True Crime: 10 docusséries e filmes sobre crimes reais na Netflix

A Netflix vem apostando em produções de true crime para seu serviço de streaming. Conheça 10 docusséries e documentários sobre o tema para assistir na plataforma.

Cada vez mais os leitores e espectadores se interessam pelo true crime — histórias reais de crimes cometidos ao redor do mundo. Vampiros e lobisomens são assustadores, mas é difícil competir com as narrativas baseadas em acontecimentos reais.

LEIA+: BASEADO EM CRIMES REAIS

Nos últimos anos, por exemplo, a Netflix tem investido em sua programação de documentários e docusséries focadas em crimes reais. Serial killers conhecidos, que tiveram ampla divulgação da imprensa em seus dias de atividade, crimes recentes e aterrorizantes, e até mesmo casos que não tiveram solução até hoje. 

Um dos anúncios recentes da plataforma é a docussérie Cena do Crime: Mistério e Morte no Hotel Cecil, sobre o caso de Elisa Lam.

Elisa era uma estudante canadense, que havia sido dada como desaparecida no começo do mês de fevereiro de 2013. Seu corpo foi encontrado dentro da caixa d’água do Hotel Cecil, um local já conhecido por seu passado macabro — Elizabeth Short, conhecida como Dália Negra, foi vista bebendo no bar do hotel poucos dias antes de sua morte; e conta-se que Richard Ramirez, o famoso serial killer conhecido como Night Stalker, viveu ali por algum tempo. 

O caso tomou grandes proporções quando um vídeo do dia do desaparecimento de Lam foi divulgado. No vídeo ela se encontra no elevador do hotel e parece gesticular para algo ou alguém. Agora, o caso de Lam retorna à mídia através da docussérie de quatro episódios da Netflix, que estreia dia 10 de fevereiro.

LEIA+: HISTÓRIAS REAIS, ASSASSINOS REAIS. CONHEÇA A LINHA DE LIVROS DE TRUE CRIME DA DARKSIDE BOOKS 

Separamos uma lista com outras 10 docusséries e filmes documentários sobre crimes reais que chocaram o mundo.

Mistérios sem Solução

Unsolved Mysteries, 2020 – // Mistérios sem Solução é uma série antológica, em que cada episódio se concentra em uma história das últimas décadas que não teve solução, e pede para que os espectadores entrem em contato pelo site unsolved.com caso tenham alguma pista que possa ajudar os investigadores dos casos citados. A série segue o mesmo estilo de sua antiga versão de enorme sucesso, que foi ao ar entre 1987 a 2010. E esse esquema tem dado resultados: pessoas do mundo inteiro realmente entram em contato com a equipe do programa, desde sua criação, para ajudar, cedendo pistas em casos não concluídos. Sua versão atual teve início em 2020 e conta com 12 episódios até agora, divididos em duas temporadas. 

O Estripador

The Ripper, 2020 // Na década de 1970 terríveis crimes aterrorizaram a Inglaterra: mulheres estavam sendo mortas em becos, em terrenos baldios e até em suas próprias casas. De início, os policiais acreditavam se tratar de um maníaco assassino de prostitutas, mas logo mudaram de ideia. O documentário demonstra como o caso foi tratado de forma negligente — e até mesmo misógina — tanto pela polícia quanto pela mídia do país. Dirigido por Jesse Vile e Ellena Wood, a minissérie conta com 4 episódios.

Cenas de um Homicídio: Uma Família Vizinha

American Murder: The Family Next Door, 2020 // Em 2018, Shanann Watts e suas duas filhas desapareceram sem deixar rastros no Colorado. Mãe dedicada, uma esposa amorosa, Watts trabalhava, mantinha sua vida aparentemente feliz e tudo parecia perfeito. A investigação percorreu muitos caminhos, e o documentário nos mostra as tortuosas horas de preocupação e descobertas. Nesse caso, como em tantos outros, as aparências enganaram a todos.

