Macabra e Darkside lançam A Dama e a Criatura

Uma verdadeira criadora de monstros como Mary Shelley, Milicent Patrick foi esquecida na história do cinema. Os esforços de Mallory O'Meara para recuperar sua história estão reunidos em A Dama e a Criatura.

Elas sabem criar monstros como ninguém. Mary Shelley e Milicent Patrick possuem esse dom em comum. Artistas e criadoras capazes de dar vida à escuridão. Foi da mãos delicadas e da mente genial de Milicent Patrick que O Monstro da Lagoa Negra ganhou vida e tomou as telas de todo o mundo.

Em 1954, a Universal Studios se preparava para o lançamento mundial de sua produção de terror mais recente. Com O Monstro da Lagoa Negra, Milicent Patrick entraria para a história por dar rosto ao pesadelo. Nenhuma mulher havia sido responsável pelo design de um monstro para um longa-metragem até então.

A atenção inicial em seu nome incomodou muitas pessoas que se esforçaram para tirar os holofotes da brilhante artista. Naquela época, os créditos cinematográficos não eram tão abrangentes como os de hoje, e o nome de Milicent Patrick não apareceu em nenhum lugar do filme. Enquanto a Criatura se tornava uma das criações cinematográficas mais icônicas de todos os tempos, o nome de Milicent Patrick afundava nas águas turvas do esquecimento.

Até agora.

LEIA+: CONFIRA A PRÉ-VENDA DE A DAMA E A CRIATURA

Em A Dama e a Criatura, a roteirista e produtora Mallory O’Meara une os fragmentos da história de Milicent Patrick para colocar a artista em seu lugar de direito: o de pioneira na indústria cinematográfica de horror.

A vida de Milicent foi moldada, em parte, por monstros da vida real e os obstáculos postos em seu caminho por uma cultura patriarcal, mas sua criação sobreviveu a gerações — a Criatura ainda é um dos mais bem-projetados e reconhecidos monstros cinematográficos da história do cinema, e foi homenageada por artistas como Guillermo del Toro no filme ganhador de quatro Oscar®, A Forma da Água.

Repleto de detalhes fascinantes, humor bastante afiado e pesquisa incomparável, A Dama e a Criatura entrelaça a vida de Milicent Patrick com a da própria autora, duas mulheres separadas por décadas, mas unidas pelas tragédias e triunfos de trabalhar em Hollywood, para expor as pequenas e lentas mudanças que se sucederam em quase 70 anos.

Um documento histórico poderoso que não só repara uma injustiça de décadas, como também ajuda a fortalecer o caminho trilhado por muitas mulheres na indústria cinematográfica, A Dama e a Criatura chega pela DarkSide Books em parceria com a Macabra Filmes em uma edição monstruosa, que qualquer Criatura iria querer abraçar no fundo do mar.

“Quantas coisas não descobriríamos se a covardia e o descuido não contivessem nossos questionamentos?” — Mary Shelley em Frankenstein.

“Milicent Patrick: uma artista de grande talento atacada por egos e inveja que a cercavam. A Criatura é o traje de monstro nº 1 na história do cinema.” — Guillermo del Toro, diretor de A Forma da Água.

“Uma homenagem justa para a mulher genial por trás da Criatura, e uma análise minuciosa sobre a hostilidade do mundo do cinema de horror com as mulheres.”  — Momentum Saga.

“Um passeio à Hollywood antiga, com foco em questões de criação, silenciamento e machismo. Uma leitura essencial para os fãs de horror.”  — Gabriela Larocca, roteirista, historiadora e host do RDM Cast.

“Este livro é mais que um simples tributo a uma pioneira esquecida. Envolvente e direta, é a história pessoal da autora e de sua musa.”  — Library Journal.

“Nunca há um momento de tédio neste belo e sincero tributo a uma designer de efeitos especiais e animadora pioneira. Um apelo apaixonado por mudanças na indústria que a esqueceu.”  — Booklist.

MALLORY O’MEARA é produtora e roteirista da Dark Dunes Productions, apresentadora do podcast Reading Glasses, ao lado da atriz e diretora Brea Grant, e escritora. Seu primeiro livro, A Dama e a Criatura, biografia da artista Milicent Patrick, se tornou um Best Seller do Los Angeles Times, ganhou o Prêmio sciba 2019 de Biografia, o Prêmio Rondo 2019 de Livro do Ano e foi indicado ao Prêmio Hugo e Locus. Ao recuperar a história perdida de Milicent Patrick, Mallory O’Meara mergulhou nos arquivos de Hollywood e contribuiu de maneira significativa para o reconhecimento de uma artista ímpar do século XX. Saiba mais em malloryomeara.com.

A Dama e a Criatura, de Mallory O’Meara, está disponível em pré-venda na loja oficial da DarkSide Books.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.