O universo é vasto, e existem mais coisas entre o céu e a terra que sonha nossa vã filosofia. Entre um momento corrido no dia a dia e outro, nos deparamos com pequenas situações que fazem nossa vida parecer um pouquinho mais mágica. Tomar aquele chá poderoso depois de um dia difícil, acreditar no poder das ervas ou na leitura de tarô, acreditar em signos ou simplesmente acordar de um sonho e pesquisar seus significados. Podemos encontrar pequenas fagulhas mágicas todos os dias ao nosso redor.
Na coleção Magicae, da DarkSide Books, um novo universo repleto de magia se abre a cada página virada. De textos históricos sobre a bruxaria ao longo dos séculos a manuais de uma boa bruxa moderna, de nomes mágicos da literatura a livros para nossas pequenas bruxinhos e bruxinhas, a coleção Magicae tem opções para todos se encantarem com a magia.
LEIA+: MAGIA NO CINEMA: A BRUXARIA NAS TELAS EM UM SÉCULO
E a magia pode se manifestar de diversas formas. Aquela frase que diz que todos temos algo mágico dentro de nós é comprovada na lista de filmes encantados que separamos para nossos leitores. Pegue seu chá, seu espírito protetor e seu gatinho preto para conferir a dica de 10 filmes encantados.
As Bruxas de Eastwick
The Witches of Eastwick, 1987 // A vida é um pouco pacata demais para Alexandra (Cher), Jane (Susan Sarandon) e Sukie (Michelle Pfeiffer). Vivendo na pequena cidade de Eastwick, na costa da Nova Inglaterra, as três mulheres já passaram um bocado na vida, mas sentem que deveriam viver mais — e isso, para elas, significa encontrar um homem interessante, diferente daqueles que elas vivem cercadas. O desejo das três é atendido quando o misterioso Daryl Van Horne (Jack Nicholson) chega à cidade. Logo Alexandra, Jane e Sukie descobrem que nem todos os pedidos podem ser realizados, e que contra uma magia poderosa somente outra ainda mais forte pode vencer.
Dirigido por George Miller e baseado em um livro de John Updike, As Bruxas de Eastwick é uma boa história sobre magia e a conquista da liberdade, de descobrir os próprios poderes e saber como utilizá-los em um momento de crise. Um filme divertido com um elenco de peso.
Coraline e o Mundo Secreto
Coraline, 2009 // Coraline acaba de se mudar com os pais para um lugarzinho distante, estranho, cheio de personagens excêntricos — e alguns até assustadores. Tudo parece sem graça, principalmente pelo fato de estar tão longe de seus amigos. Passando por aquele momento da adolescência em que todos parecem estar contra ela, Coraline sonha em ter pais mais alegres, mais movimento em sua vida, mais diversão. Certa noite, ela encontra uma passagem secreta para outro mundo. Mas lá as coisas são ainda mais aterrorizantes do que em sua vida real, e ela acaba percebendo que sempre teve o que precisava ao seu lado.
A magia em Coraline está ligada a uma bruxa poderosa e a um mundo paralelo cheio de perigos, mas há algo de mágico na própria personalidade da personagem título. Ao se confrontar com a magia, ela descobre que pode usá-la para escapar e para salvar seus novos amigos. Depois que retorna do outro mundo, Coraline continua com uma fagulha mágica dentro de si, capaz de se encantar e encantar a todos. Dirigido por Henry Selick, grande nome do stop motion, e adaptado de um livro de Neil Gaiman, Coraline é um filme mágico e fascinante.
Jovens Bruxas
The Craft, 1996 // Sarah (Robin Tunney) acabou de se mudar para Los Angeles. Com dificuldades para se enturmar em sua nova escola católica, Sarah acaba chamando a atenção de um grupo de jovens que se denominam bruxas e são párias para o resto do colégio. Nancy (Fairuza Balk), Bonnie (Neve Campbell) e Rochelle (Rachel True) estavam procurando uma quarta integrante para conseguirem conjurar alguns feitiços. Com o grupo formado, as quatro começam a compreender os poderes naturais, até que um dia as coisas saem do controle.
