ficou ativo, como Prêmio de Melhor Canal Internacional de Streaming, Best Overall na premiação Online Video Awards e o prêmio de Melhor Webshow no Australian Academy Award.

Aos 11 anos, inspirados pelos vídeos de WWE, os irmãos começaram a gravar vídeos de “lutas” no quintal de sua casa, em Adelaide. Montando situações perigosas para crianças dessa idade, pulando sobre telhados e caindo diversas vezes de lugares arriscados, os garotos causaram muitos estragos na região onde moravam. Aos 13 anos, seus objetivos mudaram e eles passaram a gravar filmes caseiros.

Atingindo um sucesso inesperado com seus filmes — o primeiro sucesso assustador de seus vídeos veio com a produção intitulada “Harry Potter vs Star Wars”, que chegou à marca de 7 milhões de visualizações em uma semana —, eles tiveram a oportunidade de trabalhar na parte de elétrica e fotografia do filme O Babadook (2014), de Jennifer Kent.

Depois de terem seu canal principal desmonetizado pelo youtube, os irmãos decidiram se mudar para Los Angeles e iniciarem um novo canal, o Left on Red, em 2019. 

Os primeiros passos de Fale Comigo

Certo, mas como os gêmeos australianos saíram de uma carreira no youtube para se dedicarem à direção de filmes de horror?

O RackaRacka já era parcialmente conhecido por seus vídeos de humor e terror, com grandes produções de efeitos especiais. Tendo trabalhado com Kent em O Babadook, não era de se estranhar que os irmãos Philippou se interessassem pelo gênero. Mas a história de Fale Comigo, em si, chegou às mãos dos irmãos através de Daley Pearson.

Os irmãos Philippou tinham várias ideias para roteiros, mas quando Danny soube da história criada por Daley Pearson, ele ficou fascinado. Em entrevista ao site The Moveable Fest, Danny contou que adorou a ideia de Pearson de adolescentes usando um tipo de possessão para ficarem chapados. Então, quando Daley apresentou a ideia de um curta com essa história para Danny, para desenvolver o roteiro, Danny disse que não conseguia parar de escrever: “Com duas semanas eu tinha o primeiro rascunho, que tinha cerca de 80 páginas, então eu me juntei ao corroteirista Bill Hinzman, e fizemos uma colaboração, então eles conseguiram que a Causeway [a produtora] estivesse a bordo, e continuamos o desenvolvimento”.

Pearson, que trabalhou com Taika Waititi em algumas produções da Disney para a Marvel, como Equipe Thor e Equipe Darryl, é listado com créditos de escrita ao lado de Hinzman e Danny. mas também de diversos outros nomes, como Miranda Otto e Joe Bird, que também aparecem nos créditos como atores.

Danny e Michael contaram, também, que inicialmente utilizaram várias ideias de outros roteiros que estavam trabalhando para construírem a ideia central de Fale Comigo. Uma das maiores curiosidades nesse desenvolvimento de história é, talvez, que inicialmente a mão, que é um ponto central do filme, não existia.

A Mão amaldiçoada

Mas a mão tem um significado muito maior para o filme do que podemos imaginar. Danny conta que, quando tinha 16 anos, sofreu um acidente bem feio de carro. Enquanto sangrava muito e os médicos o alertavam que talvez sua espinha estivesse quebrada, ele tremia violentamente. Então, sua irmã o visitou, e segurou sua mão, o que o fez parar de sentir tanto medo e de tremer. 

“O toque de uma pessoa que amamos e a conexão genuína entre as pessoas, independentemente de qual seja, foi o que fez com que meu corpo parasse de tremer, e me acalmasse, e me colocasse no chão, então aquele momento ficou comigo. A conexão com alguém que você ama pode ser uma coisa muito poderosa.” Michael acrescenta que Fale Comigo é todo baseado em conexões, tanto as reais quanto as falsas.

Para além da metáfora das conexões e das experiências pessoais dos gêneros, a história da mão que traz terror em forma de possessão pode nos lembrar de uma outra história clássica, do conto “A Pata do Macaco”, de W.W. Jacobs, que influenciou uma série de outras obras. 

Apesar de não terem mencionado diretamente a obra de Jacobs como sua influência, em outra entrevista, para o site Yahoo, os gêmeos foram questionados sobre reunir tropos e características clássicas do terror e  comentam como foi divertido trabalhar com um gênero que eles gostam tanto. “Nós definitivamente queríamos que [Fale Comigo] funcionasse como um filme de terror e um filme de drama, e também não queríamos nos afastar do fato de que é um filme de terror. E, também, é tão divertido trabalhar com esses tropos e a parte desse universo que amamos tanto.”

O sucesso de Fale Comigo

Antes mesmo da estreia, Fale Comigo chamou a atenção da comunidade de fãs de terror ao redor do mundo. Mesmo aqueles que não conheciam os gêmeos antes, através do RackaRacka, pararam um minuto para prestar atenção no que talvez seja um dos filmes mais esperados dos últimos anos — e um dos mais bem avaliados também.

A primeira apresentação de Fale Comigo aconteceu na cidade original dos gêmeos, Adelaide, no Adelaide Film Festival, em outubro de 2022. Algum tempo depois, ele fez sua estreia no Festival de Cannes de 2022, onde já foi vendido para uma série de investidores e distribuidores mundialmente. 

Mas a corrida por festivais não parou por aí. No Sundance Film Festival de 2023, fazendo parte da programação de meia-noite do festival, Fale Comigo gerou tantos burburinhos que foi motivo de uma guerra de promoção, com diversos estúdios tentando adquirir seus direitos para os Estados Unidos, com grandes nomes como a Universal. Quem levou a melhor foi a A24, que já começou um grande marketing no país, com sessões antecipadas e apresentadas por grandes veículos de mídias especializadas em terror, como a Fangoria e o Bloody Disgusting

No Brasil, quem comanda a distribuição é a Diamond Films, com estreia do filme prevista nos cinemas brasileiros em 17 de agosto. Confira o trailer da produção abaixo.

Pôster brasileiro

E mais uma surpresa para os fãs de terror: o pôster oficial brasileiro e de outros países da América Latina foi feito por um fã de terror. João Neto, que participa do site e da bancada do podcast Esqueletos no Armário, fez, há alguns meses, um pôster para o filme que estava sendo tão comentado, que se tornou o pôster oficial da divulgação da Diamond.


*

Com uma aprovação tão alta da mídia especializada e do público que já conseguiu assistir ao filme, estamos ansiosos para conferir a produção. E você, pretende assistir nos cinemas? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.