Rezamos pelas almas dos vivos, rezamos pelas almas dos mortos. Rezamos por aqueles que estão no céu, e rezamos por aqueles que estão no inferno.
Mas, em algumas igrejas na Itália, rezamos também por aqueles que não estão nem na companhia de Deus, nem na companhia do Diabo.
Uma dessas igrejas é a Igreja do Purgatório, ou Chiesa del Purgatorio, uma igreja no estilo barroco, construída entre 1725 e 1745, no centro histórico da cidade de Matera (Sassi di Matera). Uma igreja destinada a rezar por aqueles que estão no limbo. Nem no céu, nem no inferno.
O Purgatório, dentro da doutrina cristã, é um local ou um estado de purificação. Aqueles que viveram de acordo com as regras de Deus, mas ainda não estão puros o suficiente, geralmente recebem essas orações e “aguardam” para poderem entrar no Paraíso. Nem toda as crenças do catolicismo acreditam nesse tipo de salvação pós morte, sendo mais comum dentro do rito latino, dentro de algumas igrejas orientais, e algumas correntes do judaísmo.
A história do Cristianismo é repleta de disputas políticas. No século XVI, não muito diferente dos outros séculos, houvera algumas dessas disputas. A Reforma Protestante estava a plenos vapores, e a Igreja Católica, em uma resposta, trabalhou em uma Contra-Reforma. Quando a doutrina Protestante acabou sendo posta um pouco de lado e perdendo um pouco do terreno, a Igreja Católica acreditou ser importante reforçar a própria doutrina, e uma forma de reafirmar a si mesma foi construindo várias dessas igrejas pelo sul da Itália.
Além da Chiesa del Purgatorio em Matera, existem algumas outras Igrejas do Purgatório, como a que está localizada em Peschici, ou Chiesa di Santa Maria del Suffragio, em Monopoli, ambas também na Itália.
Gostou de conhecer a Igreja do Purgatório? Leia mais a respeito da Chiesa del Purgatorio e Chiesa di Santa Maria del Suffragio detta del Purgatorio no Atlas Osbcura. Comente este post no nosso Instagram e Twitter.