Um filme dark para um livro dark: demônios, fantasmas e crimes

Um filminho para acompanhar um bom livro é sempre uma boa pedida. Listamos indicações de filmes que dialogam com alguns lançamentos caveirosos da DarkSide Books.

A gente ama um bom livro adaptado para as telas, não é mesmo? Servindo como uma extensão da história ou adaptado ao pé da letra, ver um livro que amamos adaptado em filme é (quase) sempre uma experiência mágica.

O macabro catálogo da DarkSide Books está repleto de livros que viraram filmes e séries, dentre eles os clássicos como Psicose, de Robert Bloch; Amityville, de Jay Anson; Audição, de Ryu Murakami; além, também, de livros sobre filmes, como Anatomia True Crime dos Filmes, de Harold Schechter; ou Halloween: O Legado de Michael Myers, de Dustin McNeill e Travis Mullins.

LEIA+: NATAL DARK: UM LIVRO PARA TODO TIPO DE LEITOR

Mas e quanto aos livros que não ainda não tem, e talvez não tenham, adaptações? 

Bom, não tem problema. Alinhando temas, características e elementos, selecionamos dicas de filmes que combinam com alguns dos lançamentos da Caveirinha para que você tenha uma experiência aterrorizante como leitor e espectador.

Ghostwatch

Livro: O Demônio de Gólgota // O clássico de Frank de Felitta e o longa dirigido por Lesley Manning têm mais semelhanças do que o fato de ambos despertarem o terror mais profundo em seus leitores e espectadores.

No filme, uma repórter, seguida por dois cinegrafistas, partem para uma casa que, acredita-se, está sendo alvo de atividades paranormais O detalhe especial para o filme é que ele conseguiu enganar boa parte da audiência britânica da BBC ao ser lançado como um programa de TV normal. Já em O Demônio de Gólgota, dois pesquisadores da parapsicologia seguem até uma igreja no Vale do Gólgota que tem um histórico para lá de assustador, onde se encontram com um padre tentando exorcizar o local, e devolvê-lo à graça de Cristo. Provavelmente a equipe de reportagem de Ghostwatch estaria cobrindo esse evento.

Em ambos os casos, temos atenções divididas entre aqueles que creem e aqueles que não creem, em situações que fogem completamente do controle humano. Apesar da obra de Felitta ser mais explícita em suas descrições, os dois dão uma boa dobradinha.

Blow the Man Down

Livro: As Bruxas de Bass Rock // Neste novo e poderoso livro de Evie Wyld, três mulheres, de três períodos de tempo diferentes, descobrem, através de situações sutis ou escancaradas, como suas vidas, suas vontades e seus desejos foram implacavelmente liderados e encaminhados por homens. Já no filme de Bridget Savage Cole e Danielle Krudy, duas irmãs precisam encobrir um crime que cometeram, mas descobrirão diversos segredos terríveis na pacata cidade em que vivem.

Apesar do tom do longa ser muito mais cômico do que o do livro, os dois se conectam pela diferença: enquanto as mulheres de As Bruxas de Bass Rock são cerceadas e distanciadas de si mesmas, as mulheres na cidade costeira de Blow the Man Down são quem realmente comanda a cidade. Tudo que acontece no local, passa pelo aval ou descontentamento das anciãs, sendo elas quem comandam os negócios, são donas dos bares, hotéis e lojas.

Mesmo diferentes, ambas as obras dialogam sobre como mulheres podem, e devem, assumir as rédeas de suas próprias vidas.

O Peso do Passado

Livro: Damas Noir // Em Damas Noir, uma seleção de textos de várias autoras busca inserir personagens mulheres em narrativas típicas de filmes noir. Nesse tipo de filme, a presença feminina era, geralmente, deixada para os papéis de femme fatale, que procuram a ajuda de um típico detetive (com sobretudo e chapéu fedora) para resolver algum caso — exemplo perfeito é visto em O Falcão Maltês. Como organizadora, Joyce Carol Oates encontrou histórias que suprissem essa falta. 

O Peso do Passado não é um filme de terror ou noir, mas é um filme de ação, dirigido por Karyn Kusama, que utiliza tropos comumente vistos em filmes do gênero para personagens masculinos: um detetive ou policial, cujo passado possui uma marca inalterável de violência trazida até ele por um erro em seu trabalho, que o deixou com terríveis traumas. Porém, neste filme, temos uma mulher assumindo esse papel, interpretada por Nicole Kidman. 

Ambas as obras, nesse caso, subvertem e exploram lados diferentes de gêneros já consagrados. 

LEIA+: GOLPES, DETETIVES E SEGREDOS: 7 FILMES DE HORROR NOIR

Gasparzinho

Livro: Como ter um Amigo Fantasma // Esse aqui é bastante óbvio. Nada melhor para complementar um livro que te dá dicas sobre como ter um amigo fantasma do que um filme que te mostra, na prática, como lidar com essa amizade — e ainda por cima, te ensina também a lidar com os tios bastante terríveis desse novo amigo. 

Ter um amigo fantasma é excelente, todos deveriam experimentar. 

Bônus: Orgulho e Preconceito e Zumbis

Livro: Orgulho e Preconceito //  Sim, a obra mais conhecida de Jane Austen tem algumas adaptações por aí. Mas dessa vez escolhemos recomendar um outro filme: a paródia Orgulho e Preconceito e Zumbis. O filme também é derivado de um livro, escrito por Seth Grahame-Smith, que utiliza os personagens consagrados de Austen em uma Inglaterra vitoriana repleta de mortos-vivos. Mais ainda que o livro, o filme surge repleto de referências e piadas sobre a questão, além de ótimas lutas de espadas contra devoradores de cérebros. 

*

Prontos para a maratona de livros e filmes? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.