Neptune Memorial Reef: um tributo subaquático aos mortos

Localizado na Flórida, o memorial faz uma homenagem aos mortos e fornece um verdadeiro show de belezas macabras debaixo da água.

A morte, o ato de morrer e o que fazer com o corpo depois disso é uma discussão que vem ganhando cada vez mais adeptos. Atualmente, vozes corajosas estão dispostas a encabeçar essas discussões, como a agente funerária Caitlin Doughty — com seus livros Confissões do Crematório e Para Toda a Eternidade, além do canal Ask a Mortician no YouTube —, e projetos como os de Katrina Spade trazem novas percepções para um cenário assustador: a quantidade de espaço que cemitérios ocupam, a falta de espaço nas grandes metrópoles e quanto da família envolver no processo todo.

Queremos dar conforto e prestar homenagens aos nossos entes queridos e amigos que se foram. Às vezes, uma lápide e algumas flores podem não ser a forma mais agradável que encontramos para isso. Às vezes, queremos algo mais.

Em Miami, na Flórida, desde 2007 existe um cemitério subaquático em que uma empresa de cremação coloca os restos mortais de seus clientes e os “guardam” junto aos corais. O projeto é do artista Kim Brandell, e se chamava originalmente “Atlantis Memorial Reef”. O espaço foi planejado para ser semelhante ao que seria Atlantis, a cidade perdida, mas nas águas da Flórida.

Neptune Memorial Reef

As cinzas e os restos cremados são colocados em memoriais de concreto e levados até a necrópole. A maior parte da arquitetura do local é de concreto, com detalhes em bronze e aço. Foi criado intencionalmente dessa forma para permitir que a vida marinha do local se adapte a ele, com peixes e corais. 

Bert Kilbride, que já esteve no Guiness Book como o mais antigo mergulhador vivo, está enterrado em local de honra no Neptune Memorial Reef.

No site do Neptune Memorial Reef podemos conferir mais informações sobre a localização do lugar e também sobre o processo para ser “exposto” no memorial — um contrato é feito com a família, e uma mistura das cinzas da cremação é feita com concreto para ser colocada no local escolhido junto a uma placa.

Neptune Memorial Reef

O recife-memorial fica a cinco quilômetros da costa de Key Bisayne e é aberto para visitas, seja para visitar entes queridos que estejam no local ou para explorar a vida marinha e as belíssimas e macabras esculturas.

Neptune Memorial Reef

Neptune Memorial Reef

Neptune Memorial Reef
Gostou de conhecer o Neptune Memorial Reef? Comente suas impressões com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.