11 Filmes de terror que se tornaram séries de TV

Quanto mais das nossas histórias favoritas, melhor. Relembre onze filmes de terror que se tornaram séries de TV.

O sucesso de uma obra muitas vezes desencadeia um desejo irresistível de explorar seu universo ao máximo. No caso do terror, essa dinâmica pode se tornar tanto uma bênção quanto uma maldição. A busca das produtoras por sequências de filmes populares frequentemente resultou em obras que caíram no esquecimento, e nem todos os remakes conseguiram cativar o público.

No entanto, o terror também encontrou um lar nas séries de televisão, muitas das quais se revelaram extraordinariamente bem-sucedidas. Ao expandir as tramas originais, introduzir novos personagens ou explorar prelúdios e sequências, essas séries ofereceram aos fãs experiências novas e cativantes. A Macabra destaca onze dessas séries que transcenderam das telonas para as telinhas, mantendo viva a chama do terror.

A Hora do Pesadelo: O Terror de Freddy Krueger

Freddy’s Nightmares, 1988–1990 // O primeiro filme de A Hora do Pesadelo foi lançado em 1984. Nos anos seguintes, Freddy Krueger teve um filme no cinema a cada ano, praticamente. E, ao final da década, já era um dos vilões mais queridos do terror. Com suas piadas e suas gracinhas, não demorou muito para que os produtores vissem suas possibilidades e aumentassem seu cachê para além das telonas.

Em 1988, mesmo ano do lançamento do quarto filme da franquia, A Hora do Pesadelo 4: O Mestre dos Sonhos, o vilão ganhava uma série de TV. Com 44 episódios, a série ficou no ar entre 1988 e 1990, todos os episódios contavam com Robert Englund como Freddy e apresentavam duas histórias diferentes. Na direção, nomes como Tobe Hooper, que dirigiu o piloto, Mick Garris, John Lafia e o próprio Englund trabalharam em alguns episódios. O episódio “Black Tickets”, número 14 da primeira temporada, foi também um dos primeiros créditos de Brad Pitt na TV.

Buffy: A Caça-Vampiros

Buffy the Vampire Slayer, 1997–2003 // Uma das séries mais queridas dos adolescentes dos anos 1990 e 2000, Buffy é, na verdade, derivada do filme de mesmo nome de 1992, dirigido por Fran Rubel Kuzui, que contou com nomes como Donald Sutherland, Paul Reubens, Rutger Hauer, Luke Perry e Kristy Swanson no elenco.

A série expande o universo criado no filme, onde uma jovem garota comum é escolhida como a caçadora daquela geração. Sarah Michelle Gellar encarnou o espírito da protagonista e conquistou o coração de jovens do mundo inteiro — quando a série foi ao ar, ao final dos anos 1990, e posteriormente, com novas audiências. Muitos que assistiam à série quando ela foi lançada tiveram a oportunidade de crescer com a personagem.

LEIA+: OS 27 ANOS DE BUFFY, A CAÇA-VAMPIROS

Hannibal

Hannibal, 2013–2015 // O infame canibal criado por Thomas Harris ficou conhecido no mundo todo através da personificação brilhante de Anthony Hopkins no filme O Silêncio dos Inocentes (1991). Antes disso, a tentativa de adaptar outra obra de Harris, Dragão Vermelho, o primeiro livro da franquia do serial killer, foi nos anos 1980. Com direção de Michael Mann, Caçador de Assassinos contava a história de Will Graham (William Petersen, que mais tarde viveria Gil Grissom, agente responsável pelo time de criminalística de CSI) e sua amizade com o canibal (aqui, chamado dr. Lecktor, e interpretado por Brian Cox). Posteriormente, Dragão Vermelho também foi adaptado com Anthony Hopkins como Lecter, e quem interpretou Will Graham foi Edward Norton. 

Mais de 20 anos depois, Will Graham e Hannibal voltariam a atormentar as mentes dos fãs com a série Hannibal, que mostra o início dessa estranha amizade e expande o universo criado por Harris. Contando com 39 episódios divididos em três temporadas, Graham é interpretado por Hugh Dancy e Hannibal por Mads Mikkelsen. Além de ter conquistado audiências que ainda viriam a conhecer os filmes anteriores dos personagens principais, Hannibal ainda garantiu lugar vitalício no coração de fãs que, ainda hoje, clamam pelo retorno da série.

