O Ossuário de Sedlec, a macabra Igreja dos Ossos

Em Sedlec, na República Tcheca, existe uma igreja decorada com ossos. O Ossuário de Sedlec é um lugar macabro sempre aberto para receber visitantes.

Lidar com a morte de alguém é um trabalho difícil. No Ocidente, temos uma série de ritos diferentes  que tem por intenção preparar os entes para a despedida. Seja em forma de velórios, cremações, entre outros, esses ritos são uma forma de permitir que aqueles a quem amamos partam em paz.

LEIA+: PROJETO BRASILEIRO PROPÕE QUEBRA DE TABU PARA FALAR SOBRE LUTO E MORTE

Dentre essas possibilidades, os ossuários são formas de se guardar ossos remanescentes de pessoas já falecidas, um tipo de rito funerário que pode vir após a exumação dos corpos que estão em jazigos temporários ou mesmo uma escolha logo após a morte de um ente querido. Essas estruturas geralmente são construídas verticalmente, e contém gavetas que são lacradas com os restos mortais.

Mas, em Sedlec, um subúrbio de Kutná Hora na República Tcheca, um ossuário chama a atenção: nada de concreto e de gaveta, os ossos ficam expostos e compõem a decoração do local.

Com um acervo entre 40 mil a 70 mil peças, o Ossuário de Sedlec é algo inacreditável de se observar, sendo uma das atrações turísticas mais populares do país.

Assim como grande parte dos cemitérios antigos e tradicionais, que sobreviveram algumas centenas de anos, o cemitério que se encontra em Sedlec também começou a se expandir e ficar cheio demais para a quantidade de procura que estava recebendo.

Um detalhe foi importante para essa popularidade toda, fazendo com que muitos quisessem ser enterrados no local: a ideia de solo altamente sagrado que existia ali. Em 1278, o abade do mosteiro que pertencia à Ordem de Cister, uma ordem monástica católica beneditina reformada, chamado Henrique, foi enviado pelo rei até a Palestina. Quando voltou, trouxe um punhado do solo de Gólgota, a colina onde Jesus foi crucificado, e despejou no cemitério da abadia, o que elevou o status popular daquele local.

Durante a Grande Peste do século XIV e após algumas duras guerras, entretanto, a Europa Central se viu cheia de mortos. O cemitério de Sedlec era uma opção para que essas pessoas fossem enterradas, então ele precisaria se expandir para acomodar mais corpos mortos.

Por volta de 1400 uma igreja em estilo gótico foi construída bem no centro do cemitério. O prédio foi construído com um piso superior de forma que, abaixo dele, um ossuário pudesse ser construído para manter os ossos exumados do cemitério. Existe um rumor de que após o ano de 1511, um padre cego se ocupou do cargo de empilhar os ossos na capela. Entre 1703 e 1710 uma parte da capela teve que ser reformada, adicionando um estilo barroco à construção.

Só em 1870 é que esses ossos foram organizados da forma que estão hoje. O trabalho foi realizado por um xilógrafo chamado František Rint. O resultado é impressionante, e entre os diversos monumentos com ossos existem esculturas imponentes construídas com esqueletos, guirlandas de crânios e um enorme candelabro construído com ossos humanos.

Como mencionado, hoje o cemitério e a Igreja se tornaram um forte atrativo turístico da região e várias são as pessoas que desejam conhecer o estranho local decorado com ossos.

Caso você seja uma dessas pessoas, consulte o site do Ossuário de Sedlec para maiores informações. O Ossuário fica somente a uma hora de viagem de trem de Praga e, sem dúvida, é um destino macabro inesquecível.

*

Gostou de conhecer o macabro Ossuário de Sedlec, na República Tcheca? Acesse a tag lugares macabros no blog para ver mais destinos de viagens sinistras e comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.