Jenna Ortega: rainha macabra em ascensão

Não podemos negar que 2022 foi o ano dela: Pânico 5, X, Wandinha... Jenna Ortega conquista aplausos e fãs. Saiba mais sobre a carreira da atriz.

Se você é um fã assíduo no terror, um rosto e um nome têm chamado a atenção ao longo deste ano: Jenna Ortega, a atriz escolhida para viver a nova Wandinha na série de Tim Burton, esteve nas maiores produções do gênero em 2022. Alguns podem não se recordar de já terem visto ela por aí, mas a jovem está em atividade desde 2012 — com dez anos de idade!

E não para por aí. A atriz não é somente um dos grandes nomes atuais da indústria, com um ano repleto de trabalhos. Ela, em si, é uma grande fã do gênero. Em entrevista ao site Rotten Tomatoes, a atriz comentou quais são seus cinco filmes do gênero favoritos. Na lista temos Baile de Formatura (1980, dir. Paul Lynch); Sobrenatural (2010, dir. James Wan); Possessão (1981, dir. Andrzej Zulawski); Quando Duas Mulheres Pecam (1966, dir. Ingmar Bergman) e A Bruxa (2015, dir. Robert Eggers). 

O começo de tudo

Jenna Marie Ortega nasceu em setembro de 2002. Seu pai é descendente de mexicanos, e sua mãe tem ancestrais mexicanos e porto-riquenhos. Quarta filha entre seis, Jenna começou a se interessar pela atuação desde que tinha seis anos de idade. Com a ajuda de sua mãe e de alguns agentes, o primeiro papel da atriz foi na série Rob, ainda em 2012, no episódio “The Baby Bug”. No mesmo ano, Jenna viveu a personagem Aimee Moore na nona temporada de CSI: Nova York. Em 2013, Ortega participou de um episódio de número 12062 de Days of Our Lives, com uma personagem chamada Hayley.

Ortega no set de CSY: Nova York, 2012

Apesar de ainda continuar fazendo séries nos anos seguintes, 2013 trouxe os primeiros passos de Ortega no cinema. Seu primeiro papel foi em Homem de Ferro 3, como a filha do Vice Presidente.

Sobrenatural: Capítulo 2, 2013

Em seguida, participou de Sobrenatural: Capítulo 2, com a personagem Annie — e essa seria apenas a primeira empreitada da jovem atriz no terror.

Costumo fazer muito terror, mas até meus filmes de terror acho que são bem diferentes entre si. Eu adoro um desafio. É isso que importa quando estou escolhendo novos projetos.

Os anos seguintes continuaram a trazer sucessos para o currículo de Jenna Ortega. Entre 2014 e 2019, a atriz reuniu cerca de 25 créditos, entre eles como a jovem Jane, em Jane The Virgin (2014-2019), como Ellie Alves na segunda temporada de Você (2019), e fazendo a voz da Princesa Isabel na animação Princesa de Avalor (2016-2020).

De estrela mirim para a vida adulta

Foi a partir de 2020, sem dúvida, que o nome de Jenna começou a ter mais e mais destaque. Para a atriz, muito disso se deu ao seu papel em Você, quando ela própria percebeu que estava fazendo a transição de uma atriz mirim para um mundo profissional mais adulto. 

Você, 2019

No auge da quarentena, ainda naquele ano, Jenna participou do projeto Home Movie: The Princess Bride, onde diversos atores renomados participaram de uma refilmagem caseira para levantar fundos para a instituição World Central Kitchen. Além de Jenna, nomes como Chris Pine, Sam Rockwell, Hugh Jackman, Jon Hamm, Taika Waititi, Zoe Saldana, Penélope Cruz e diversos outros nomes participaram da produção.

Também em 2020, Jenna esteve em A Babá: A Rainha da Morte, sequência da comédia de terror A Babá, de 2017, ambos os filmes lançados mundialmente pela Netflix. Jenna interpreta Phoebe e tem papel de destaque na produção.

A Babá: A Rainha da Morte, 2020

No ano seguinte, em 2021, Jenna protagonizou o drama A Vida Depois, com a personagem Vada que, depois de passar por uma tragédia na escola onde estuda, acaba percebendo sua vida alterada para sempre. Um filme denso e emocional, que exigiu um preparo e fortes sentimentos por parte da atriz.

