Filme Detention explora os terrores de governos autoritários

Viver sob um regime militar com forte censura fica ainda mais assustador em um colégio mal assombrado.

Detention é um filme taiwanês de terror psicológico sobrenatural lançado em 2019, baseado no videogame de mesmo nome. O filme se passa em 1962, durante o período de ditadura militar conhecido como Terror Branco que perseguiu e matou milhares de taiwanenses. Dois jovens se encontram trancados sozinhos à noite no colégio e passam por um verdadeiro purgatório para descobrir a verdade por trás do sobrenatural. O filme, proibido na China continental, se tornou sucesso de bilheteria em Taiwan e Hong Kong.

Acompanhamos a história através da jovem Fang Ray-Shin, uma garota vinda de um lar em decadência e que se apaixona pelo seu professor, Chang Ming-Hui. O professor resolve organizar um grupo de estudos de livros proibidos junto com a professora Yin Cui-Han e o aluno do segundo ano Wei.

Um dia, o professor Chang desaparece sem deixar rastros, o que leva Fang e Wei a se unirem para descobrir o seu paradeiro.

O pesadelo começa quando Fang e Wei acordam sozinhos numa versão distorcida da escola, com aparições fantasmagóricas que vagam pelos corredores e monstros com quepes militares são vistos executando alunos.

A fotografia do filme colabora para a construção da atmosfera de um pesadelo/purgatório, o que compensa alguns pontos dos efeitos CGI que foram utilizados

O monstro carrasco — que lembra o Pyramide Head, de Silent Hill 2 é meio lugar comum, e pode até funcionar bem no jogo; no entanto, no filme, ficou um pouco forçado. Em certo momento entendemos a sua função na narrativa, mas não causa grandes fascínios.

Detention tem muito o clima dos filmes de terror orientais do início dos anos 2000, misturado com o dos jogos de survival horror. Seguindo a maldição dos filmes baseados em jogos, às vezes os personagens não têm uma fluidez consistente, remetendo a experiência quando a gente está assistindo alguém jogar. Mas, no geral, o filme se segura bem e consegue equilibrar o romance, tensão, terror e desespero.

Com cenas gore desconfortáveis, misturando o imaginário das torturas da ditadura pessoas com saco na cabeça e vítimas enforcadas —, dentro de um cenário gótico recriando um colégio secundarista como se fosse uma noite na Mansão Hill, é uma interessante releitura de terror de um período marcial, que nos faz lembrar que, por mais que não queiramos encarar os fantasmas do passado, precisamos enfrentá-los para entender a nossa realidade e não cairmos de novo na mesma estrada. E não custa nada termos cuidado ao buscar soluções que podem criar problemas ainda maiores.

Confira o trailer do filme Detention abaixo:

*

Gostou de conhecer Detention, filme taiwanês que se passa em uma escola durante um governo ditatorial? Comente com a Macabra no Twitter e no Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Entre nutrir as crianças da noite e suas melodias peculiares, se dedica a leituras lúgubres e a cinematografia obscura. Já usava máscaras antes de virar mainstream e vai continuar usando mesmo depois da peste. MACABRA™️ - FEAR IS NATURAL.