No dia 04 de julho de 1996, o grupo de amigos composto por Julie, Ray, Helen e Barry dirigem até a praia para uma festa. Estando no último ano do colégio, todos eles têm sonhos e ambições do que farão a seguir. Entretanto, naquela noite, eles acabam se envolvendo em um acidente no qual atropelam um pedestre. Para tentarem se livrar das possíveis acusações, todos fazem um pacto de não falarem sobre o assunto. Um ano depois, porém, ao voltar para a cidade, Julie começa a receber cartas ameaçadoras avisando que alguém por aí sabe o que aconteceu.
Dirigido por Jim Gillespie, uma adaptação do livro de mesmo nome de Lois Duncan com roteiro de Kevin Williamson, Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado foi lançado em 1997 e ajudou a construir uma nova onda de filmes slasher e de terror adolescente, se tornando um dos favoritos dos fãs daquela década.
A Macabra reuniu alguns detalhes da produção e conta a você alguns boatos sobre um possível remake.
O livro de Lois Duncan
Apesar do enorme papel de Kevin Williamson no lançamento do filme, não somente como roteirista mas como nome atrelado ao projeto para que ele saísse do papel, Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado é, na verdade, a adaptação do livro de mesmo nome de Lois Duncan, publicado em 1973.
Duncan foi uma prolífica autora de livros young adult entre os anos de 1970 e 1980, apostando principalmente nos gêneros de thriller, suspense e horror. Outros de seus livros foram transformados em filmes, como Summer of Fear, publicado originalmente em 1976 e adaptado em um filme para TV intitulado Verão do Medo, dirigido por ninguém menos que Wes Craven e protagonizado por Linda Blair; Killing Mr. Griffin, publicado em 1978, que foi adaptado como filme para TV como Os Alunos do Sr. Griffith em 1997 com direção de Jack Bender; e Down a Dark Hall, publicado em 1974 e adaptado como filme, Por um Corredor Escuro, em 2018, com direção de Rodrigo Cortés.
Mas, à época de Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado, Duncan foi contra que seu filme fosse adaptado como filme em um slasher adolescente, tendo ela mesma acabado de passar por uma tragédia na vida pessoal. Sua filha mais nova, Kaitlyn Arquette, foi assassinada em 1989. Depois de sua morte, Duncan passou a escrever livros infantis ilustrados, pois disse não conseguir mais escrever sobre jovens mulheres sendo vítimas de violência. O assassinato de Kaitlyn permaneceu sem resolução até 2021, quando Paul Apodaca confessou o crime cometido contra ela e várias outras mulheres na região. Duncan havia fundado um centro de ajuda para a resolução de crimes não resolvidos, mas faleceu em 2016, aos 82 anos, sem ver a resolução do assassinato de sua filha.
Sobre o caso de Kaitlyn, Duncan escreveu, em 1992, o livro de não ficção Who Killed My Daughter?, que detalha os acontecimentos e as buscas por respostas do caso, que até então era tido como “um ato aleatório de violência”.
Uma cópia de Pânico?
Quando foi anunciado e até mesmo à época de seu lançamento, em outubro de 1997, a maioria das pessoas pensaram que Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado era uma cópia de Pânico, lançado no final do ano anterior, em dezembro de 1996.
A verdade, entretanto, é que Kevin Williamson vinha trabalhando há anos na adaptação do livro de Lois Duncan, mas até então não tinha encontrado sucesso em alguém disposto a comprar a ideia. Foi somente depois do sucesso de Pânico, com direção de Wes Craven — e quem já havia adaptado uma obra de Duncan, ainda nos anos 1970 —, que Williamson conseguiu vender seu roteiro. Além disso, o começo dos anos 1990 viram o slasher começar a esgotar sua força. Com Pânico mostrando que ainda havia material a ser explorado no gênero, novas portas para o terror adolescente foram abertas.
A escolha do elenco
Como na maioria dos casos, a escolha do elenco passou por vários nomes até encontrar seus atores definitivos. Em Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado, as personagens de Helen e Julie, interpretadas por Sarah Michelle Gellar e Jennifer Love Hewitt, passaram por uma espécie de dança das cadeiras até chegarem às atrizes finais.
A começar por Love Hewitt, que, na verdade, estava escolhida para interpretar o papel de Helen. E Gellar, na verdade, tinha feito audição para o papel de Julie. O papel de Julie também foi oferecido a Melissa Joan Hart, que fazia sucesso na televisão naquele momento com seu papel como Sabrina, na série Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira. Mas Joan Hart recusou o papel pensando se tratar de outra cópia de Pânico.