Motel Bates

Bates Motel, 2013–2017 // Psicose é um dos filmes mais aclamados de Alfred Hitchcock. Lançado em 1960, foi por escolha do diretor que ele fosse gravado e exibido em preto e branco — não somente para conter os custos já baixos da produção, mas também porque, para Hitchcock, a famosa cena do chuveiro era muito sanguinolenta para as audiências. O filme foi e ainda é um dos maiores sucessos do terror, e é difícil recomendar filmes para novos fãs do gênero sem mencionar Psicose

No começo dos anos 2010, aproveitando a onda de filmes e séries de terror que estavam em alta, a família Bates retornou às telas com uma nova roupagem: contando o início da vida de Norma e Norman no famoso hotel em que Marion Crane foi vista pela última vez com vida, Motel Bates amplia a história criada por Robert Bloch e adaptada pelas mãos hábeis de Hitchcock. A série contou com 50 episódios, divididos entre cinco temporadas. 

Um Drink no Inferno

From Dusk Till Dawn: The Series, 2014–2016 // O filme de vampiros de Robert Rodriguez, um Drink no Inferno, lançado em 1996, conquistou os fãs por sua excentricidade e por seu elenco colossal — George Clooney, Quentin Tarantino, Salma Hayek, Juliette Lewis, além de nomes que se tornaram figurinha carimbado na produção do cineasta, como Danny Trejo, Cheech Marin, e a lenda dos efeitos especiais, Tom Savini. E mesmo depois de anos, é difícil esquecer tudo que acontece naquelas pouco mais de 1h45. 

Os irmãos Gecko e o Titty Twister acabaram sendo revisitados nos anos 2010, com a intenção de ampliar a mitologia criada por Rodriguez e dar novas aventuras aos irmãos — agora interpretados por D.J. Cotrona e Zane Holtz. Com 31 episódios divididos entre três temporadas, a série nunca foi anunciada como cancelada ou encerrada, mas os atores foram “liberados” de seus contratos e funções. Talvez, quem sabe, um dia teremos uma nova aventura dos Gecko?

Ash vs Evil Dead

Ash vs Evil Dead, 2015–2018 // Ash Williams é um ícone popular do terror e Evil Dead se tornou um dos filmes favoritos dos fãs, desde seu lançamento até hoje, quando é redescoberto de tempos em tempos — estando sempre em listas de melhores filmes de terror e filmes do gênero que devem ser vistos se você está começando nessas paragens.

Em 2015, Ash retornou depois de um longo tempo aposentado para lutar novamente contra os Deadites. A série Ash vs Evil Dead retoma a luta de Ash, agora mais velho, sem ignorar completamente os filmes anteriores, trazendo novos desafios e novas histórias para Bruce Campbell e seu personagem mais conhecido. Diferente da maioria das outras séries listadas, Ash vs Evil Dead não é um remake e também não é uma prequel, e sim pode ser considerada uma sequência (que até pode ser assistida se você não assistiu aos filmes, mas por que alguém deixaria de ver as obras-primas de Sam Raimi?). A série teve 30 episódios divididos em três temporadas.

LEIA+: GROOVY: 5 MOTIVOS PARA ASSISTIR A FRANQUIA THE EVIL DEAD

O Exorcista

The Exorcist, 2016–2018 // Clássico de William Friedkin, adaptado do livro de William Peter Blatty, O Exorcista é um dos filmes mais icônicos e conhecidos do terror. Mesmo para quem não assiste ao gênero, é fácil encontrar aqueles que já assistiram ou conhecem ao menos uma cena do filme de 1973. 

Além de manter sua soberania como um dos melhores filmes de terror já feitos, O Exorcista também conseguiu outro feito raro: produziu uma série de TV que, não sendo um remake ou sequência direta ou prequel da história de sua obra derivada, conservou um nível de qualidade altíssima para os padrões dos fãs de terror. Muitos consideram que a série de TV de O Exorcista seja, depois do filme original, a melhor criação dentro do universo da obra de Blatty. Na série, uma nova história é contada, com novos padres lutando contra o velho mal destruidor. Com 20 episódios, a série teve duas temporadas.

