Respeitável público: filmes de terror com parques e circos macabros

Balões, barraquinhas, brinquedos, palhaços e terror: esses filmes irão alterar sua percepção sobre parques de diversões e circos.

Circos, shows de variedades, parques de diversões, essas atrações surgem mais ou menos do mesmo lugar e podem ser encontradas em conjunto ou separadas. Entremeados nesses três tipos de shows, o sobrenatural e o ocultismo cresceram e se multiplicaram.

Pode-se dizer, inclusive, que os filmes de terror herdaram muito desse tipo de entretenimento. Alguns dos maiores gênios da era muda do cinema e dos anos 1930 vieram dessas atrações, como é o caso de Lon Chaney, o Homem das Mil Faces, que iniciou sua vida de ator no vaudeville, e Tod Browning, que aos 16 anos fugiu de casa para se juntar ao circo. 

LEIA+: A GALERIA MACABRA DE PALHAÇOS EM KILLER CLOWN

Se grandes são as relações entre atrações desse tipo com o horror, também é grande a lista de obras que utilizam esse cenário para contar suas histórias. Um dos grandes clássicos literários e livro querido por Neil Gaiman, Kurt Cobain e Flea, Geek Love, de Katherine Dunn, por exemplo, narra a história de uma família circense de um freak show. Fugindo de um horror convencional, com palhaços assassinos e pesadelos indizíveis, o aterrorizante na obra de Dunn é a própria degradação humana. 

A Macabra reuniu 11 filmes que se passam em parques e circos macabros para você tomar muito cuidado quando planejar suas próximas férias.

Premonição 3

Final Destination 3, 2006 // Dirigido por James Wong e considerado por muitos um dos melhores filmes da franquia (se não o melhor), Premonição 3 começa em um parque de diversões. É lá que nossa protagonista Wendy (Mary Elizabeth Winstead) tem as visões que irão alterar para sempre sua vida e a de seus amigos. Ao ver que há algo errado com a montanha-russa — e, assim, traumatizar toda uma geração, como todos os filmes dessa franquia fizeram —, Wendy pede para deixar o brinquedo. Alguns outros amigos saem junto com ela, mas os que ficaram… bom, você já sabe o que acontece. 

LEIA+: I’LL SEE YOU SOON: CURIOSIDADES SOBRE A FRANQUIA PREMONIÇÃO

Pague para Entrar, Reze para Sair 

The Funhouse, 1981 // Dirigido por Tobe Hooper, o filme acompanha um grupo de quatro amigos que visitam um parque de diversões e que resolvem, em uma atitude bastante tola, passar a noite na “funhouse” — uma construção cheia de surpresas e quartos assustadores. Mas, chegando lá, eles presenciam a morte de uma das trabalhadoras do parque. Eles terão que lutar para sobreviver a quem quer que seja o maníaco mascarado que cometeu o assassinato.

Freaks

Freaks, 1932 // Levemente baseado no conto “Spurs”, de Clarence Aaron ‘Tod’ Robbins, acompanhamos a história de um jovem anão de um “circo de aberrações” — atração muito comum na virada do século —, que se apaixona pela trapezista do local. A mulher, entretanto, tem planos de se casar com o homem para lhe roubar seu dinheiro, enquanto mantém um caso com o homem forte. Mas o grupo de “aberrações” do circo não irá deixar barato. Dirigido por Tod Browning, o filme contou com artistas circenses de verdade para compor seu elenco. 

LEIA+: CURIOSIDADES SOBRE O FILME FREAKS

Parque do Inferno

Hell Fest, 2018 // Durante o Halloween, um assassino mascarado transforma o parque de diversões temático Hell Fest em um cenário violento, perseguindo um grupo de amigos e assassinando um por um. Com direção de Gregory Plotkin, o filme conta com a participação mais que especial de Tony Todd. 

No Templo das Tentações 

Something Wicked This Way Comes, 1983 //  Na pequena cidadezinha de Green Town, marcada por personagens excêntricos e um tanto quanto frustrados, Will Halloway e Jim Nightshade são melhores amigos. Certo dia, o diabólico circo Pandemonium Carnival, comandado pelo estranho sr. Dark, chega ao local, transformando todos os moradores em possíveis presas para seus planos sinistros. Adaptação do clássico livro de Ray Bradbury e dirigido por Jack Clayton, o filme é uma produção Disney muito mais sombria do que estamos acostumados quando pensamos no estúdio do ratinho Mickey. 

