O lado macabro da Lua: filmes de terror e o ciclo lunar

Como o ciclo lunar afeta a vida das pessoas? Confira uma lista cheia de recomendações de filmes aterrorizantes que combinam com as fases da lua.

Poderosa, capaz de alterar a movimentação das marés e até mesmo, diziam alguns filósofos, o humor dos seres humanos, além de outras várias funções corporais. Geralmente associada ao misticismo e aos poderes sobrenaturais, a Lua é um corpo celeste que provoca admiração, interesse e, também, medo.

Todos querem saber o que há no lado escuro da Lua, e durante anos ela foi objeto de disputa na corrida espacial entre a União Soviética e os Estados Unidos.

A Lua varia entre diversas fases durante seu ciclo. Pensando em todas essas fases da Lua e de como elas são vistas pela astrologia, a Macabra pensou: quais filmes de terror se encaixariam nesses conceitos? O resultado é uma lista de filmes divertida, que você pode assistir ao longo do ciclo lunar. 

Lua Nova: Recomeço

Na astrologia, a Lua Nova representa um recomeço. É a fase da Lua que vem logo depois da minguante, quando a Lua inicia um novo ciclo. Então, quando pensamos na Lua Nova, pensamos em como podemos nos reconstruir, recomeçar nossas vidas. E nada melhor para recomeçar do que uma bela mudança de ares, uma viagem, uma casa nova.

A Entidade

Nos filmes de terror, entretanto, recomeçar nem sempre é fácil. É quando famílias buscam recomeços que elas acabam em alguma casa mal assombrada, por exemplo. Em A Entidade (2012, dir. Scott Derrickson), o escritor de livros de true crime Ellison Oswalt (Ethan Hawke) se muda com sua família para uma casa onde um crime terrível aconteceu. Essa é uma trama já bastante conhecida nos filmes de terror. Em Terror em Amityville (1979, dir. Stuart Rosenberg) e Invocação do Mal (2013, dir. James Wan) temos inícios semelhantes: uma família boa e feliz se muda para uma casa aterrorizada por um passado sombrio. 

Da mesma forma, às vezes o recomeço está em algumas famílias que se mudam e tentam reforçar seus laços afetivos. Em Becky (2020, dir. Jonathan Milott e Cary Murnion), após a morte de sua mãe, Becky (Lulu Wilson) é levada por seu pai para passar uns dias em sua casa fora da cidade, mas não contava com o final de semana agitado.

O Que Ficou Para Trás

Fugir de um passado violento é outro motivo para recomeçar, como no filme O Que Ficou Para Trás (2020, dir. Remi Weekes), em que um casal de refugiados tentam uma nova vida na Inglaterra, mas acabam descobrindo que fugir do passado não é tão fácil assim.

Cemitério Maldito

Por outro lado, algumas famílias só querem um novo começo, sem nenhuma casa assombrada, trauma ou passado assustador, como em Cemitério Maldito (1989, dir. Mary Lambert), adaptado do livro de mesmo nome de Stephen King. Nesse caso, o perigo mora no futuro e no próprio quintal da família Creed, completamente desavisada dos perigos dos recomeços.

Então, sempre que for recomeçar sua vida, faça uma extensa pesquisa antes.

Lua Crescente: Projeções e Desejos

Já a Lua Crescente, de acordo com a astrologia, é um momento de projetos e focar na realização de seus desejos — a partir de suas intenções do seu novo ciclo, iniciado na Lua Nova, o que você ansiou quando decidiu recomeçar? 

Se a palavra-chave da Lua Crescente é o desejo, sabemos bem aonde isso vai dar. No terror, esses pedidos nem sempre são realizados com facilidade. Na verdade, devemos ter muito cuidado com o que desejamos, como vimos na lista de filmes sobre o pacto com o Diabo. Uma das histórias mais famosas na literatura de terror é o conto “A Pata do Macaco”, de W. W. Jacobs. Na história, uma família ganha uma pata mumificada e enfeitiçada de um macaco. O objeto, é dito a eles, é capaz de realizar desejos. Porém, todos os pedidos que a família faz, acabam sendo realizados ou ao pé da letra ou de formas tortuosas.

A Ilha da Fantasia

“A Pata do Macaco” é um clássico e inspirou centenas de outras histórias de terror por aí, e fez o gênero abrir um leque de possibilidades quando se trata desse tema. Um dos filmes mais recentes sobre isso é A Ilha da Fantasia (2020, dir. Jeff Wadlow). Um homem misterioso, dono de um hotel luxuoso em uma ilha deserta, convida um grupo de pessoas para irem até lá e realizarem suas fantasias mais escondidas, seus desejos mais profundos. Como já mencionamos, nem sempre é uma boa ideia. Logo tudo se transforma em caos e desespero, conforme essas vontades são realizadas. O filme é baseado em uma série de mesmo nome dos anos 1970.

7 Desejos

7 Desejos (2017, dir. John R. Leonetti) é outro filme que trata dos perigos de se almejar coisas por aí. Uma adolescente descobre uma caixa que é capaz de realizar desejos, mas o preço a se pagar é alto demais. Então, mesmo que o que ela peça seja inofensivo, algo terrível pode acontecer. É como uma loteria do azar: você se arrepende se ganhar, ou perder.

O Mestre dos Desejos

Já em O Mestre dos Desejos (1997, dir. Robert Kurtzman) nós temos um djinn, uma figura característica da religião muçulmana, capaz de realizar desejos. Mas, assim como nas outras histórias mencionadas, esses pedidos são realizados de formas complicadas e nem sempre o que você pede é o que você recebe. No filme, a intenção desse djinn é liberar demônios na terra, e ele completará seus planos obrigando uma jovem, que o acordou de seu recanto onde estava aprisionado, a fazer três pedidos.

