In nomine patris: padres macabros no terror

Obstinados, persistentes, lutadores (e até mesmo um boxeador!), esses padres se mostraram durões quando o assunto é enfrentar o mal.

A fé católica e seus símbolos servem de combustível para algumas das histórias de terror mais aterrorizantes já contadas até hoje. A possibilidade de um Mal supremo, caminhando entre nós e tentando os pobres mortais é bastante aterrorizante por si só, mas toda a iconografia da religião cristã ajuda a construir uma boa história com direito a muitos sustos e frio na espinha. 

LEIA+: 13 FILMES DE HORROR FUNDAMENTADOS NO CRISTIANISMO

Dentre esses símbolos católicos estão os padres. Nesses filmes, geralmente, aparecem como a força capaz de subjugar o Mal. Muitos deles, também, são personagens que estão a ponto de perder a fé, quando um evento os força a reunir tudo o que resta para salvar a humanidade.

A Macabra selecionou uma lista com alguns dos padres mais durões do terror. Pegue seu crucifixo e nos acompanhe.

O Exorcista

The Exorcist, 1973 // Clássico do cinema de terror dirigido por William Friedkin, adaptação do livro de William Peter Blatty, O Exorcista é um dos filmes de terror mais lembrados quando falamos de possessão demoníaca. E não temos somente um, mas dois padres sinistros nessa história. Quando a pobre garota Regan começa a sofrer diversos transtornos, exames e consultas médicas não são suficientes para curá-la, o que leva sua mãe a procurar o Padre Damien Karras, um homem que vem lutando contra sua própria falta de fé. A Igreja também envia o Padre Lankester Merrin, que parece ter um maior entendimento sobre a situação de Regan. Juntos, os padres terão que reunir todos os pedaços de fé que lhes restam, para tentar salvar a garotinha. Se você já assistiu O Exorcista sabe que os dois fazem o possível e o impossível para salvar a garotinha.

30 Moedas

30 Monedas, 2020 – // Uma cidadezinha isolada na Espanha está sofrendo com estranhos acontecimentos. Aparentemente, eles têm ligação com o passado de Padre Vergara (Eduard Fernández) — padre, boxeador e exilado da igreja católica. 30 Moedas é uma série criada por Álex de la Iglesia, e sem dúvidas apresenta um dos padres mais f%@*# do terror. 

O Dia da Besta

El día de la bestia, 1995 // Outro dos trabalhos mais queridos de Álex de la Iglesia, acompanhamos Padre Ángel Berriartúa (Álex Angulo) em sua busca para deter o nascimento do anticristo, se unindo com o satanista fã de Black Metal José María (Santiago Segura) e o ocultista Caván (Armando De Razza). Com essa gama de personagens improváveis e a busca obstinada e confiante, Padre Ángel é um dos maiores do terror.

Terror em Amityville

The Amityville Horror, 1979 // Baseado no livro de Jay Anson e dirigido por Stuart Rosenberg, Terror em Amityville segue sendo uma das melhores histórias sobre casas assombradas do Ocidente. É difícil pensarmos em assombração e não pensarmos na família Lutz, que sofreu e lutou por sua casa. Se eles tiveram um aliado nessa luta, foi o Padre Delaney (Rod Steiger) que sofreu para o diabo tentando ajudar aquela pobre família. Atacado por diversas moscas, uma terrível dor de estômago, bolhas nas mãos quando tentou dar um telefone alertando os Lutz, foi expulso da casa por uma voz saída sabe-se Deus de onde (nós sabemos), sofreu um acidente de carro e, ainda, depois de todos esses acontecimentos, enquanto rezava pela paz da família, ficou cego e sofreu um colapso nervoso. Um herói, para dizer o mínimo.

O Exorcismo de Emily Rose

The Exorcism of Emily Rose, 2005 // Até onde você iria para defender seus princípios e suas convicções, para salvar a vida de uma jovem? No caso de Padre Moore, isso o levou à cadeia, condenado pelo assassinato de Emily Rose. Na história, baseada em um acontecimento real que marcou uma cidadezinha da Alemanha, Emily Rose morre após uma tentativa de exorcismo realizada pelo padre, que é então levado ao banco dos réus. 

Stigmata

Stigmata, 1999 // Temos um carinho especial por padres confusos sobre sua fé. Em Stigmata, quando uma jovem começa a sofrer com os mesmos estigmas de Cristo, o Padre Andrew Kiernan (Gabriel Byrne), pesquisador de milagres, é enviado pelo Vaticano para observar o evento. Mas, ao longo do processo, Padre Kiernan passa a questionar sua própria fé e a Igreja Católica. Dirigido por Rupert Wainwright, Padre Kiernan pode não ser um lutador ou conduzir grandes exorcismos, mas ele é perseverante e questionador. 

