11 filmes subestimados dos anos 1980

Robôs, criaturas monstruosas, membros de um clube que contam histórias assustadoras, entre outros. Lembramos 11 filmes dos anos 1980 que você precisa conhecer.

Ah, os anos 1980. Muito sangue, muita ação e muita comédia fizeram parte de vários dos filmes de terror dessa década, que habita o coração dos fãs do gênero ainda hoje. 

É até injusto selecionarmos apenas onze filmes desta década de ouro. É claro que Enigma de Outro Mundo, Uma Noite Alucinante, Sexta-Feira 13 e A Hora do Pesadelo, entre tantos outros filmes são importantes para a década, mas a nossa missão hoje é falar daquelas obras incríveis que são menos lembrados.

LEIA+: 13 GRANDES FILMES DE HORROR DOS ANOS 1960

Prepare a pipoca para voltar no tempo através dessa seleção especial com 11 filmes subestimados dos anos 1980.

A Noite do Cometa

Night of the Comet, 1984 // Duas garotas comuns, que não tinham maiores preocupações na vida, precisam lutar contra uma horda de zumbis e alguns cientistas loucos que encontram pelo caminho. É isso que acontece em A Noite do Cometa, após um cometa passar pela Terra e causar uma onda de destruição, acabando com parte da vida no planeta. O filme foi dirigido e escrito por Thom Eberhardt, e apesar de não aparecer com frequência entre os melhores filmes da década, é um filme divertido. Para escrever o roteiro, Eberhardt perguntou a um grupo de adolescentes o que eles fariam se sobrevivessem ao fim do mundo.

Histórias de Fantasmas

Ghost Story, 1981 // Um clube de amigos que se reúnem para contar histórias assustadoras. Um segredo que eles guardam a sete chaves. Duas gerações de homens que se veem assombrados pela mesma mulher espectral. Histórias de Fantasmas é um filme de John Irvin, com roteiro de Lawrence D. Cohen, baseado no livro Ghost Story de Peter Straub. O filme nem sempre é lembrado nas listas de melhores de 1980, mas é uma adaptação com escolhas interessantes por parte de Irvin, além de contar com um elenco de peso.  Foi o último filme lançado no cinema de alguns atores veteranos, como Melvyn Douglas, Douglas Fairbanks Jr. e Fred Astaire.

Q – A Serpente Alada

Q, 1982 // Dois detetives estão investigando um caso macabro que envolve rituais de sacrifício, ao mesmo tempo que algo enorme está causando pânico na cidade de Nova York. O filme foi escrito e dirigido por Larry Cohen, e protagonizado por Candy Clark, Michael Moriarty e David Carradine, filho mais velho do lendário ator John Carradine, que fez alguns filmes de terror ao longo da carreira. Os efeitos visuais de Q podem não ser dos melhores, mas o filme merece ser lembrado. Cohen decidiu filmá-lo depois de ser demitido de outro projeto (Eu Sou a Lei, de 1982). Para não perder o hotel que já havia pago, reuniu um grupo de atores e começou a filmar em seis dias. Eu Sou a Lei custou oito vezes mais que Q, mas arrecadou somente um quarto do valor da bilheteria. O pôster de Q foi feito por Boris Vallejo, considerado um dos mestres modernos da ilustração de fantasia. 

Numa Noite Escura

One Dark Night, 1982 // Sabemos como algumas fraternidades e irmandades dos Estados Unidos costumam pregar peças com seus calouros, já vimos isso em alguns filmes de comédia. Mas, as coisas podem dar errado no meio de uma brincadeira ou de um desafio desses, e o terror já pensou nessa possibilidade. Numa Noite Escura, dirigido por Tom McLoughlin, conta a história de uma garota que, para passar na iniciação de uma irmandade, precisa ficar durante a noite inteira em um cemitério, onde um homem estranho e poderoso acaba de ser sepultado. 

Morte nos Sonhos

Dreamscape, 1984 // Não, não estamos falando de algum spin off obscuro de A Hora do Pesadelo, apesar da trama dos dois filmes serem um pouco semelhantes e um dos responsáveis pelo roteiro de Morte nos Sonhos, Chuck Russell — junto de David Loughery e Joseph Ruben —, ter escrito também o terceiro filme da franquia de Elm Street e seu vilão, Freddy Krueger. O filme é protagonizado por Dennis Quaid, Max von Sydow e Christopher Plummer, sobre um jovem com poderes psíquicos que é contratado por uma agência do governo que, através de uma tecnologia utilizada para compartilhar sonhos, tem a tarefa de implantar uma ideia na mente do presidente norte-americano.

