Nascido em 11 de abril de 1937, Duane Jones se tornou uma lenda do cinema de terror ao protagonizar A Noite dos Mortos-Vivos, clássico dirigido por George A. Romero, que revolucionou o gênero ao dar uma nova roupagem, e uma nova profundidade, aos filmes de zumbis.
LEIA+: ELES ESTÃO VINDO TE PEGAR: SEGREDOS DE A NOITE DOS MORTOS-VIVOS
Antes de protagonizar o filme de Romero, Jones havia sido professor de inglês, e estava sendo diretor de teatro na Universidade Estadual de Nova York em Old Westbury. Graduado pela Universidade de Pittsburgh, Jones também estudou na Sorbonne, em Paris, antes de se formar ator em Nova York. Entre o período em que gravou A Noite dos Mortos-Vivos, Jones estava completando o mestrado em comunicação. Ao longo de sua carreira fora dos palcos, Jones também foi diretor artístico no Centro de Cultura e Artes Richard Allen, em Manhattan.
A Noite dos Mortos-Vivos foi o primeiro filme de Duane Jones, e talvez o de maior sucesso, mas em sua curta carreira o ator nos presenteou com outras aparições macabras. Selecionamos quatro dos filmes de Duane Jones dentro do terror, para os fãs conhecerem um pouco mais sobre esse ator tão querido.
A Noite dos Mortos-Vivos
Night of the Living Dead, 1968 // Um dos maiores clássicos entre os filmes de terror, A Noite dos Mortos-Vivos foi o primeiro filme de Duane Jones que, até então, dirigia espetáculos teatrais em um antigo teatro de campus universitário. No filme, Duane interpreta o protagonista Ben, que se vê tendo que lutar contra uma horda de zumbis junto de pessoas desconhecidas — e algumas delas bastante hostis.
Ganja & Hess
Ganja & Hess, 1973 // Clássico cult menos conhecido que A Noite dos Mortos-Vivos, mas que merece tanta atenção quanto, Ganja & Hess é um filme de vampiros. Duane interpreta Dr. Hess Green, um antropólogo que, junto de seu parceiro, acabam encontrando um mal antigo e aterrorizante. Após ser atingido por seu parceiro com uma adaga ritualística antiga, Hess desenvolve uma terrível sede de sangue.
Vampires
Vampires, 1986 // Um filme bem menos conhecido (e bem mais difícil de ser encontrado) protagonizado por Duane Jones, e com um orçamento ainda menor que os anteriores, Vampires foi dirigido por Len Anthony, em 1986, e conta a história de uma escola de artes privada e de elite, onde a diretora suga a energia de suas alunas para se manter jovem. Duane interpreta Charles Harmon. O filme foi editado junto do último filme de Anthony, Fright House, e disponibilizado em DVD em 2016. Vampires também é conhecido pelo título Abadon.
Drácula – Pacto de Sangue
To Die For, 1988 // A corretora de imóveis Kate Wooten (Sydney Walsh) se apaixona por seu cliente, o misterioso Vlad Tepish (Brendan Hughes), um homem que tem buscado uma casa isolada em Hollywood Hills, pois não deseja ser incomodado. Dirigido por Deran Sarafian, Duane Jones interpreta Simon Little, em uma participação especial, sendo este o último filme do ator, que faleceu em julho de 1988.
*
Em 1988, aos 51 anos de idade, Duane Jones sofreu uma parada cardíaca. Apesar da curta carreira, Duane Jones merece nossa homenagem e carinho. Quais filmes do ator você já assistiu? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.