The Purge

The Purge, 2018–2019 // Com seu primeiro filme lançado em 2013, a franquia Uma Noite de Crime já conta com cinco filmes e tem um sexto planejado para o futuro. Em um momento que quase conseguiu prever a ebulição política que viria a se tornar intensa e violenta nos anos que se seguiram, Uma Noite de Crime, criado por James DeMonaco, conta a história de uma noite no ano em que todos os crimes são permitidos. Os cidadãos precisam se defender da forma que podem — conforme a franquia avançou, os comentários sociais e a vulnerabilidade de grupos também passou a ser mais desenvolvida dentro do conceito original.

Aproveitando o sucesso dos filmes da franquia, que em 2018 já estava em seu quarto filme, a série derivada foi lançada. Assim como nos filmes, a série se passa em doze horas de expurgo, onde cada personagem deve decidir até onde irá para sobreviver. Com 20 episódios, a série teve duas temporadas.

O Que Fazemos nas Sombras

What We Do in the Shadows, 2019–2024 // O falso documentário sobre vampiros vivendo juntos em uma casa criado por Taika Waititi e Jemaine Clement se tornou um fenômeno na internet. Lançado originalmente como curta em 2005 e expandido para longa em 2014, foi somente alguns anos depois que o filme foi redescoberto e virou febre entre os fãs das criaturas sugadoras de sangue.

Aproveitando esse sucesso, uma série acompanhando um novo grupo de vampiros foi criada. Seguindo a mesma dinâmica do filme, a série O Que Fazemos nas Sombras apresenta o formato de falso documentário, com entrevistas e câmeras como a de um reality show acompanhando o dia a dia desse grupo de criaturas das trevas. Até o momento, a série conta com 50 episódios divididos em cinco temporadas. 

Creepshow

Creepshow, 2019– // Em 1982, Stephen King, George A. Romero e Tom Savini se uniram para criar um filme antológico recheado de histórias aterrorizantes. Homenageando os quadrinhos da E.C. Comics, Creepshow: Arrepio do Medo foi um dos grandes clássicos da década, que reuniu três dos maiores nomes do terror. 

Mais de 35 anos depois, um novo time se reuniu para homenagear o filme lançado em 1982. Com episódios dirigidos por Greg Nicotero, Roxanne Benjamin, Axelle Carolyn, David Bruckner, o próprio Tom Savini, entre outros, Creepshow conta até o momento com 26 episódios, divididos em quatro temporadas. Cada episódios conta duas histórias, originais ou adaptadas de grandes nomes da literatura do terror — como King, Joe Hill, Daniel Krauss e David J. Schow.

Chucky

Chucky, 2021– // Mesmo com alguns altos e baixos ao longo de sua franquia, Chuck sempre foi um boneco muito famoso. Criado por Don Mancini nos anos 1980, Chucky sobreviveu a tentativas de cancelamento por meio de produtoras, sobreviveu à falência, sobreviveu às baixas bilheterias, sobreviveu até aos filmes que foram lançados diretamente na TV, e permaneceu como o boneco assassino mais querido do cinema de terror — desculpa, Annabelle! 

Depois de sobreviver a tanta coisa, Chucky foi recompensado com sua própria série de TV. Atormentando um novo grupo de jovem, mas sem se esquecer dos seus velhos amigos (amigos até o fim, como ele mesmo já dizia), Chucky foi uma das séries de terror mais bem-sucedidas dos últimos anos, derivadas de filmes ou não. Tratando com habilidade de temas atuais, se renovando a cada temporada e mantendo de forma espetacular sua essência, Chucky conta até o momento com 20 episódios, com quatro novos episódios anunciados ainda para esse semestre, divididos em três temporadas. Um fenômeno. 

LEIA+: A EVOLUÇÃO DO BONECO CHUCKY

*

Qual sua série favorita derivada de um filme de terror? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.