Com estes exemplos podemos dizer que, além de se ter cuidado com o que você deseja, é necessário também tomar cuidado para quem você deseja.

Lua Cheia: Opostos e Desequilíbrios

Muitos mitos sobre a Lua Cheia, misteriosa e poderosa, se construíram com o tempo. De acordo com a astrologia, é uma Lua de opostos — um momento em que Lua e Sol ocupam signos zodiacais opostos. 

De cara, quando pensamos em Lua Cheia, pensamos em lobisomens. Mas, o que são os lobisomens, se não uma condição oposta ao homem? O lobisomem é, principalmente, uma criatura selvagem que surge de dentro do corpo de uma pessoa — seja através de uma maldição, seja por meio do nascimento, a lenda do lobisomem se resume a selvageria e barbárie contra civilidade e humanidade. Em seu livro Dança Macabra, Stephen King aponta os lobisomens como uma das figuras principais entre as criaturas do terror, e encaixa no arquétipo do lobisomem dois personagens que conhecemos muito bem: Dr. Jekyll e Mr. Hyde. Para King, e para outros pesquisadores, é essa dualidade o principal mote para a lenda. 

Um Lobisomem Americano em Londres

E é em noites de Lua Cheia que os lobisomens e os loucos, graças a uma antiga ideia de que a Lua poderia influenciar a mente das pessoas, estão prontos para sair por aí. Em Um Lobisomem Americano em Londres (1981, dir. John Landis) os amigos David Kessler (David Naughton) e Jack Goodman (Griffin Dunne) viajam por uma charneca inglesa quando, de repente, são atacados por alguma coisa. Jack morre na hora, mas David é levado a um hospital, onde descobre que está amaldiçoado e deverá se tornar lobisomem na próxima Lua cheia. Apesar de ter vagas lembranças de quem é quando transformado, lobisomens raramente conseguem se controlar. Loucura, selvageria, violência, opostas ao controle e a sanidade que, geralmente, esperamos que os humanos portem.

O Médico e O Monstro

Em O Médico e O Monstro (1931, dir. Rouben Mamoulian), adaptação do livro de mesmo nome de Robert Louis Stevenson, temos um jovem cientista que descobre uma fórmula capaz de separar tudo que é ruim de si mesmo em uma nova figura, dando lugar a Dr. Jekyll, um homem sensato, da ciência, contra Mr. Hyde, uma criatura vil e mortal, sem ética e remorsos. A dualidade e os opostos de ambos os personagens são claros e muito bem delineados ao longo da história.

O conselho que tiramos, então, é não andar por charnecas inglesas durante noites de Lua cheia — e é melhor mantermos tudo de ruim que possuímos dentro de nós mesmos, sem tônicos para expurgar esses sentimentos.

Lua Minguante: Recolhimento e reflexão

Agora que o ciclo lunar está chegando ao final, é hora de se recolher e refletir sobre a fase que passou, e o que se espera para a próxima fase, seu próximo ciclo, seu próximo recomeço. A Lua Minguante exige planejamento, olhar para trás e compreender o que virá a seguir.

Halloween

Uma personagem que se recolheu e refletiu, por longos anos, até finalmente ser encontrada por seu destino foi Laurie Strode (Jamie Lee Curtis), protagonista da franquia Halloween, uma das final girls mais queridas dos filmes de terror. No novo filme da série, Halloween (2018, dir. David Gordon Green), Laurie está reclusa em sua casa, isolada, treinando e se mantendo preparada para o dia que seu nêmesis, aquele que destruiu sua noite de Halloween 40 anos atrás e assassinou todos os seus amigos, Michael Myers, estaria de volta. Laurie Strode esperou e refletiu durante anos, e estava pronta quando a hora chegou.

It – Capítulo 2

Muitos filmes de vingança entram nessa categoria. Em O Homem Invisível (2020, Leigh Whannell), Cecilia (Elisabeth Moss) arma um plano intrincado para pegar seu marido, que fez tão mal a ela; Em It – Capítulo 2 (2019, dir. Andy Muschietti), baseado no livro de Stephen King, o personagem Mike Hanlon (Isaiah Mustafa) permaneceu na cidade de Derry por 27 anos para aguardar o retorno de Pennywise, mesmo que todos os seus amigos, que saíram da cidade, tenham se esquecido de sua existência; Em Drácula de Bram Stoker (1992, dir. Francis Ford Coppola), adaptação do livro de Bram Stoker, Conde Drácula esperou centenas de anos para recuperar seu amor perdido; e entre tantos outros exemplos de personagens que esperaram, esperaram, e esperaram.

O Homem Invisível

Então, se você está planejando uma vingança grande e cheia de possibilidades, aconselhamos que você espere até a Lua Minguante. E boa sorte.

*

A Lua afeta de diferentes formas a vida das pessoas. Para quem crê, cada fase é responsável por um aspecto de nosso dia-a-dia, e em cada fase há uma atividade a ser feita, para que tudo dê certo.

Se você é interessado pelo misticismo, não deixe de conferir a coleção Magicae, da DarkSide Books. O livro Grimório das Bruxas, de Ronald Hutton, que desmistifica a história da bruxaria e faz parte da coleção mais mágica do ano é um lançamento do selo Macabra e já está disponível na Loja Oficial da Caveirinha, nas versões Moon Edition e Witchcraft Edition. Comente o que achou com a gente no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.