Macabratone: Entenda o uso das cores nos filmes de terror

As cores podem contar muitas histórias, dependendo de como forem empregadas em cena. Conheça as atmosferas macabras criadas por diferentes tons.

Sabe aquele filme que te dá arrepios, mesmo quando a história não é tão obviamente assustadora? Recursos visuais como design de produção e fotografia são os culpados por esta sensação de pavor. Um dos truques amplamente utilizados nos filmes de terror (e em outros gêneros) é o emprego de cores específicas, que manipulam o espectador para o sentimento que ele deve despertar em certas cenas.

Hereditário: uso do laranja nos filmes de terror

LEIA +: DICK SMITH, O PODEROSO CHEFÃO DA MAQUIAGEM

Choque, desolação, estranheza e apreensão são apenas algumas das sensações que as cores podem provocar. Para os filmes de terror esta “manipulação do bem” (ou do mal, depende da sua interpretação) é crucial, uma vez que, assim como a comédia, este gênero causa reações extremas no público: se te assustou o filme é bom, se não causou medo você provavelmente vai achar péssimo. Não há meio termo.

Por causa desta subjetividade, diretores e produtores de terror devem jogar com todas as armas que têm à disposição para não apenas assustar, mas envolver o máximo de pessoas possível. Entender de psicologia das cores é crucial para atiçar os medos e sensações mais profundos e naturais do ser humano.

Canibais: uso do vermelho nos filmes de terror

História das cores nos filmes

As cores fazem parte do cinema desde a década de 1900. Mesmo na época das produções em preto e branco, algumas técnicas rudimentares permitiam a coloração, envolvendo até películas pintadas com aquarela. Foi só pela década de 1930 que a tecnologia do Technicolor permitiu que as produções ganhassem cor de forma mais fácil e em ampla escala.

Desde o psicodélico O Mágico de Oz, de 1939, as cores já eram bem valorizadas e davam o seu recado: o fascínio pelos sapatinhos vermelhos, o alerta da estrada de tijolos amarelos e o misticismo em torno da Cidade das Esmeraldas. Isso sem contar o jogo entre o mundo real em sépia e o colorido universo de Oz, dando ainda mais magia à aventura de Dorothy.

Desde então, diferentes técnicas de coloração são aplicadas na produção de filmes. Boa parte já é concebida no design de produção e valorizada pelo diretor de fotografia. Efeitos mais dramáticos podem ser enaltecidos por meio da pós-produção, através do realce de tons específicos. 

Caligari: uso do preto e branco nos filmes de terror

Algumas das técnicas utilizadas para esta manipulação de cores são:

Correção de cor: é o processo de alterar as cores de uma imagem de forma geral. Normalmente é feito ao balancear os níveis de preto e de branco para se alcançar uma temperatura consistente de cor ao longo de todo o filme.

Gradação de cor: neste processo a cor é digitalmente alterada ou realçada em uma imagem ou vídeo. O objetivo é atingir o impacto emocional ao qual o filme se propõe.

Filtros de lentes coloridas: são utilizados tanto para corrigir deficiências de cor ou para adicioná-las com o objetivo de atingir determinado efeito. Diferentemente da gradação de cor, os filtros coloridos não adicionam ruído a uma imagem ou vídeo.

Poltergeist: uso do azul nos filmes de terror

Para muitas produções, o uso da cor deixa de ser um recurso técnico e passa a compor um personagem inteiro, contando uma história por conta própria. Um exemplo bem famoso e fácil de entender é o da trilogia Matrix: tons esverdeados são restritos aos acontecimentos dentro da Matrix, enquanto o azul predomina no mundo “real”.

Os significados e as emoções das cores

Suspiria: uso das cores nos filmes de terror

Tais conotações coloridas não foram criadas e muito menos são exclusividade do cinema. Muitas delas têm associação vinda da própria natureza (o calmo céu azul, o assustador sangue vermelho, os perigosos animais amarelos) e outras criadas por convenções sociais.

Antes de mergulharmos no uso de cores nos filmes de terror, vamos relembrar as principais associações a cada cor:

Vermelho: raiva, paixão, ira, desejo, empolgação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência.

Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibrante, expansivo, extravagante.

Amarelo: desonestidade, covardia, traição, inveja, cobiça, trapaça, doença, perigo, sabedoria, conhecimento, relaxamento, felicidade, alegria, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, luz solar, verão.

Parasita: uso do amarelo nos filmes de terror
O amarelo em Parasita empresta a aura de doença, perigo, cobiça e desonestidade.

Azul: fé, espiritualidade, satisfação, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, conservação, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão.

Cor-de-rosa: amor, inocência, saudável, feliz, contente, romântico, encantador, brincadeira, suave, delicado, feminino.

Roxo: erótico, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, mistério, transformação, sabedoria, elucidação, crueldade, arrogância, lamento, poder, sensibilidade, intimidade.

Cam: uso de roxo e rosa nos filmes de terror
A combinação de roxo e rosa em Cam carrega as cenas de erotismo e sedução.

Preto: negativo, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, descontentamento, profundidade, estilo, mal, tristeza, remorso, raiva.

Branco: positivo, amor, reverência, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bem, estéril, casamento, morte, frio, clínico.

Verde: cura, calmante, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, natureza imutável, meio-ambiente, saudável, sorte, renovação, juventude, vigor, primavera, generosidade, fertilidade, inveja, ciúmes, inexperiência.

Beetlejuice: uso do verde nos filmes de terror
A tenacidade de Beetlejuice expressa pelos tons de verde em muitas cenas.

Marrom: materialismo, sensação, terra, casa, espaços abertos, confiabilidade, conforto, persistência, estabilidade, simplicidade.

