Paradoxos e loops temporais: 9 filmes de terror com viagens no tempo

Uma inocente viagem no tempo pode alterar para sempre o rumo da sua vida — isso, claro, se você sobreviver a ela.

A ficção científica já nos alertou dos vários perigos de se viajar no tempo. Um pequeno encontro pode efetuar uma reação em cadeia que, não sei, talvez possa até destruir o mundo no segundo seguinte.

H.G. Wells, em seu livro A Máquina do Tempo, deu alguns exemplos desses riscos. No livro, um cientista consegue criar um aparato tecnológicos para viajar tanto para o passado, quanto para o futuro. Ao viajar alguns muitos anos para o futuro, acaba encontrando uma civilização completamente transformada, e passa a conviver com um grupo pacífico. Só que há, ali, um segredo terrível. A DarkSide Books lançou uma nova edição da história de Wells, com diversos extras e contos de autores renomados da literatura brasileira contemporânea.

A viagem no tempo acaba parecendo combustível para pesadelos, não é? E o terror não poderia ficar fora da possibilidade de causar os piores medos em seus espectadores fiéis com esse conceito. É um prato cheio para aterrorizar a todos. Reviver o dia de sua morte repetidamente, se encontrar com seu eu do passado (ou do futuro), descobrir que há uma entidade mortal pronta para devorar a todos no universo com um simples passo para dentro de uma máquina temporal ou de um buraco de minhoca.

A Macabra selecionou 9 filmes de terror com viagens temporais para você ficar esperto caso se veja em uma situação parecida. Suba em seu DeLorean e se prepare para a viagem.

Uma Noite Alucinante 3

Evil Dead: Army of Darkness, 1992 // Bruce Campbell, na pele de Ash, já enfrentou hordas de espíritos malignos aterrorizantes nos dois primeiros filmes da franquia de sucesso de Sam Raimi. Mas talvez o maior desafio do nosso herói (ou anti herói) favorito esteja em Army of Darkness. No terceiro filme, Ash viaja no tempo e, para voltar para casa, ele precisa recuperar o Necronomicon. Claro que, novamente, uma horda de espíritos amaldiçoados estão atrás dele — mas, além disso, Ash não conta com todas as tecnologias que contava nas duas vezes em que esteve naquela cabana isolada. 

Terror nos Bastidores

Final Girls, 2015 // E se você pudesse voltar ao passado e conhecer um pouco mais da juventude de sua mãe? Essa é a premissa básica de Terror nos Bastidores, de Todd Strauss-Schulson. Mas, se fosse só isso, o filme não estaria nessa lista, não é? Após a morte de sua mãe, Max (Taissa Farmiga) volta no tempo e vai parar em um dos filmes mais famosos de sua mãe, que era uma importante final girl dos anos 1980. Entretanto, o assassino do filme parece real demais, e Max, junto de Nancy, a personagem de sua mãe Amanda (Malin Akerman), terão que sobreviver a ele.

A Morte Te Dá Parabéns

Happy Death Day, 2017 // Viajar no tempo já pode ser bastante traumático, mas tudo que é ruim pode piorar quando você tem que enfrentar o mesmo dia: o dia em que estão planejando o seu assassinato. Tree (Jessica Rothe) é uma jovem arrogante e prepotente que, certo dia, diante do seu aniversário, sofre uma tentativa de assassinato. Mas, contrariando as leis da física (ou do espiritualismo), Tree não embarca em uma viagem de descobrimento, ao céu ou ao inferno, ou seja lá para onde todos vamos. Ela simplesmente acorda novamente no mesmo dia. Repetidamente. Até descobrir quem é seu assassino misterioso. Dirigido por Christopher Landon, o filme tem uma sequência, A Morte Te Dá Parabéns 2, em que Tree volta novamente para aquele fatídico após descobrir que o colega de quarto de Carter está sendo ameaçado pelo mesmo assassino e altera completamente a linha temporal. Ufa, pobre Tree.

Campo do Medo

In the Tall Grass, 2019 // O que era para ser uma viagem razoavelmente tranquila logo se transforma em um pesadelo quando Becky (Laysla De Oliveira) e seu irmão Cal (Avery Whitted) entram em um matagal para resgatar um garotinho que eles ouviram chorando. Neste lugar, a noção de tempo e espaço é completamente distorcida — fragmentos de momentos escapam conforme o tempo caminha, adiante ou para trás. Dirigido por Vincenzo Natali, o filme é uma adaptação da história de mesmo nome escrita em conjunto por Stephen King e Joe Hill.

LEIA+: UM BREVE MERGULHO NA FICÇÃO CIENTÍFICA DE STEPHEN KING

Donnie Darko

Donnie Darko, 2001 // Responsável por vários cérebros embaralhados por aí, Donnie Darko não poderia ficar de fora dessa lista. No filme, o jovem Donnie (Jake Gyllenhaal) começa a sofrer algumas experiências temporais após uma turbina de avião cair em sua casa. Donnie escapa ileso fisicamente, mas passa a ter visão e consciência de que algo muito grande se aproxima. Com várias teorias de viagem no tempo e possibilidades da física, Donnie Darko se tornou um daqueles filmes que sempre pensamos quando pensamos em paradoxos temporais. Indiscutivelmente um clássico. Dirigido e escrito por Richard Kelly, o filme ainda ganhou uma novelização com vários extras

Crimes Temporais

Los cronocrímenes, 2007 // Se você sabe o mínimo sobre viagens temporais, deve saber que um dos maiores paradoxos — e um dos maiores motivos para bagunças causadas por esses passeios — é quando você se encontra no passado ou no futuro. Se você interage com você mesmo, então, as coisas vão de mal a pior. E esse é o problema de Héctor (Karra Elejalde), protagonista de Crimes Temporais, de Nacho Vigalondo. Mas esse é só o começo de uma série de problemas que ele irá enfrentar.

Coerência

Coherence, 2013 // Dirigido por James Ward Byrkit, Coerência é um filme estranho que pode, sim, dar um nó complexo e sinistro na cabeça de alguns. Oito amigos se reúnem para um jantar no dia em que um cometa passará pela terra. O que parece uma comemoração amigável termina com a descoberta de realidades paralelas, confusão, intrigas e até mesmo um bilhete de chantagem. Cuidado com quem você convida para a sua casa durante a passagem de um cometa.

O Culto

The Endless, 2017 // Dois irmãos viveram suas infâncias em uma estranha comunidade voltada a um culto religioso que visava a morte de seus participantes. Eles conseguiram escapar, mas anos depois recebem uma estranha fita cassete que os leva de volta ao lugar. Mas agora, adultos, há algo de ainda mais estranho conforme os dias passam e eles descobrem mais segredos. A viagem temporal já é um tema comum nas produções da dupla Justin Benson e Aaron Moorhead, que também protagonizam o filme. Mas para saber onde ela se encaixa aqui, só assistindo. Comece assistindo Resolution, também da dupla, que consta com diversos personagens repetidos das produções.

Triângulo do Medo

Triangle, 2009 // Neste filme de Christopher Smith, Jess (Melissa George) se reúne com alguns amigos para uma viagem em um iate. Tudo vai bem, até que uma terrível tempestade os atinge. Todos sobrevivem em um bote, e logo encontram um estranho cruzeiro abandonado no oceano. Ao subirem a bordo, Jess logo passa a ter a sensação de que tem algo errado. Imersa em déjà vus, Jess então percebe que todos os seus amigos estão sofrendo mortes violentas dentro do cruzeiro. Mas o que está acontecendo, afinal? 

*

Qual o seu filme de terror com viagem no tempo favorito? Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.