Terror em alto-mar: 8 filmes que se passam em navios

Se você está planejando um cruzeiro para as férias, ou mesmo pensando em um passeio em alto-mar, é melhor conferir essa lista com oito filmes de terror que se passam em navios antes de subir a bordo.

Boa parte dos nossos oceanos ainda são desconhecidos. Isso, por si só, já é motivo de angústia e terror para muitas pessoas. O que habita a escuridão dos mares, as profundezas inalcançáveis onde humano nenhum ainda colocou os olhos?

LEIA+: EM ÁGUAS PROFUNDAS: 10 FILMES DE TERROR AQUÁTICO

Mas é pior ainda para quem tem que encarar o alto mar assim, na cara e na coragem. Navios, grandes embarcações pesqueiras, até mesmo alguém que guardou um dinheirinho e quer passear em um cruzeiro pode se ver ansioso para estar em contato com essa imensidão assustadora. E o que era para ser um momento agradável acaba se tornando um horror.

Os filmes de terror não deixariam um tema tão profundo de lado (tudumpish). Além de lidar com os tubarões e ameaças na água, tem filme que adora um cenário que pode afundar rapidinho: navios. Se liga nessa lista de filmes de terror que se passam em grandes embarcações. Pegue a pipoca e se prepare para se manter em terra firme por alguns meses.

Navio Fantasma

Ghost Ship, 2002 // Um dos maiores clássicos das sessões de filmes na tv aberta que passam altas horas da noite, Navio Fantasma vale muito a pena ser assistido por suas cenas chocantes e explícitas (e nojentas) e por uma boa dose de nostalgia. Dirigido por Steve Beck, o filme conta a história de um grupo que encontra um navio desaparecido, datado de 1962, em pleno mar de Bering. Quando sobem a bordo, porém, descobrem uma infinidade de terrores. 

Poseidon

Poseidon, 2006 // Outro filme que marcava presença em sessões tardias de filmes na tv aberta era Poseidon, de Wolfgang Petersen — mais conhecido como diretor de A História sem Fim (1984). Flertando mais com o suspense do que com o terror propriamente dito (sem fantasmas ou criaturas assustadoras aqui, pessoal), o filme narra a luta de um grupo tentando sobreviver quando o cruzeiro de luxo, comemorando o Ano-Novo em alto mar, acaba virando. O clima claustrofóbico de luta pela sobrevivência é de tirar o fôlego. 

Tentáculos

Deep Rising, 1998 // Nem sempre os planos ardilosos dão certo. Às vezes o tiro sai pela culatra. Em Tentáculos, de Stephen Sommers — diretor de A Múmia (1999), um grupo de ladrões invade o maior cruzeiro de luxo do mundo, somente para descobrir que todos os passageiros desapareceram. Mas isso não quer dizer que eles estejam sozinhos. Na verdade, há algo à espreita, algo muito mais perigoso do que qualquer coisa que eles poderiam esperar. 

Projeto Caça ao Lobo

Project Wolf Hunting, 2022 // Brutal e sangrento, Projeto Caça ao Lobo é um filme sul-coreano muito aguardado por alguns dos círculos de fãs de horror depois de ter sido apresentado na seleção oficial da Midnight Madness no festival Tiff e na seleção oficial do Fantastic Fest. No filme, dirigido por Kim Hong Sun, prisioneiros que estão a bordo de um navio em carga sendo transferidos para Busan acabam se unindo em uma tentativa de fuga. Enquanto lutam contra a guarda fortemente armada, acabam despertando algo muito mais aterrorizante do que eles haviam visto até então.

Triângulo do Medo

Triangle, 2009 // Sabe aquela sensação de que algo está errado e você precisa fazer alguma coisa? Triângulo do Medo, de Christopher Smith, brinca com esse sentimento com Jess, a protagonista da trama, que embarca para passar alguns dias com um grupo de amigos em um iate, mas com o estranho sentimento de que tem alguma coisa errada. Quando o iate acaba encontrando uma tempestade em alto mar, eles embarcam em um navio à procura de segurança. Mas Jess sente que já esteve ali anteriormente.

LEIA+: PARADOXOS E LOOPS TEMPORAIS: 9 FILMES DE TERROR COM VIAGENS NO TEMPO

Contágio Em Alto Mar

Sea Fever, 2019 // Se ficar preso em alto mar é ruim, ficar preso em alto mar, com pessoas que você acabou de conhecer, e lidando com uma enfermidade que é desconhecida é muito pior. Dirigido por Neasa Hardiman, Contágio em Alto Mar é uma coprodução entre a Irlanda, Reino Unido, Suécia e Bélgica, e acompanha um grupo de uma embarcação pesqueira que, atingindo certo ponto no mar, acaba encontrando um tipo estranho de parasita. Conforme o tempo passa, as coisas ficam piores para a tripulação.

Megatubarão

The Meg, 2018 // Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia. E abaixo d’água também. E Megatubarão, de Jon Turteltaub, é um daqueles filmes que nos mostra exatamente isso. O capitão Jonas Taylor (Jason Statham) perdeu tudo que mais amava — seu emprego, seu casamento, sua dignidade — depois de ter que abortar uma missão em alto mar, ao ser surpreendido por uma criatura que não deveria existir. Cinco anos depois, ele é chamado de volta pois descobriram que, na verdade, ele não estava tão louco quanto imaginavam. Megatubarão é aquele filme divertido para as tardes de final de semana. A sequência, Megatubarão 2, dirigida por Ben Wheatley, também já está circulando pelos serviços de streaming. Excelente para uma maratona.

Terror a Bordo

Dead Calm, 1989 // Se falar com estranhos já é perigoso, falar com estranhos em alto mar é ainda pior. Em Terror a Bordo, dirigido por Phillip Noyce, acompanhamos John (Sam Neill) e Rae Ingram (Nicole Kidman) que, depois de uma tragédia, escolheram passar um tempo no mar, esperando que o afastamento com a sociedade pudesse dar a eles um pouco de paz interior. Mas, o que era para ser um momento a dois tranquilo, logo se torna um pesadelo ao encontrarem um homem pedindo ajuda em um iate que está afundando. 

*

E aí, qual o seu filme favorito que se passa em um navio? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.