10 filmes com festas macabras para curtir no carnaval

Essa é para você curte o bloquinho carnavalesco no conforto de casa: dez dicas de filmes com festas para lá de assustadoras para você maratonar no feriado.

Carnaval chegando, os convites para os bloquinhos se acumulando, mas às vezes a nossa maior vontade é ficar em casa, descansar, assistir um filminho, não é? Se você é daqueles que já está com todos os dias da folia preparados, tudo bem, a Macabra tem algumas dicas de fantasias fáceis que combinam com seu lado dark. Mas, se você está querendo mesmo ficar em casa, nós também temos a solução.

LEIA+: CARNAVAL MACABRO: 8 FANTASIAS PARA UMA FOLIA TREVOSA

Reunimos dez filmes com festas assombrosas de todos os tipos para você que quer curtir em casa, mas também quer assistir uma festinha. Nós só precisamos avisar que nem todas as festas nessa lista acabam bem. 

Clímax

Climax, 2018 // No meio dos anos 1990, um grupo de dançarinos franceses se reúnem para um ensaio de três dias em uma escola situada no meio de uma floresta. Enquanto estão por lá para o ensaio, eles planejam uma festa com uma boa quantidade de sangria para todos. Mas, depois da festa, as coisas começam a ficar estranhas e eles sentem que há algo errado. Talvez eles tenham sido drogados? O que era apenas uma festa se transforma em caos seguindo o ritmo alucinado da música, descendendo a um inferno psicótico com consequências desastrosas. Escrito e dirigido por Gaspar Noé, o filme conta com Sofia Boutella no elenco. O ritmo frenético e vertiginoso da festa é uma boa pedida para iniciar os trabalhos carnavalescos.

Morte, Morte, Morte

Bodies Bodies Bodies, 2022 // Nada melhor que reunir alguns amigos para fazer uma festinha. Mas, quando resolvemos fazer uma coisa dessas, é melhor que a gente conheça muito bem nossos convidados. Em Morte, Morte, Morte, dirigido por Halina Reijn e escrito por Sarah DeLappe e Kristen Roupenian, um grupo de amigos planeja uma festinha durante um temporal. Com a chuva forte, eles passarão a noite toda trancados uns com os outros, em um local isolado, sem terem para onde ir. Quando mortes começam a acontecer, eles vão repensar a decisão dessa festa.

A Orgia da Morte

The Masque of the Red Death, 1964 // Enquanto as vilas são tomadas pela Praga Vermelha, Príncipe Prospero (Vincent Price) reúne diversos membros da aristocracia em seu palácio para festejar e mantê-los longe dos perigos da doença. Durante o baile de máscaras, Prospero vê uma figura trajada totalmente de vermelho, mesmo que ele tenha proibido a cor durante a festa. Agora, porém, Prospero terá que enfrentar seus piores terrores diante de tal afronta. Clássico do ciclo de Poe de Roger Corman, o filme é uma releitura levemente baseada no conto “A Máscara da Morte Rubra”.

LEIA+: 16 FILMES ADAPTADOS DA OBRA MACABRA DE EDGAR ALLAN POE

A Sociedade dos Amigos do Diabo

Society, 1989 // Se você está procurando um filme com uma festa estranha e gente esquisita, esse aqui está recomendadíssimo. Dirigido por Brian Yuzna, escrito por Zeph E. Daniel (nos créditos como Woody Keith) e Rick Fry, A Sociedade dos Amigos do Diabo é um clássico da estranheza e do horror corporal. No filme, Bill (Billy Warlock) está com um problema: ele se sente muito diferente dos seus pais, sua irmã e até mesmo de sua namorada. Constantemente o jovem acredita que tenha algo errado com ele. Certo dia, porém, ele descobre que, na verdade, há uma festa rolando — uma festa pra lá de estranha, com swing e cenas indizíveis. 

