Quando pensamos em jogos macabros nos filmes, nossa mente se volta até uma franquia de sucesso que ajudou a moldar o gênero do terror dos anos 2000: os filmes de Jogos Mortais. Marcados por suas reviravoltas, suas armadilhas insanas e o senso de justiça de Jigsaw, seu principal antagonista e protagonista, Jogos Mortais ganhou espaço na memória dos fãs de horror.
Idealizada por James Wan e Leigh Whannell e iniciada como um curta em 2003, intitulado Jogos Mortais 0.5, a franquia logo se desenvolveu até chegar em seu oitavo filme, Jogos Mortais: Jigsaw (2017, dir. Michael Spierig e Peter Spierig). Com o passar dos filmes, fomos conhecendo melhor seus personagens e as intenções por trás dos jogos aterrorizantes e violentos de Jigsaw (Tobin Bell).
LEIA+: CURTAS MACABROS QUE VIRARAM LONGAS-METRAGENS
Jogos Mortais chega a um novo capítulo em 2021 com Espiral – O Legado de Jogos Mortais (2021, dir. Darren Lynn Bousman). Protagonizado por Chris Rock, que interpreta o Detetive Ezekiel “Zeke” Banks, o filme se concentra em um possível imitador das armadilhas sádicas de Jigsaw.
A data prevista de estreia para o filme é 20 de maio aqui no Brasil, mas para curtir até lá, listamos 7 filmes com jogos e brincadeiras macabras e mortais para aquela maratona especial.
Casamento Sangrento
Ready or Not, 2019 // Conhecer a família do seu noivo ou noiva, com todas as suas particularidades e tradições é sempre motivo para aquele friozinho na barriga, ainda mais quando essas tradições envolvem jogos macabros em que a chance de alguém acabar morto é bem alta. Grace (Samara Weaving) está ansiosa para fazer parte da família de seu noivo, Alex (Mark O’Brien). Depois do casamento, entretanto, Alex conta que ela precisa passar por uma noite de jogos com seus familiares, uma velha tradição da família, que ascendeu socialmente graças aos jogos de apostas e tabuleiros. Grace precisa escolher uma carta aleatória e, quando escolhe “esconde-esconde”, mal sabe ela que se esconder é uma das únicas chances de salvar sua vida. Casamento Sangrento foi dirigido por Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett, e é um dos filmes mais queridos dos últimos anos.
Verdade ou Desafio
Truth or Dare, 2018 // Verdade ou desafio é um jogo bem conhecido — nas festas de adolescentes e com os amigos da faculdade, por exemplo — e sempre foi uma ótima oportunidade para descobrir segredos ou até mesmo flertar com algum interesse romântico. Em Verdade ou Desafio, de Jeff Wadlow, entretanto, o único flerte que os participantes do jogo têm é com a morte. Um grupo de amigos viaja até Rosarito, no México, e lá encontram um jovem que os leva até um local em ruínas. É neste local, após iniciarem um jogo de verdade e desafio, que o pesadelo começa quando segredos começam a ser revelados e a vida de todos corre perigo.
Escape Room
Escape Room, 2019 // Salas de escape room não são uma novidade, mas tiveram um boom de sucesso considerável, principalmente aqui no Brasil, entre os anos de 2017 e 2019. Com os mais variados temas, é só escolher seu grupo e resolver todos os quebra-cabeças para se libertar da sala. Mas, em Escape Room, dirigido por Adam Robitel, a intenção não é que todos participantes saiam vivos — na verdade, é esperado que somente um sobreviva. Um grupo de estranhos é chamado para participar do jogo com um prêmio milionário, mas o que era para ser um faz de conta começa a tomar proporções reais demais — até que os integrantes, um a um, começam a perceber que o objetivo é a morte. Uma sequência está com estreia planejada para julho deste ano.
Cubo
Cube, 1997 // Assim como em Escape Room, Cubo é um labirinto — mas um labirinto muito, muito pior, em que a saída não é clara e o sentido de sobrevivência está desperto em seus participantes desde o início. Dirigido por Vincenzo Natali, um grupo de estranhos acorda em uma sala sem qualquer identificação, e todos precisam trabalhar juntos se quiserem sobreviver. Mas sobreviver a quê, exatamente, é uma pergunta muito mais complexa. E, claro, todos têm algum segredo.
Cry Wolf: O Jogo da Mentira
Cry Wolf, 2005 // Às vezes inventamos jogos com nossos amigos, como só conversar na língua do P, ou fusca azul, ou coisas desse tipo, mas em Cry Wolf: O Jogo da Mentira, de Jeff Wadlow, o jogo que um grupo de alunos de um colégio de alto custo gosta de jogar é bem menos inocente: é um jogo sobre contar mentiras. Mas, como para toda ação existe uma reação, e como bem conhecemos a história do garoto que gritou lobo tantas vezes que, quando um lobo realmente apareceu, ninguém acreditou nele, os estudantes começam a experienciar o terror e perceber que não se acredita em mentirosos — mesmo que eles contem a verdade.
Would You Rather
Would You Rather, 2012 // Todos nos lembramos daqueles programas em que um participante era impedido de ouvir sons externos e, quando dado um sinal, teria que escolher entre sim e não, com possibilidades esdrúxulas como trocar uma casa nova por uma meia com chulé, ou um carro de verdade por um de brinquedo. O filme Would You Rather, dirigido por David Guy Levy, é quase isso. A brincadeira, bastante comum nos Estados Unidos, faz você optar por uma coisa ou outra, como lamber um corrimão ou lamber a tampa da privada, ou algo positivo, como ou comer um chocolate ou um belo prato de macarrão com almôndegas. Mas, em Would You Rather, as escolhas são muito mais macabras. Desesperada para salvar seu irmão, a jovem Iris (Brittany Snow) topa participar desse jogo — cujo destino final dos participantes pode ser a morte.
A Casa dos Maus Espíritos
House on Haunted Hill, 1959 // Você passaria uma noite em uma casa mal assombrada? Quem nunca ouviu essa pergunta? Em A Casa dos Maus Espíritos, dirigido por William Castle, essa é exatamente a ideia. Um milionário faz uma proposta a um grupo que, aparentemente, não tem nada em comum entre seus membros: passar uma noite inteira em uma casa assombrada, e quem aguentar leva $10.000 de dólares. Mas, nada é tão simples quanto parece, e as coisas começam a desandar. O filme recebeu um remake em 1999, intitulado A Casa da Colina.
*
Gostou da lista? Está preparado para o novo capítulo das armadilhas de Jigsaw? Confira outras indicações na categoria Listas, como 13 filmes macabros de found footage ou 13 filmes para se sentir no Halloween. Visite também Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.