Há algo assombroso na medicina, onde colocamos nossas vidas nas mãos de outra pessoa. Doenças e mazelas que compartilham os mesmos sintomas que outras tantas, bactérias e vírus impossíveis de serem vistos a olho nu, horrores que são invisíveis mas podem dizimar uma população inteira — se não fosse o árduo trabalho desses médicos.
LEIA+: 5 CURAS MACABRAS QUE FIZERAM HISTÓRIA NA MEDICINA
Mas o universo da medicina também possui histórias estranhas, conhecimentos adquiridos a duras penas durante séculos de tentativa e erros. Há, também, médicos com éticas questionáveis, histórias assombrosas de experiências que deram errado, e muita negligência em diversas etapas. Como vimos ao longo da coleção Medicina Macabra, muita coisa pode dar errado em um tratamento — sem querer aterrorizar ninguém, claro; a medicina é um dos nossos maiores bens como sociedade!
Se você é um fã de narrativas médicas ou se entrou nesse universo agora com o recente sucesso de The Pitt e está procurando outras histórias com essa temática — talvez alguma coisa ainda mais dark? —, confira essas oito dicas da Macabra!
Plantão Médico
E.R., 1994–2009 // É curioso pensar que o mesmo cara que nos deu Jurassic Park e Westworld, dentre outros tantos livros e filmes incríveis, também criou uma das séries médicas de maior sucesso até hoje — não, não estamos falando de Grey’s Anatomy; e sim do clássico Plantão Médico, seu predecessor. Série dramática de meados dos anos 1990, que avançou até o final dos anos 2000, Plantão Médico acompanhava o dia a dia dos médicos do Hospital Geral de Chicago, dos casos mais tensos e comoventes até os mais cômicos e tranquilos, e foi um fenômeno — com crossover até com Friends! A série foi protagonizada por George Clooney e Noah Wyle.
Dr. Death
Dr. Death, 2021–2023 // Baseada no podcast de mesmo nome e criada por Patrick Macmanus, Dr. Death é uma série de duas temporadas de true crime, dramatizando, em cada uma delas, a história de um médico que conduziu seu ofício de forma criminosa e sem ética médica alguma. Na primeira temporada, acompanhamos a história de Christopher Duntsch (Joshua Jackson), neurocirurgião que foi condenado depois de mutilar seus pacientes, matando dois deles; já a segunda acompanha a história de Paolo Macchiarini (Edgar Ramírez), cirurgião suíço condenado depois de realizar experimentos com seus pacientes.
Kingdom Hospital
Kingdom Hospital, 2004 // Adaptada da série dinamarquesa The Kingdom, de Lars von Trier, a versão norte-americana foi desenvolvida por Stephen King e narra os acontecimentos bizarros de um hospital no Maine. Construído sobre uma antiga fábrica de uniformes militares durante a Guerra Civil Americana, o primeiro hospital, conhecido como Velho Kingdom, foi queimado; o “Novo” Kingdom, agora, é um local com uma natureza perturbadora — refletida, muitas vezes, nos próprios funcionários.
Estação Temple
Temple, 2019–2021 // Criada por Mark O’Rowe, baseada na série norueguesa Valkyrien, a série acompanha o respeitado médico-cirurgião Daniel Milton (Mark Strong) em sua busca para salvar sua esposa, que tem uma doença terminal, em uma clínica ilegal criada por ele, localizada nos túneis de serviço da estação Temple. Ali, ele cuida de criminosos e outras pessoas que não procurariam auxílio médico por meios convencionais.
Nip/Tuck
Nip/Tuck, 2003–2010 // Antes de se aventurar pelo universo macabro de American Horror Story, Ryan Murphy também criou a série Nip/Tuck — conhecida por alguns no Brasil como Estética. A série acompanha a vida profissional e pessoal dos dois cirurgiões plásticos Sean McNamara (Dylan Walsh) e Christian Troy (Julian McMahon), sócios na clínica McNamara/Troy. Se você acha o universo da cirurgia plástica fascinante (bem como as descrições explícitas desses procedimentos) e adora a narrativa de Murphy, essa é sua série!
LEIA+: 10 HISTÓRIAS REAIS QUE INSPIRARAM AMERICAN HORROR STORY
The Knick
The Knick, 2014–2015 // Criada por Jack Amiel e Michael Begler e dirigida por Steven Soderbergh, The Knick acompanha o dr. John W. Thackery (Clive Owen) e o hospital ficcional Knickerbocker Hospital, localizado em Nova York no início do século XX. Além de ter que tentar lidar e implementar a modernização do hospital, todos os dias vivenciando situações de vício em drogas, falta de fundos, medicina ultrapassada e tensões raciais.
Bodies
Bodies, 2004–2006 // Criada por Jed Mercurio, ele mesmo antigo médico por profissão, Bodies foi uma série de TV britânica que acompanha um registrador especialista — médicos que estão a caminho de se tornarem especialistas, mas estão sob orientação de outro médico mais velho, como em residência —, dr. Rob Lake (Max Beesley), que inicia seu treinamento na ginecologia e obstetrícia, mas logo percebe a prática negligente do médico veterano Roger Hurley (Patrick Baladi). A série ganhou fama graças aos seus procedimentos detalhados e explícitos em tela, fugindo do estereótipo de outras séries médicas britânicas.
Garth Marenghi’s Darkplace
Garth Marenghi’s Darkplace, 2004 // Se você gosta de séries médicas, mas também curte o humor britânico nonsense, vai se divertir muito com Garth Marenghi’s Darkplace, criada por Richard Ayoade e Matthew Holness. Na série, acompanhamos o making off da série Darkplace, sobre um hospital com acontecimentos pra lá de bizarros, que foi exibida apenas no Peru e se tornou uma mídia perdida. Quando redescoberta, Garth Marenghi (Holness), autor e protagonista da obra, se junta ao seu editor, Dean Learner (Ayoade), para narrar a realização desse programa. Se não ficou claro, Darkplace nunca existiu. A série é uma galhofa, com efeitos ruins e um humor estranhíssimo, mas super divertida (e que muitos afirmam ser uma paródia baseada em Kingdom Hospital, lançada no mesmo ano).
*
E você, qual a sua série de TV médica favorita? Comente com a gente no Instagram e em suas redes sociais.