A Mão Assassina

Idle Hands, 1999 // A vidinha monótona e tranquila de Anton de fumar maconha e assistir TV é interrompida quando, certo dia, ele acorda e seus pais foram transformados em decorações de Halloween — sem as cabeças, claro. Anton descobre que sua mão direita está com sede de sangue e pronta para assassinar o que encontrar pela frente, e talvez a única forma de detê-la sendo o detendo também. Dirigido por Rodman Flender, o filme faz parte da leva de terror adolescente da virada dos anos 1990. Com Devon Sawa, Seth Green e Jessica Alba, o filme tem uma ótima cena de festa com The Offspring tocando — e até seu vocalista, Dexter Holland, entra na mira da mão assassina. Ah, e Tom DeLonge, do Blink 182, também faz uma participação especial. 

O Massacre

The Slumber Party Massacre, 1982 // Um grupo de adolescentes no final do Ensino Médio planeja uma festa do pijama para se divertirem um pouco, fofocar, falar sobre garotos. Porém, seus planos são interrompidos quando um assassino aparece no local, e planeja assassinar a todas. Dirigido por Amy Holden Jones, corroteirizado por Jones e Rita Mae Brown, O Massacre tem uma festa menos alucinada com as músicas e as danças, mas não por isso menos movimentada. 

Convite Maldito

The Invitation, 2022 // Às vezes é melhor evitarmos certas festas. Evie (Nathalie Emmanuel) nunca conheceu o restante de sua família. Quando sua mãe falece, e ela fica sem parentes, ela resolve fazer um teste de DNA e descobre um primo afastado. Ao entrar em contato com o jovem, Evie é convidada por ele a comparecer a uma festa de casamento e, assim, ter a chance de conhecer os outros membros da família. Mas há algo de macabro no lugar e em seus familiares. Por que, afinal, Evie tem recebido mais atenção que a noiva? Dirigido por Jessica M. Thompson e escrito por Blair Butler, Convite Maldito deixa bem claro que não precisamos aceitar todos os convites dos parentes.

Baile de Formatura

Prom Night, 1980 // Os erros do passado sempre acabam retornando em algum momento. Em uma festa de formatura, um assassino tem caçado os jovens responsáveis pelo assassinato de um colega seis anos antes. Dirigido por Paul Lynch, o filme de 1980 tem Leslie Nielsen e Jamie Lee Curtis. Um remake foi produzido em 2008, intitulado no Brasil como A Morte Convida Para Dançar, com Brittany Snow e James Ransone no elenco. 

Monstros

Freaks, 1932 // Em 1932, Tod Browning deu um passo ousado ao escalar diversas pessoas com deficiências físicas aparentes para seu filme, baseado no conto “Spurs”, de Tod Robbins. Na história, um grupo de artistas circenses tem seu tênue equilíbrio ameaçado quando uma mulher “normal” decide se casar com um dos membros da trupe. Recheado de cenas brilhantes, talvez a cena da festa de casamento seja uma das mais icônicas do filme.

LEIA+: CURIOSIDADES SOBRE O FILME FREAKS

Entes Queridos

The Loved Ones, 2009 // Lola (Robin McLeavy) é apaixonada por um jovem de sua escola, Brent (Xavier Samuel), que se envolveu em um trágico acidente no passado que levou à morte de seu pai. Quando ele não aceita ir com ela ao baile, principalmente por já ter uma namorada, Lola acabará mostrando que seu convite não aceitava não como resposta. Dirigido por Sean Byrne, a festa em Entes Queridos é bastante decadente, mas tem um globo de espelhos, então deve contar como festa, não é?

Bônus: “The Masque of the Red Death”

Episódio 2 de A Queda da Casa de Usher, 2023 // A última série de Mike Flanagan para a Netflix (até o momento) mexeu com os corações dos fãs do cineasta e de Edgar Allan Poe. Utilizando os escritos do autor de Baltimore como inspiração e base para personagens e histórias dos episódios, Flanagan novamente serviu entretenimento de qualidade. No segundo epidósio da série, “The Masque of the Red Death”, acompanhamos a festa de um dos herdeiros de Usher, Prospero. E aquela sim é o que podemos chamar de festa macabra! Assim como Orgia da Morte, listado aqui, o episódio foi inspirado em “A Máscara da Morte Rubra”.

LEIA+: AS REFERÊNCIAS DO UNIVERSO DE POE NA SÉRIE A QUEDA DA CASA DE USHER, DE MIKE FLANAGAN

*

E você, quais seus planos para o carnaval? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.