A Casa dos 1000 Corpos

House of 1000 Corpses, 2003 // Na véspera do Halloween de 1977, um grupo de amigos viajam pelas estradas texanas para escrever um manual sobre atrações de beira de estrada de lugares menos conhecidos pelo país. Quando cruzam com o estranho museu do Capitão Spaulding, entretanto, eles serão forçados a experimentar uma noite de torturas e pesadelos angustiantes. Dirigido por Rob Zombie, primeiro filme da trilogia que conta com Rejeitados pelo Diabo (2005) e Os 3 Infernais (2019).

LEIA+: AS 11 FAMÍLIAS MAIS F*#@/%S DO TERROR

O Parque Macabro

Carnival of Souls, 1962 // Dirigido por Herk Harvey, acompanhamos Mary Henry (Candace Hilligoss) que, após participar de uma corrida de rua com alguns amigos, acaba sofrendo um acidente e caindo de uma ponte. Ao ser a única a sair da água, entretanto, Mary decide deixar a cidade e aceita um trabalho como organista de uma igreja. Durante o trajeto até sua nova residência, Mary começa a ter estranhas visões de um homem, que ela tem certeza pertencer a um parque de diversões abandonado no limite do local, pelo qual ela é constantemente atraída até ele. Mary terá que descobrir o que está havendo.

O Carnaval do Diabo

The Devil’s Carnival, 2012 // Três estranhos se encontram em um macabro parque de diversões, localizado no inferno, e descobrem que eles são as verdadeiras atrações do local. Para completar o entretenimento, cada um terá que reviver os pecados pelos quais foram mandados até ali. Média-metragem dirigido por Darren Lynn Bousman, com Terrance Zdunich, antigo contribuidor do cineasta, como roteirista e interpretando o próprio Lúcifer. O filme recebeu uma sequência, O Carnaval do Diabo 2: Aleluia!, em 2016.

Nós

Us, 2019 // Filmado em partes em Santa Cruz, a capital mundial dos assassinatos nos anos 1970 e 1980, Nós é o segundo longa-metragem de Jordan Peele, e apesar de não se passar completamente em um parque de diversões, ele tem alguns de seus momentos chave em um — afinal, o primeiro encontro de Adelaide Wilson quando criança com ela mesma, acontece em uma casa de espelhos. 

It – Capítulo 2

It Chapter Two, 2019 // Outro filme que não se passa completamente em um parque, mas que tem cenas aterrorizantes em um. It – Capítulo 2, a segunda parte da adaptação do livro de Stephen King por Andy Muschietti, já começa com uma cena horripilante em um parque de diversões, e a sequência do garotinho… nossa. Sem contar que não podemos nos esquecer que Pennywise utiliza a forma de um palhaço.

Palhaços Assassinos do Espaço Sideral

Killer Klowns from Outer Space, 1988 // Em uma cidadezinha do interior, criaturas extraterrestres aterrissam sua nave e começam a assassinar os moradores do local. Tudo bem. Você, leitor, pode pensar que estamos trapaceando ao colocar Palhaços Assassinos do Espaço Sideral por aqui, nessa lista. Mas um dos detalhes mais legais do filme é que além das criaturas espaciais antagonistas serem palhaços, a nave deles se parece com um circo, e eles cometem seus assassinatos com armas temáticas circenses. Então, sim, podemos considerar um circo aterrorizante. 

Bônus – American Horror Story: Freak Show

American Horror Story: Freak Show, 2014–2015 // Quarta temporada da série de sucesso American Horror Story, criada por Ryan Murphy e Brad Falchuk, Freak Show é um prato cheio de horrores no circo. Com o visual sempre aterrorizante já costumeiro da série, a história começa em 1952, na cidade de Júpiter, na Flórida, onde conhecemos a trupe circense liderada por Elsa Mars (Jessica Lange).

LEIA+: 10 HISTÓRIAS REAIS QUE INSPIRARAM AMERICAN HORROR STORY

*

Depois de assistir todos esses filmes, temos certeza que parques e circos jamais serão os mesmos aos seus olhos. Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.