Um clássico dos anos 1990, Jovens Bruxas inspirou uma geração de garotas a encontrarem seus próprios poderes ocultos e, acima disso, compreenderem o peso de seus pedidos ao universo. Dirigido por Andrew Fleming, que também assinou o roteiro a partir de uma história de Peter Filardi, Jovens Bruxas é um excelente exemplo de filme mágico e de como lidar com a magia. O longa recebeu uma “sequência espiritual” em 2020, intitulada Jovens Bruxas: Nova Irmandade, dirigida por Zoe Lister-Jones, que utiliza alguns elementos do filme original.
LEIA+: NÓS SOMOS AS ESTRANHAS, SENHOR: 7 CURIOSIDADES DE JOVENS BRUXAS
Da Magia à Sedução
Practical Magic, 1998 // As mulheres da família Owens sofre de uma maldição: sempre que se apaixonam, algo trágico acontece para separar os pombinhos. Além de chagas profundas e bastante amargura que essa maldição deixou nas gerações anteriores, ela também fez com que as duas mulheres mais jovens da família tivessem sérios problemas em aceitar suas paixões. Gil Owens (Nicole Kidman) é uma jovem de espírito livre que, acompanhando os feitiços de suas tias para outras mulheres apaixonadas, sonhava com o dia que se apaixonaria perdidamente. Enquanto isso, sua irmã Sally (Sandra Bullock) prometeu nunca se apaixonar. Mas quando Gil pede ajuda para Sally para se livrar de um relacionamento complicado, Sally terá seu destino cruzado com um homem que ela imaginou não existir.
Dirigido por Griffin Dunne e adaptado do livro de mesmo nome de Alice Hoffman, a família Owens encantou espectadores e leitores desde o momento em que livro e filme foram lançados. Uma história mágica e poderosa sobre o amor e sobre como utilizar as forças ocultas a seu favor, Da Magia à Sedução continua conquistando fãs ainda hoje.
O Mistério do Relógio na Parede
The House with a Clock in Its Walls, 2018 // Após a morte de seus pais, o jovem Lewis (Owen Vaccaro) é enviado para viver com seu tio Jonathan (Jack Black). Antes alheio aos verdadeiros trabalhos ocultos de seu tio, Lewis logo descobre que o homem é um feiticeiro, e embarca em um universo de magia. Lewis, que sempre foi considerado o garoto estranho da escola, passa a ganhar autoconfiança conforme estuda com seu tio e a amiga dele, Florence Zimmerman (Cate Blanchett). Mas há um perigo à espreita, um antigo mago chamado Isaac Izard (Kyle MacLachlan) que está aguardando o menor deslize de Lewis para se libertar.
Um filme divertido sobre encantamentos e feitiçarias, e sobre tentar sempre fazer o que é correto, O Mistério do Relógio na Parede, além de contar com um elenco fascinante, foi dirigido por Eli Roth e adaptado do livro de mesmo nome escrito por John Bellairs.
Labirinto, a Magia do Tempo
Labyrinth, 1986 // Cansada da vida que leva e de ter que bancar a babá de seu irmãozinho caçula, a jovem Sarah (Jennifer Connelly) acaba atraindo a atenção do Rei Goblin (David Bowie) para levar o bebê embora, e seu desejo é atendido. Mas Sarah percebe o equívoco que cometeu, e parte em busca de Toby, através do labirinto, cheio de personagens excêntricos e estranhos — dos mais divertidos aos mais assustadores, dispostos a ajudá-la ou atrapalhá-la.
Um clássico dos anos 1980 com uma atuação impecável de David Bowie, Labirinto, A Magia do Tempo, é uma história fascinante e encantadora sobre lidar com seus problemas, amadurecer e, claro, magia e feitiçaria. O filme foi dirigido por Jim Henson, o mago dos bonecos, criador dos Muppets e de Família Dinossauros, e contou com uma novelização do roteiro escrita por A.C.H. Smith.
