10 fantasmas icônicos do cinema

Seja por seus visuais inesquecíveis, pelas reviravoltas em suas histórias ou pela nostalgia, estes fantasmas se tornaram alguns dos mais queridos do cinema.

Quem não adora uma boa história de fantasmas? Eles podem ser um eco, uma memória, a personificação em energia de alguém que já se foi. Alguns fantasmas são aterrorizantes, difíceis de lidar, perturbam suas vítimas e nos deixam morrendo de medo durante longas e terríveis noites.

LEIA+: 13 FILMES DE TERROR COM ESPÍRITOS MACABROS

Outros não. Outros fantasmas são divertidos, companheiros e amigos. Alguns não sabem muito bem que são fantasmas, outros foram aprisionados e usados para propósitos malignos.

Independentemente de qual for seu tipo de fantasma favorito, a Macabra selecionou 10 dos mais icônicos companheiros assombrados dos filmes de terror. Com visuais memoráveis, filmes que ficaram em nossos corações ou atuações irresistíveis, esses são alguns de nossos fantasmas favoritos do cinema.

Gasparzinho

Gasparzinho, o Fantasminha Camarada, 1995 // Um fantasminha amigo, que marcou muitas infâncias e conquistou uma geração inteira, a história de Gasparzinho é um bocado triste — levando em consideração que ele é uma criança — mas, apesar de tudo, isso não alterou seu bom coração. Um dos fantasmas mais carismáticos do cinema.

Geleia

Os Caça-Fantasmas, 1984 // Outro fantasma que marcou a infância de muita gente, muitos vão se lembrar daquele ser etéreo e estranho que perturbou tanto o grupo dos Caça-Fantasmas que acabou se tornando parte da equipe nas histórias feitas para além dos filmes, nas séries e desenhos animados lançados após o sucesso dos dois primeiros longas. Neles, o Geleia foi adotado pelo time e passou a ajudá-los sempre que podia — não perdendo seu jeitão de fantasma desastrado.

Besouro Suco, Adam e Barbara Maitland

Os Fantasmas se Divertem, 1988 // Difícil mencionar Os Fantasmas se Divertem e escolher somente um dos fantasmas do filme. Apesar dos visuais icônicos de todos os fantasmas coadjuvantes, é no trio de aparições principais que o foco recai: Besouro suco (Michael Keaton), o bio-exorcista, e Adam (Alec Baldwin) e Barbara Maitland (Geena Davis), o casal recém-falecido que ainda está aprendendo o ofício da assombração. Os Fantasmas se Divertem é um clássico da comédia de terror por um motivo: seus personagens excêntricos são cativantes e seus fantasmas, bom, seus fantasmas são estranhos — do jeito que a gente gosta.

As gêmeas Grady

O Iluminado, 1980 // No filme de 1980 de uma das obras mais famosas de Stephen King, todos os fantasmas do Overlook são visualmente simples, mas interessantes. No livro, com suas histórias um pouco mais aprofundadas, acabamos ficando ainda mais curiosos para conhecer mais sobre eles. Tanto que a intenção de fazer uma prequel mostrando a história do Overlook existe, e tem sido levada adiante por J.J. Abrams. Mas talvez os fantasmas mais icônicos do filme sejam as gêmeas Grady, com seus vestidos azuis, habitando os corredores do hotel mais amaldiçoado do terror.

Victor Pascow

Cemitério Maldito, 1989 // A família Creed está com sérios problemas. O caçula da família,  Gage (Miko Hughes), atropelado por um caminhão, acaba sendo trazido de volta por seu pai, após ser enterrado em um cemitério de animais em uma cidadezinha no Maine. Mas desde sempre houve uma voz da razão alertando Louis Creed (Dale Midkiff) que essa não era a melhor solução. Victor Pascow (Brad Greenquist) sempre apareceu para avisar os perigos das decisões de Louis. Nesta adaptação que é uma das obras favoritas dos fãs do mestre Stephen King, Pascow se tornou um personagem muito querido pelos fãs. 

Jack Goodman

Um Lobisomem Americano em Londres, 1981 // Assim como Pascow, em Cemitério Maldito, Jack Goodman (Griffin Dunne) é um tipo de espírito que dá aquela mãozinha para o protagonista. Goodman avisa que David (David Naughton) foi mordido e logo se transformará em uma criatura animalesca e incontrolável. Assim como Pascow, também, Goodman conquistou os fãs por sua natureza um tanto quanto cínica. 

Santi

A Espinha do Diabo, 2001 // Mantendo Carlos (Fernando Tielve) com os cabelos em pé durante toda a sua trajetória no orfanato — quando o garoto já tinha o suficiente do mundo físico e da guerra civil espanhola para se preocupar — talvez não tenha sido a melhor forma de fazer um amigo para Santi (Junio Valverde), mas o personagem se tornou um dos mais conhecidos entre o panteão de personagens icônicos de Guillermo del Toro.

Os 12 Fantasmas

13 Fantasmas, 2001 // Remake do filme de mesmo nome dos anos 1960 de William Castle, talvez a maior conquista do filme de 2001 seja a forma como expande seu universo, criando um pano de fundo para cada um dos fantasmas. E, aliás, cada um deles com um design terrível e assustador. No filme, após receber de herança um casarão, Arthur Kriticos (Tony Shalhoub) descobre que tudo não passou de uma armadilha de seu tio para reunir a última peça do quebra-cabeças e libertar grande poder. Por mais datado que o filme possa parecer, ele ainda é bastante impressionante quando vemos a galeria de vilões.

Dr. Malcolm Crowe

O Sexto Sentido, 1999 // Se você nunca assistiu O Sexto Sentido, ficamos tristes em estragar essa grande surpresa cinematográfica para você. Mas o caso é que um dos melhores e mais icônicos personagens de Bruce Willis é, também, um dos mais icônicos fantasmas — que passa toda a duração do filme de M. Night Shyamalan sem saber que é um fantasma. O jovem Cole (Haley Joel Osment) sabe o segredo, mas como dizer para alguém “você está morto”?

Grace Stewart

Os Outros, 2001 // Quando pensamos em filmes com reviravoltas e fantasmas, Os Outros é um dos mais lembrados, lado a lado com O Sexto Sentido. Novamente, esperamos não ter estragado a surpresa para ninguém, mas não poderíamos deixar Grace Stewart (Nicole Kidman) de fora dessa lista. Todo o incômodo que Grace sente ao longo do filme, acreditando fortemente que está viva, enquanto sente que algo está vivendo junto dela e de seus filhos na casa, é algo extremamente crível. Destaque também aos dois empregados que Grace contrata, Mrs Mills (Fionnula Flanagan) e Mr Tuttle (Eric Sykes), que conseguem deixar tudo ainda mais desconfortável.

*

Qual o seu fantasma favorito da ficção? Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.