Ah, o verão! Essa estação do ano tão pouco amigável, repleta de mosquitos e suor.
Uma tradição bastante comum no hemisfério norte, e até em alguns locais aqui do hemisfério sul, os acampamentos de verão reúnem jovens para atividades, exercícios e socialização. A gente espera que neste ano, em particular, o pessoal #fiqueemcasa até ser seguro fazer essa zorra novamente, mas até lá vamos treinando com o cinema — o terror não brinca em serviço e os filmes slasher se divertem muito com esse cenário.
LEIA+: 13 OBJETOS AMALDIÇOADOS DOS FILMES DE TERROR
Se você também acha que o verão é um terror, e que acampamentos de verão parecem ideias piores ainda, fique de olho nessa lista e fuja (ou corra de braços abertos) desses filmes!
Sexta-Feira 13
Friday The 13th, 1980 // Bom, seria injustiça começar essa lista com outro filme que não fosse o primeiro da franquia responsável pela maior quantidade de sangue derramada em acampamentos de verão dos Estados Unidos. Crystal Lake é ambiente reconhecido de fãs de horror, onde Jason Voorhees passou parte de sua infância, sua mãe tentou se vingar e onde ele retornou para cumprir o que sua mãe não terminou. Para quem não sabe: você vai até Camp Crystal Lake querendo relaxar, ficar com seus amigos, mas um assassino com uma máscara pode estar te observando pela janela. Então, tomem cuidado.
LEIA+: A PRESENÇA MACABRA E EVISCERADORA DE JASON VOORHEES NOS VIDEOGAMES
Acampamento Sinistro
Sleepaway Camp, 1983 // Um dos grandes slashers dos anos 1980, Acampamento Sinistro também foi início de uma franquia um pouco menos conhecida que Sexta-Feira 13. Angela Baker é nossa protagonista, uma garota muito tímida, que só conta com a amizade do primo, e coisas horríveis começam a acontecer no acampamento justamente no verão que a mãe a obriga a ir.
Você Pode Ser o Assassino
You Might Be The Killer, 2018 // Esse filme é um pouco diferente dos outros da lista. O dono de um acampamento de verão começa a presenciar um massacre de seus monitores (e somente dos monitores, as crianças acampadas estão livres nessa), e liga desesperado pedindo a ajuda de sua melhor amiga. Só que, com a ajuda dela, ele vai perceber que a situação é muito pior do que ele pensava. O filme brinca bastante com elementos de slasher e é puro entretenimento. O elenco conta com Fran Kranz, que fez o divertidíssimo O Segredo da Cabana, e Alyson Hannigan, a eterna Willow do seriado Buffy.
LEIA+: FINAL GIRLS: AS SOBREVIVENTES DO HORROR
Chamas da Morte
The Burning, 1981 // Um antigo zelador de um acampamento de verão, que ficou desfigurado após uma terrível brincadeira que deu errado, resolve se vingar daqueles adolescentes que fizeram que o acidente acontecesse. O filme tem cenas interessantes e acompanha aquilo que já conhecemos do slasher: sexo, punição, vingança, mas não deixa de ser um filme divertido.
Terror nos Bastidores
The Final Girls, 2015 // Outro filme mais recente que brinca com estereótipos e elementos dos filmes slasher, Terror nos Bastidores tem Taissa Farmiga, Nina Dobrev, Malin Akerman e Adam Devine no elenco. Sofrendo pela morte da mãe, uma famosa scream queen dos anos 1980, a personagem principal se vê presa em um dos filmes mais conhecidos de sua mãe, e precisa, junto dela, lutar para sobreviver.
Psicose para Matar
Cheerleader Camp, 1988 // Mais tradicional para os norte-americanos do que um acampamento de verão, são animadoras de torcida. E, quando se juntam os dois, as coisas podem se tornar realmente assustadoras. Psicose para Matar é basicamente isso: um assassino desconhecido começa a assassinar animadoras de torcida em um acampamento de verão.
Madman
Madman, 1981 // Em uma estranha mistura de Candyman com o já conhecido elemento slasher de “homem que retorna para se vingar”, Madman conta a história de crianças que repetem o nome do antigo lenhador e serial killer Madman Marz e seus monitores começam a morrer de formas horríveis.
A Família Addams 2
Addams Family Values, 1993 // Sim, não poderíamos deixar uma das famílias mais macabras de fora. Se acampamento de verão é algo tão a cara da classe média norte-americana, é claro que os Addams iriam tirar sarro disso. Como esquecer das icônicas cenas de Wednesday (ou Vandinha, para nós), ignorando completamente todas as vontades dos monitores do acampamento e causando a revolução dos garotos e garotas mais estranhos? Sempre bom relembrar.
LEIA+: CONHEÇA OS ADDAMS, A FAMÍLIA MACABRA QUE TANTO AMAMOS
Summer Camp
Summer Camp, 2015 // Essa exceção aqui não se passa em um acampamento norte-americano, mas na Europa. Cinco monitores americanos viajam para o outro continente para liderarem um acampamento europeu durante o verão, mas há um vírus que está afetando animais da região e tem avançado para os humanos.
Stage Fright
Stage Fright, 2014 // Existem pessoas no mundo que odeiam musicais, mas nenhuma dessas pessoas odeia tanto quanto o vilão de Stage Fright. Nesse filme, um acampamento de verão tem por objetivo organizar uma grande apresentação musical, mas o local acaba sendo alvo de um maníaco assassino que tem um grande problema com esse tipo de atração.
*
Gostou da lista de recomendações de filmes que se passam em acampamentos de verão? Confira outras dicas de filmes na categoria Listas no blog. Comente com a Macabra no Twitter e no Instagram.