Rainha dos vampiros e das criaturas sobrenaturais de New Orleans, Anne Rice foi uma prolífica autora, conquistando fãs à medida que os anos se passavam. Lançou seu primeiro livro em meados dos anos 1970, e, a partir de então, só conquistou mais notoriedade. Sua grande obra, que lhe conferiu popularidade entre jovens do mundo inteiro e por qual ficou eternamente conhecida, foi Entrevista com o Vampiro.
Mas, além do filme de 1994 que adapta este primeiro livro, outras adaptações para a TV e o cinema também trouxeram o vasto e rico universo de Anne Rice para as telas. A Macabra lista todas as adaptações da autora.
Entrevista com o Vampiro
Interview with the Vampire: The Vampire Chronicles, 1994 // Em uma noite qualquer na São Francisco de 1970, um homem aparece ao jornalista Malloy (Christian Slater) para contar sua história. Seu nome é Louis, e ele afirma ser um vampiro. A regressão desta estranha criatura leva Malloy há cerca de cem anos, e a narrativa é recheada de personagens excêntricos. Mas estaria Louis contando a verdade? Toda a verdade?
A publicação do livro Entrevista com o Vampiro se deu em meados da década de 1970, e ao longo dos anos seguintes Anne Rice já se tornou uma pessoa conhecida, principalmente entre os amantes de livros de terror e pela subcultura gótica. Mas foi com a primeira adaptação, de 1994, que a autora alcançou um nível acima no reconhecimento. Dirigido por Neil Jordan — que trabalhara anos antes com Angela Carter em A Companhia dos Lobos —, o filme contou com um elenco de sucesso: Tom Cruise, Brad Pitt, Antonio Banderas e uma jovem Kirsten Dunst nos papéis principais. Por anos, essa foi a visão de Lestat e companhia que os fãs de Rice tiveram. O visual extravagante, as cores carregadas e os cenários ajudaram a moldar, ao lado de Drácula de Bram Stoker de Coppola, uma nova geração de fãs de vampiros e fãs da cultura alternativa ao redor do globo.
LEIA+: BEBA DE MIM E VIVA PARA SEMPRE: CURIOSIDADES DE ENTREVISTA COM O VAMPIRO
A Rainha dos Condenados
Queen of the Damned, 2002 // Lestat esteve anos longe da sociedade e da companhia de outros vampiros ou mesmo de humanos. Certo dia, porém, ele resolve se levantar e mostrar ao mundo quem ele é de verdade. Ao montar uma banda de rock, Lestat está pronto para agir. Seus planos, porém, acabam passando pelo caminho de Akasha, uma vampira antiquíssima e poderosa.
LEIA+: 13 MÚSICOS QUE PARTICIPARAM DE FILMES DE TERROR
As Crônicas Vampirescas de Anne Rice possuem cerca de 15 livros, se não formos contar os livros que narram as vidas das Bruxas Mayfair (e que acabam se unindo, em determinado ponto, com as histórias de Lestat). A Rainha dos Condenados, na verdade, é o terceiro livro das Crônicas, e este filme de 2002, dirigido por Michael Rymer, é uma adaptação desta história. Estrelado por Aaliyah e Stuart Townsend, tecnicamente seria uma continuação de Entrevista com o Vampiro, mas pouco lembra o trabalho de Jordan. Com elementos que remetem muito mais aos filmes de vampiros da virada de século — de Blade a Anjos da Noite, com uma trilha sonora bastante única e um visual bastante reconhecível —, A Rainha dos Condenados não fez tanto sucesso quanto seu antecessor.
As séries
Entrevista Com o Vampiro
Interview with the Vampire, 2022– // Em meados do final de 2010, Anne Rice fez um acordo com a rede AMC para preparar um novo universo compartilhado de suas obras. Em formato de séries, as histórias deveriam abarcar todo o conteúdo de As Crônicas Vampirescas, incluindo as histórias das Bruxas Mayfair. O primeiro lançamento dessa empreitada aconteceu em 2022, com a primeira temporada de uma nova adaptação de Entrevista com o Vampiro.
Protagonizada por Sam Reid, Jacob Anderson, Assad Zaman e Eric Bogosian, as duas primeiras temporadas da série adaptam bastante fielmente o primeiro livro das Crônicas, com algumas mudanças pontuais de um material para outro. Narrando o encontro de Louis e Daniel Malloy para que o vampiro conte ao jornalista sua história de vida, a série Entrevista com o Vampiro se destacou por trazer novos fãs ao universo construído tão belamente por Anne Rice, apostando na abordagem explícita do relacionamento homoafetivo e livre entre os vampiros — apesar de nunca ter tido qualquer dúvida para os fãs da obra de Rice que Lestat, Louis e Armand faziam um tipo de trisal, além, claro, dos outros vampiros envolvidos na história.