O Ritual

The Rite, 2011 // Michael Kovak (Colin O’Donaghue) é um jovem seminarista bastante cético, convidado a ir ao Vaticano para estudar sobre exorcismos. Lá, é enviado ao Padre Lucas Trevant (Anthony Hopkins), que tem métodos bastante estranhos para Michael. Ao observar Padre Trevant conduzir algumas sessões de exorcismo em uma garota de dezesseis anos, Michael continua cético. Entretanto, quando a jovem morre e demônio busca outro hospedeiro, Michael pode ser a única esperança de salvação. Dirigido por Mikael Håfström, temos outro filme com dois padres e suas relações complexas com a fé e a Igreja, e assistir Anthony Hopkins como um exorcista sempre vale a pena.

LEIA+: 6 FILMES DE POSSESSÃO BASEADOS EM CASOS REAIS

Príncipe das Sombras

Prince of Darkness, 1987 // Há um segredo terrível escondido nas profundezas de uma igreja abandonada em Los Angeles. Quando o guardião desse segredo morre, um Padre (Donald Pleasence) acaba encontrando, no local, um estranho cilindro com um líquido verde. Ao pedir para um grupo de físicos observarem a substância, eles chegam à conclusão de que se trata da própria essência de Satã. Aliado aos estudantes, o Padre terá que lutar para salvar o mundo do retorno do demônio. Filme de John Carpenter com participação especial de Alice Cooper e protagonizado por Donald Pleasence, não precisamos de muito mais, não é?

Padre

Priest, 2011 // Em um mundo dividido entre os vampiros e o comando da Igreja, o Padre (Paul Bettany) quebra seu sagrado juramento para partir em busca de sua sobrinha, que foi sequestrada pelas criaturas. Neste filme pós-apocalíptico dirigido por Scott Stewart, o sacerdócio tem um papel muito importante. Além do mais, não é todo dia que um Padre com habilidades de luta se une a uma sacerdotisa e a um atirador para lutar contra vampiros. 

A Profecia

The Omen, 1976 // O filho de Satã foi adotado por um embaixador dos Estados Unidos, em um plano maligno de se aproximar de alguns dos homens mais poderosos do mundo. Quem alerta o embaixador para o mal sendo criado em sua própria casa é o Padre Brennan (Patrick Troughton), que dá instruções de como deter a criança do inferno. Mas, assim que consegue passar as instruções para o homem, ainda incrédulo sobre a história, Padre Brennan é morto, empalado por um pináculo da igreja. É uma curta participação no filme de Richard Donner, adaptado do livro de David Seltzer, mas crucial para a história. O personagem tem um final trágico em uma das cenas mais impactantes do filme, então não poderíamos deixar Padre Brennan de fora.

Os Sacerdotes

Geomeun sajedeul, 2015 // Uma garotinha, após um terrível acidente, se encontra em coma. O problema é que o experiente Padre Kim (Kim Yoon-seok) acredita que ela está sob o controle de um mal muito antigo. Para ajudá-lo, ele contata o seminarista Choi (Dong-won Gang). Mas ao longo do ritual de purificação, coisas estranhas acontecem, e eles terão que descobrir se a garota está mesmo possuída, se ela está sofrendo de um mal em forma humana, ou ambas as coisas. Além disso, a fé dos dois religiosos será testada no processo. Dirigido e escrito por Jae-hyun Jang, o filme tem o charme do cinema asiático e é uma boa adição a nossa lista.

A Maldição da Freira

The Devil’s Doorway, 2018 // Em 1960, Padre Thomas Riley (Lalor Roddy) e o Padre John Thornton (Ciaran Flynn) foram enviados pelo Vaticano a um dos Asilos de Madalena, na Irlanda, para observarem um milagre que acontecia no local. Ao chegarem lá, entretanto, terrores indizíveis e descobertas de abusos desumanos acompanham os dois. Os Asilos de Madalena eram lugares reais, que existiram entre o século XVIII e final do século XX, chamados também de “casas de mulheres perdidas”. O filme de Aislinn Clarke conta com o detalhe de ter sido filmado em formato found footage, o que torna tudo ainda mais instigante. 

Devorador de Pecados

The Order, 2003 // Pertencente a uma antiga ordem religiosa, o padre rebelde e desiludido Alex Bernier (Heath Ledger) é enviado a Roma para investigar a misteriosa morte de seu superior. Chegando lá, entretanto, ele descobrirá que há um devorador de pecados — um homem capaz de livrar qualquer pessoa de seus pecados para a ascensão aos céus, o que a Igreja considera uma heresia — a solta. Alex terá que encontrar quem está agindo contra a Igreja. Dirigido e escrito por Brian Helgeland, o padre de Heath Ledger é obstinado e não desiste tão fácil.

*

Se você, leitor macabro, gosta da companhia do sobrenatural, não deixe de conhecer alguns títulos caveirosos que contam com a presença do Mal, como Elementais, de Michael McDowell; O Demônio de Gólgota, de Frank de Felitta; Amityville, de Jay Anson; e O Bebê de Rosemary, de Ira Levin.

LEIA+: 5 MOTIVOS PARA SER POSSUÍDO PELA OBRA DE FRANK DE FELITTA

Qual o seu padre favorito no terror? Conta pra gente no Twitter e Instagram da Macabra.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.