A Viagem de Chihiro
Spirited Away, 2001 // Chihiro não está feliz com a mudança que sua família está fazendo, indo para uma cidadezinha no interior do Japão. Durante a viagem, o pai de Chihiro acaba pegando um caminho errado e se deparando com um túnel. Dispostos a explorar a região, eles encontram um parque do outro lado e, para sua surpresa, um restaurante. Como não encontram um garçom, os pais de Chihiro comem e decidem pagar depois. Chihiro não quer, e acaba saindo do local para dar mais uma olhada em volta. Entretanto, quando se encontra com um jovem chamado Haku, Chihiro descobre que está sob enorme perigo. Ao tentar encontrar seus pais, ela os encontra transformados em porcos. O local, na verdade, está infestado de monstros, bruxas e criaturas estranhas.
Grande sucesso do Estúdio Ghibli, escrito e dirigido por Hayao Miyazaki, A Viagem de Chihiro é uma incrível história de descoberta de um mundo mágico fascinante e assustador. Ao longo de suas descobertas — sobre a magia e sobre si mesma — Chihiro irá conhecer personagens que a ajudarão e a atrapalharão em sua jornada.
Stardust: O Mistério da Estrela
Stardust, 2007 // Todos sabem que o mundo mágico de Stormhold fica logo ali, depois daquele muro, passando por aquela brecha na parede, mas poucos se arriscam a ir até lá. Quando decide provar seu amor, Tristan (Charlie Cox) promete recuperar a estrela cadente que ele viu cair para lá do muro. Mas ele não esperava se apaixonar logo pela Estrela Yvaine (Claire Danes). Com milhares de perigos indo de encontro a eles, Tristan irá lutar para retornar para o mundo normal — ou sua vida agora é mágica demais para isso?
Outra obra de Neil Gaiman adaptada para os cinemas. Com direção de Matthew Vaughn, Stardust sem dúvida se encaixa na categoria “filme mágico”. A história de Tristan e Yvaine e todos os perigos que eles encontraram por Stormhold é cheio de encantos e descobertas mágicas.
Encanto
Encanto, 2021 // Mirabel nasceu na família encantada Madrigal. Todos da pequena cidadezinha no interior da Colômbia sabem que podem contar com os Madrigal, cada um deles com seu poder — força, transmutação, alterações no clima e na vegetação. Mas Mirabel é a exceção. Ela não possui nenhum poder, e muitos a acham estranha por isso, sendo a única da família que não teve uma revelação sobre o que ela pode fazer de melhor para ajudar as pessoas. Mas quando uma crise irrompe na família, Mirabel terá que amadurecer e perceber que nem só de poderes uma família mágica é feita.
Lançamento recente da Disney, Encanto teve direção de Jared Bush, Byron Howard e Charise Castro Smith, e se tornou um sucesso instantâneo. Suas músicas ficaram nas paradas de sucesso e concorreram ao Oscar — dos quais o filme ganhou na categoria Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Filme de Animação. Um filme encantado, com uma história mágica sobre descobertas e família.
O Mágico de Oz
The Wizard of Oz, 1939 // Após um tornado que devasta sua cidade e a leva pelos ares, a jovem Dorothy (Judy Garland) acorda e descobre que está na estranha terra de Oz, junto de seu cãozinho Toto. Fazendo de tudo para voltar para casa, Dorothy precisa se reunir com o mágico Oz, que tem poderes de levá-la de volta. A garotinha também conta com a ajuda dos amigos que faz pelo caminho: Homem de Lata (Jack Haley), o Leão Covarde (Bert Lahr) e o Espantalho (Ray Bolger). Apesar dos perigos, principalmente das bruxas que dominam o local, Dorothy precisa se apressar para encontrar Oz.
Um clássico do cinema dirigido por Victor Fleming e adaptado de um dos grandes clássicos norte-americanos da literatura, escrito por L. Frank Baum, O Mágico de Oz é um dos filmes mais encantadores e fascinantes da história dos filmes norte-americana. Dorothy faz importantes descobertas sobre amizade e sobre ela mesma enquanto busca uma forma de retornar para casa — para qual retorna, mas completamente mudada por dentro.
LEIA+: LANÇAREMOS UM FEITIÇO EM VOCÊ: 7 BRUXAS ICÔNICAS DO CINEMA
*
Gostou da lista mágica? Qual seu filme favorito listado? Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.