A terceira temporada já foi confirmada, e trará o enredo de O Vampiro Lestat, segundo livro das Crônicas, quando Lestat resolve sair de seu confinamento para contar ao mundo sobre quem ele realmente é. É neste momento que ele se une a alguns humanos para montar uma banda, e onde conhecemos a história de como ele conheceu Louis a partir de seu ponto de vista.
LEIA+: O QUE SABEMOS SOBRE AS NOVAS ADAPTAÇÕES DA OBRA DE ANNE RICE
As Bruxas Mayfair de Anne Rice
Mayfair Witches, 2023– // Rowan é uma jovem médica brilhante. Ela sempre soube que foi adotada pela mulher que a criou. Porém, é ignorante para um fato importante de seu passado: ela é herdeira de um poder ancestral. Quando entra em contato com sua verdadeira família, ela passa a descobrir e se envolver com um mundo assustador e mágico, e com uma criatura assustadora que está atrás de seus poderes de bruxa.
Ao mesmo tempo que lançava os livros de As Crônicas Vampirescas, Anne Rice deixava sua mente e criatividade vagarem também a outros lugares, como a bruxaria. O primeiro livro do que viria a se tornar uma série foi A Hora das Bruxas, publicado originalmente em 1990. Logo As Vidas das Bruxas Mayfair estava fazendo sucesso, levando ainda mais elementos sobrenaturais às ruas de New Orleans. Composta por três livros, As Vidas das Bruxas Mayfair acabaram fazendo aparições esporádicas em As Crônicas Vampirescas, se tornando um tipo de série-irmã, que pode ser acompanhada junto da história de Lestat e companhia.
Na TV, a história dessa família de bruxas está sendo contada pela primeira vez na série As Bruxas Mayfair de Anne Rice. Com uma temporada completa, a série foi renovada para a segunda temporada. Diferente de Entrevista com o Vampiro, a história se distancia bastante do material original, mas mantém os elementos principais que tornam essa uma das obras mais queridas da autora. Protagonizada por Alexandra Daddario, Tongayi Chirisa e Jack Huston,
Anne Rice’s the Talamasca
Anne Rice’s the Talamasca // Dentro do universo compartilhado de As Bruxas Mayfair e As Crônicas Vampirescas, há um grupo que pesquisa certas anomalias sobrenaturais — como bruxas e vampiros. Eles são chamados Talamasca. Percorrendo o mundo, eles se munem de informações e acompanham a vida dessas criaturas de longe e sem se envolver diretamente. Ou deveria ser assim, mas parte dos problemas em ambas as séries de livros acontecem com o envolvimento da Talamasca.
Na TV isso não é tão diferente, pelo menos na série das Mayfair. E, para se aprofundar mais nesse grupo, uma série sobre a Talamasca está em desenvolvimento. Não temos ainda muitas informações sobre elenco ou quando ela irá estrear, mas é aguardada para o próximo ano. Talvez Tongayi Chirisa esteja envolvido, já que seu personagem na série das Mayfair é membro da Talamasca.
Outros
Anne Rice, entretanto, teve uma carreira muito prolífica. Além de escrever sobre vampiros e bruxas, a autora teve diversas outras áreas de interesse, principalmente sobre a cultura e história de New Orleans, onde nasceu e onde concentrou grande parte de sua vida. Usando o local como cenário, Rice escreveu o livro The Feast of All Saints, publicado em 1979, e adaptado como filme em 2001. Dirigido por Peter Medak, o enredo acompanha a história de pessoas negras e livros no século XIX em New Orleans, com certos privilégios de pessoas brancas, mas carregando o então estigma de sua pele.
Sob o pseudônimo de Anne Rampling, Rice lançou dois livros: Exit to Eden (1985) e Belinda (1986). O primeiro foi adaptado ao cinema em 1994, mesmo ano de lançamento de Entrevista com o Vampiro. Intitulado O Amor é uma Grande Fantasia e dirigido por Garry Marshall, foi estrelado por Dana Delany e Dan Aykroyd, e é uma comédia policial.
Ainda se tratando de tramas policiais, mas mais sérias dessa vez, Anne Rice, acompanhada de James D. Parriott, escrevem a história do filme para televisão O Espírito do Crime, de 1998. Na história, um padre que trabalha com a polícia de New Orleans enfrenta uma mudança assustadora de rumo quando ele é implicado em um tiroteio contra um suspeito que vem a falecer.
Em determinado ponto de sua vida, Anne Rice abandonou a escrita sobrenatural para se dedicar à religião cristã. Escreveu obras nesse período, principalmente sobre a vida de Jesus. Uma delas, Cristo Senhor: A saída para o Egito, foi adaptada em filme em 2016, intitulado O Jovem Messias e dirigido por Cyrus Nowrasteh. A história reimagina os dias de Jesus quando criança.
*
Na última década de sua vida, Rice retornou ao universo dos vampiros e ainda lançou algumas obras envolvendo Lestat. Estamos todos muito curiosos para saber como as novas adaptações irão conduzir a história de um dos vampiros mais queridos.
E você, quais adaptações de Anne Rice já assistiu? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.