Reese Witherspoon chegou a fazer audição para o filme, mas desistiu no meio do caminho. Ainda assim, ela indicou seu então namorado, o ator Ryan Phillippe, para o papel de Barry. Ainda que a descrição do personagem não batesse 100% com o planejado no roteiro, que queria uma figura intimidadora e alta, que se parecesse com um quarterback de futebol americano, Phillippe estava em destaque na lista de atores, e ele acabou ficando com o papel.
Para o papel de Ray, foi o próprio diretor, Jim Gillespie, quem escolheu Freddie Prinze Jr., pois achava que ele tinha as características de um “homem comum” tão típicas do personagem, mas até que isso acontecesse foi preciso muito esforço de Prinze Jr., pois ninguém mais o queria no papel. Ele fez o teste várias vezes e malhou um pouco, até que Gillespie foi capaz de defender a escolha diante dos outros membros da equipe. Aliás, foi em Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado que Freddie Prinze Jr. e Sarah Michelle Gellar se conheceram. Anos mais tarde, em 2002, ambos se casaram e permanecem juntos, com 22 anos de casados.
LEIA+: MUSAS MACABRAS: A CARREIRA DE SARAH MICHELLE GELLAR
As sequências
Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado fez um bom sucesso, se mantendo em primeiro lugar na bilheteria das primeiras semanas de seu lançamento e conquistando o coração dos fãs do terror — hoje, é um dos favoritos dos anos 1990. Com isso, no ano seguinte, o filme ganhou uma sequência: Eu Ainda Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado (1998).
Dirigido por Danny Cannon, o filme se passa dois anos depois dos acontecimentos do filme original. Agora na faculdade, Julie (Love Hewitt) continua tendo pesadelos com os assassinatos acontecidos no passado. Quando sua amiga Karla (Brandy Norwood) ganha uma viagem para as Bahamas, Julie pensa que é uma boa oportunidade de descansar a cabeça, apenas para descobrir que o assassino está vivo e atrás dela.
LEIA+: CHECK-INS MORTAIS NO CINEMA: 15 FILMES DE TERROR EM HOTÉIS
Esse filme tem uma das maiores piadas para nós, brasileiros, quando Karla ganha a viagem após dizer que a capital do Brasil era o Rio de Janeiro. Se alguém ali tivesse um pouco mais de noção em geografia, talvez tivesse percebido que era uma armadilha.
Mas, além de Eu Ainda Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado, há ainda o filme Eu Sempre Vou Saber o que Vocês Fizeram no Verão Passado, lançado diretamente para o mercado de locação em 2006, dirigido por Sylvain White. Poucos fãs sequer se lembram que esse filme existiu, a história é bastante parecida com o primeiro filme e não mantém os personagens dos filmes anteriores: um grupo de jovens presencia uma morte, promete manter segredo e um ano depois começa a ser ameaçado por alguém que sabe o que aconteceu.
Remake(s)
Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado ganhou uma espécie de remake em 2021 — ou, talvez, uma nova adaptação seja o termo mais correto. Em formato de série, com oito episódios, a história se distancia ainda mais do livro de Lois Duncan do que o filme original, mas sua intenção desde o início era de ser uma versão moderna da história já clássica. Com cenas de mortes criativas, a série conseguiu conquistar os fãs — se não todos os fãs dos filmes dos anos 1990, ao menos uma parcela dele, e muitos mais jovens também.
Mas há também um outro remake em andamento há anos, que ganhou novidades em 2023. Com direção de Jennifer Kaytin Robinson, uma diretora relativamente nova, que escreveu o roteiro de Thor: Amor e Trovão, os boatos eram que os astros Jennifer Love Hewitt e Freddie Prinze Jr. estavam em discussões para reprisar seus papéis. Porém, ainda em 2023, Prinze Jr. afirmou que não tinha recebido ofertas de papel para o novo filme.
Love Hewitt, entretanto, disse “não afirmar nem negar” sobre sua participação na nova produção, e disse ainda que estava 100% pronta para retornar ao universo de Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado. A roteirista Leah McKendrick, que está ligada ao projeto, não deu muitos detalhes sobre o que estão planejando, mas afirmou que haverá um elemento importante de mídias sociais no roteiro.
Neste momento, com tantos novos slasher surgindo e várias “sequências espirituais” — como Halloween de 2018 e O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface de 2022 — pode ser uma boa ideia trazer Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado de volta aos fãs, talvez fazendo jus às sequências que não fizeram. Vamos acompanhar as novidades.
*
E você, gosta de Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado? Ficaria feliz com um novo filme? Qual a produção favorita do cineasta? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.