Holofotes em 2022 

E o ano de 2022 começou com grandes produções para Jenna. Em janeiro, foi lançada a tão aguardada quinta sequência de Pânico, 11 anos depois do último filme. Jenna interpreta Tara Carpenter, uma das novas vítimas que está sendo perseguida por Ghostface. Jenna já foi confirmada para o sexto filme da franquia, que deve chegar aos cinemas em março de 2023, repetindo seu papel como Tara e como uma das novas apostas da franquia.

Pânico 5, 2022

Em seguida, Jenna fez uma breve participação em Terror no Estúdio 666. O filme, protagonizado pela banda Foo Fighters, narra as desventuras da banda ao alugar uma casa para a produção de seu décimo álbum, sem saber que a casa é amaldiçoada por um passado aterrorizante. 

Em X – A Marca da Morte, Jenna vive Lorraine, uma jovem produtora de filmes que ainda está encontrando seu lugar na indústria. O filme se tornou um dos lançamentos favoritos do ano, tanto pela crítica especializada quanto pelos fãs do gênero.

X – A Marca da Morte, 2022

LEIA+: TI WEST: HORROR, SANGUE E SUBVERSÃO

Sobre trabalhar com Ti West, Ortega tece somente elogios ao diretor em entrevistas dadas na época do lançamento do filme: “Foi uma das minhas experiências de filmagem favoritas, eu diria. Estávamos filmando na Nova Zelândia, onde nunca estive antes. Deve ser um dos países mais bonitos em que já estive e eu moraria lá se pudesse. Mas então, eu estava muito animada com a oportunidade de trabalhar com Ti West, porque eu sou fã de seus filmes de terror anteriores”.

Eu amo sangue e tripas. Eu amo correr pela minha vida.

E, agora, estamos prontos para receber a nova Wandinha. A série, criada para a Netflix por Tim Burton, conta com oito episódios e apresenta uma personagem já mais adolescente — diferente da icônica personagem apresentada por Christina Ricci nos filmes dos anos 1990, mas com o mesmo humor macabro e a personalidade espinhosa que tanto amamos.

Wandinha, 2022

Em uma conversa entre as duas atrizes, Ortega menciona como já era obcecada pelos Addams e pela própria Ricci quando era mais nova. “Vi os filmes dos anos 1990 pela primeira vez quando tinha oito ou nove anos e adorei. Eu poderia assistir repetidamente. São filmes perfeitos, honestamente. Obviamente, você é o destaque.” Jenna relembra também que, por causa de seu humor, foi bastante comparada à personagem, o que fez com que ficasse ainda mais obcecada pelo trabalho de Ricci, assistindo até a seus filmes menos conhecidos, como Buffalo 66.

Jenna Ortega e Christina Ricci na premiere de Wandinha, 2022

LEIA+: COMO A FAMÍLIA ADDAMS INVERTE OS VALORES DA FAMÍLIA IDEAL

Houveram, também, algumas dificuldades para Ortega e o restante da equipe. Grande parte das cenas foram gravadas na Romênia, com gravações por sete ou oito meses, bem no momento em que a guerra na Ucrânia estava acontecendo. Para Jenna, entretanto, isso também serviu como experiência para seu trabalho: “As caldeiras de dois dos meus apartamentos estavam quebradas, então eu sempre tomava banho frio. Estava tudo fechado porque você não podia fazer nada. Parece que sobrevivemos a algo. Eu uso isso como um distintivo de honra agora. Não vou conseguir comparar isso com nada.”

E ainda podemos esperar muitas coisas de Ortega. Sobre Pânico 6, a atriz afirmou ao site ET Online que o novo filme está super pesado e cheio de ação. Entre seus próximos projetos, além da nova sequência da franquia Pânico, estão anunciados os filmes Miller’s Girl, dirigido por Jade Halley Bartlett e com Martin Freeman no elenco, e Finestkind, dirigido por Brian Helgeland, com Tommy Lee Jones e Ismael Cruz Cordova no elenco.

*

Torcemos para que Jenna Ortega siga em um caminho de sucesso, e que entre suas escolhas de papéis ainda estejam muitos filmes de terror. Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.