Night Stalker: Tortura e Terror

Night Stalker: The Hunt for a Serial Killer, 2021 // O documentário Night Stalker conta a história real de Richard Ramirez, apelidado de Night Stalker pela imprensa americana. Ramirez foi um serial killer que se manteve em atividade entre abril de 1984 e agosto de 1985, na cidade de Los Angeles. Foi acusado de 14 homicídios e de 31 outros crimes. Ao final de seu julgamento, em setembro de 1989, foi declarado culpado de 13 acusações de homicídio, 5 de tentativa de homicídio, 11 acusações de assédio sexual e 14 de roubo. A docussérie conta com 4 episódios.

LEIA+: 10 HISTÓRIAS REAIS QUE INSPIRARAM AMERICAN HORROR STORY

Sequestrada à Luz do Dia

Abducted in Plain Sight, 2017 // Às vezes dizemos que a realidade é mais estranha que a ficção. Em algumas dessas vezes, as histórias são tão tristes e absurdas que duvidaríamos até mesmo se um autor conceituado colocasse isso diante de nós. Isso se aplica à família Brobergs, que sofreu um dano irreparável na década de 1970, quando foi seduzida por um vizinho sociopata — duas vezes. 

Por Dentro da Mente do Criminoso

Inside the Criminal Mind, 2017 // Série antológica em que cada episódio trata de um tipo de criminoso diferente: serial killers, sequestradores, líderes de seitas e senhores do crime. A ideia da série é traçar perfis, que auxiliem não somente os espectadores a compreenderem mais sobre a mente criminosa, como também identificarem situações perigosas. A docussérie tem quatro episódios.

O Assassino Confesso

The Confession Killer, 2019 // Muitos já ouviram falar de Henry Lee Lucas. Lucas é um suposto serial killer norte-americano, que afirmou ter cometido cerca de 600 assassinatos em parceria com Ottis Toole. Esse número daria uma morte por semana entre os anos de 1975 e 1983. Mesmo com as confissões, que Lucas afirma ter feito para melhorar sua situação na cadeia, o que o levou a colaborar com a polícia por algum tempo, a maioria dos assassinatos não foram cometidas por ele. A minissérie O Assassino Confesso tem cinco episódios.

The Keepers

The Keepers, 2017 // Catherine Cesnik era uma jovem freira que dava aulas de inglês e teatro na escola Keough High School, em Baltimore. Em 7 de novembro de 1969, Cesnik desapareceu. Seu sumiço gerou investigações e muitos começaram a remexer na vida que as freiras levavam, descobrindo outras vítimas e novas acusações. A docussérie tem sete episódios, todos procurando compreender os acontecimentos do período, com relatos reais de pessoas que conheciam Cesnik e o caso.

Don’t Fuck With Cats: Uma Caçada Online 

Don’t F**k with Cats: Hunting an Internet Killer, 2019 // Uma docussérie bastante polêmica, Don’t Fuck With Cats causou frisson em seu lançamento. O caso aconteceu em 2010, quando um jovem de capuz foi visto assassinando dois gatinhos por vários internautas em um vídeo disponibilizado na internet. A situação gerou tamanha comoção que foi feito um grupo no facebook para que as pessoas realizassem sua própria caçada em busca de justiça. A minissérie tem três episódios e é necessário dizer que não é pra qualquer um — algumas pessoas ficaram traumatizadas pois o trailer foi reproduzido automaticamente na plataforma de streaming ao final de alguns outros programas. 

O Desaparecimento de Madeleine McCann

The Disappearance of Madeleine McCann, 2019 // Madeleine McCann passa as férias com os pais em Portugal quando, de repente, desapareceu. Ainda hoje o caso não teve solução, e foi reaberto em 2020, quando encontraram novas possibilidades e provas de onde estaria McCann. No documentário de oito episódios, investigadores e jornalistas comentam sobre o caso e sobre o que poderia ter acontecido com a garotinha, que tinha quase quatro anos quando desapareceu. Hoje, McCann estaria com 17 anos, e completaria 18 em maio. 

*

Gosta de histórias de true crime? Conheça alguns filmes baseados em crimes reais na lista Terror de Verdade: 13 filmes macabros baseados em histórias reais. Comente com a Macabra no Twitter Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.