Prateado: riquezas, glamour, distinto, terrestre, natural, lustroso, elegante, tecnológico.

Dourado: precioso, riqueza, extravagância, calor, tesouros, prosperidade, grandeza.

Isso vale para cinema, publicidade, decoração de ambientes, definição de marcas e outras áreas. Sabendo destes significados dá pra entender um pouco melhor os nossos sentimentos em relação a filmes, lugares e várias outras situações.

Conheça o Macabratone e o uso das cores nos filmes de terror

MACABRATONE Vermelho Cereja

Se você acompanha o nosso Instagram (se ainda não, aproveita o link https://www.instagram.com/macabratv) já deve ter visto alguns dos tons que formam o Macabratone, o pantone macabro dos filmes de terror. Conheça um pouco mais sobre estes tons assustadores e exemplos de filmes em que eles são empregados:

Sangue fresco

MACABRATONE: Sangue Fresco
Associado rapidamente à violência, o tom vermelho facilita a identificação do público com o perigo e, consequentemente, com o terror. O vermelho tem o poder de deixar plateias tensas, esperando que o pior aconteça. Associada instintivamente ao sangue, esta cor se tornou uma convenção clássica para filmes de terror, principalmente aqueles guiados pela violência. Exemplos: Twin Peaks, Carrie, a Estranha, Suspiria, Nós, O Iluminado, It: A Coisa.

Black Phillip

MACABRATONE: Black Phillip
Filmes de terror em preto e branco eram a única opção nos primórdios do cinema, mas hoje esta escolha já dá uma mensagem sobre o que o filme quer transmitir. A filmagem em preto e branco permite explorar diferentes texturas e principalmente o balanço de luz e sombra, deixando tudo com um ar um pouco mais fúnebre. Fortes referências do cinema preto e branco vêm da época do Expressionismo Alemão, que pesava nos contrastes, e no Cinema Noir, com seus plots de investigação que envolviam ambientes sombrios. Filmes de terror em preto e branco ou cores pouco saturadas evocam introspecção e dão um ar naturalmente pesado à história. Exemplos: O Gabinete do Dr. Caligari, Psicose, Frankenstein, O Farol, A Bruxa.

White Folk Horror

MACABRATONE: White Folk Horror
Se o preto representa algo negativo, o branco necessariamente indica algo bom, certo? Não nos filmes de terror. O uso do branco tem algumas finalidades aqui: alertar para perigos escondidos, como um lobo na pele de uma ovelha. Ele é frequentemente utilizado para a vestimenta de cultos, contraste da luz do sol, neve em ambientes traiçoeiros e ambientes hospitalares, por exemplo. O branco também é uma ótima solução para aumentar o contraste com o sangue, dando a ideia de que algo puro foi maculado pela violência. Exemplos: Midsommar: O Mal não espera a noite, Dexter, Piquenique na Montanha Misteriosa, O Homem de Palha, Colheita Maldita, Laranja Mecânica.

Verde Exorcista

MACABRATONE: Verde Exorcista
Apesar de possuir várias conotações positivas, o verde nos filmes de terror indica ameaça, normalmente envolvendo forças sobrenaturais ou seres alienígenas. Até a Disney já usa a associação da cor verde para os momentos em que seus vilões planejam algo tenebroso, como em O Rei Leão, A Bela Adormecida e A Princesa e o Sapo. O verde também pode estar associado à inveja e a venenos. Exemplos: O Bebê de Rosemary, O Exorcista, Alien: O Oitavo Passageiro, Beetlejuice.

LEIA +: 15 CURIOSIDADES MACABRAS SOBRE TWIN PEAKS

Azul Poltergeist

MACABRATONE: Azul Poltergeist
O azul é uma cor que evoca uma atmosfera obscura, fria e desolada. Costuma ser usado tanto para cenas diurnas como para as noturnas, representando uma suposta luz bruxuleante do luar. A cor ainda representa melancolia e pode estar associada ao mundo espiritual, como assombrações, por exemplo. Exemplos: O Chamado, Atividade Paranormal, Jogos Mortais, A Hora do Pesadelo, Nós, O Enigma de Outro Mundo, Poltergeist.

Terra Bacurau

MACABRATONE: Terra Bacurau
O tom laranja dos filmes de terror pode indicar tanto uma conotação ao sol, fogo e calor (que transforma tudo em cinzas), como um alerta aos personagens que entram em mundos e situações além de sua compreensão. Em tons mais amarelados, ajuda na desolação dos ambientes áridos e desertos, onde nenhum tipo de ajuda deve chegar tão cedo. Em alguns casos, os tons quentes servem de contraste aos mais frios, indicando que o pior já passou ao final de um filme. Exemplos: O Iluminado, Bacurau, Hereditário, O Labirinto do Fauno, A Freira.

Dark Mojica

MACABRATONE: Dark Mojica
Homenagem da Macabra ao cineasta brasileiro José Mojica Marins, conhecido como Zé do Caixão. O roteirista, produtor, ator e diretor de cinema foi pioneiro do gênero de terror no Brasil e criou uma marca própria em suas produções de filme B.

LEIA +: OS 13 FILMES MAIS IMPORTANTES DE MOJICA, O ZÉ DO CAIXÃO

Curtiu o post sobre a relação das cores com o cinema de horror? Compartilhe a matéria nas suas redes sociais e não esqueça de conferir o Macabratone completo no Instagram da @MacabraTV.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Renunciei à vida mundana para me dedicar às artes da trevas. No meu cálice nunca falta vinho ungido e protejo minha casa com gatos que afastam os espíritos traiçoeiros. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.