LEIA+: 5 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE A HORA DO PESADELO

Veneno Para As Fadas 

Veneno para las hadas, 1986  // Dirigido e escrito por Carlos Enrique Taboada, o filme mexicano conta a história de uma garota de 10 anos que quer se tornar uma bruxa e faz com que, por medo, uma colega solitária a siga e realize tarefas macabras com ela. As brincadeiras acabam se tornando mais e mais sombrias, chegando a envolver até um assassinato. O filme tem uma atmosfera assustadora, e o fato de ser protagonizado por duas crianças, Elsa María Gutiérrez e Ana Patricia Rojo, deixa tudo ainda mais assombroso.

LEIA+ 25 CRIANÇAS MACABRAS DOS FILMES DE TERROR

A Maldição de Samantha 

Deadly Friend, 1986 // Um dos filmes pouco lembrados de Wes Craven, A Maldição de Samantha é baseado no livro Friend, de Diana Henstell. No filme, Paul, um jovem que entende tudo de robótica, se muda com sua mãe para uma cidade para cursar a faculdade. Ele acaba desenvolvendo uma paixão por sua vizinha, Samantha. Entretanto, a garota sofre nas mãos de um pai abusivo. Quando a Samantha é levada até o hospital, após morte cerebral, Paul resolve trazê-la de volta à vida instalando um chip em seu cérebro. Mas quais as consequências disso? 

Neon Maniacs 

Neon Maniacs, 1986 // Tudo bem, Neon Maniacs está longe de ser o filme preferido de muitos, mas ele tem suas qualidades. Em uma mistura de slasher com filme de monstros, um grupo de adolescentes em São Francisco descobre um ninho de criaturas homicidas. Como é comum nesses filmes, quando eles tentam contar sobre a descoberta para as autoridades, ninguém acredita. Então eles mesmos precisam salvar a cidade dessa ameaça. Dirigido por Joseph Mangine, a produção do filme foi severamente afetada por falta de recursos e pela falência do estúdio que estava responsável por ele. O filme, então, é incompleto. Acredita-se que no roteiro original, que teve diversas partes cortadas para evitar gastos, tinham passagens explicando melhor a origem e as motivações das criaturas. O roteiro original nunca foi encontrado e os atores e equipe também não se lembram de maiores detalhes. Mas, alguém acreditava que o filme seria um sucesso: vários cards das criaturas são mostradas ao longo dos filmes, o que poderia ser utilizado para o marketing. Contudo, nada deu muito certo. Ainda sim, mesmo com as partes faltando, Neon Maniacs é um filme injustiçado e divertido. 

Gothic

Gothic, 1986 //  Alguns devem conhecer a famosa história de Mary Shelley e como ela criou um dos monstros mais famosos da literatura e cinema de horror, Frankenstein. Em uma viagem com seu marido, Percy Shelley, e sua irmã, Claire, os Shelley visitavam com frequência Lord Byron, que também estava a viagem no local, em uma vila próxima ao Lago de Genebra, na Suíça. Mas o clima não estava dos mais agradáveis, graças a um evento climático. Então, lançou-se um desafio: cada um escreveria uma história de fantasmas, já que estavam todos envolvidos com a escrita. Gothic, filme dirigido por Ken Russell, conta de forma mais ficcionalizada essa mesma história. Recomendadíssimo se você gosta de Frankenstein, da Mary Shelley, ou se interessa pela criação dessa criatura.

LEIA+: COMO AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS CRIAM E ALTERAM MONSTROS

Chopping Mall

Chopping Mall, 1986 // Quem, quando criança, nunca se imaginou ficando preso no shopping ou no supermercado depois que tudo fechasse? Muitos até sonhavam que isso aconteceria, pensando em festas e diversão. Mas poucos devem ter pensado nas possibilidades de que isso pudesse dar muito errado. Mas, claro, o terror sempre pensa nas possibilidades. Chopping Mall, com direção de Jim Wynorski, é um filme sobre um grupo de empregados de um shopping que, depois de uma festa em uma das lojas, acabam ficando presos quando o shopping fecha. O problema é que esse shopping conta com robôs para realizarem a segurança do local, e exatamente neste dia eles estão com um mau funcionamento. 

Contos do Terror

Deadtime Stories, 1986 // Assim como em A Princesa Prometida, um tio conta algumas histórias para seus sobrinhos. Entretanto, e diferente de A Princesa Prometida, ele escolhe histórias de terror bem aterrorizantes para contar. O filme antológico tem três segmentos, o primeiro sobre bruxas assassinas, o segundo sobre a Chapéuzinho Vermelho e um lobisomem, e o terceiro sobre a Cachinhos Dourados e os Três Ursos, todos eles em versões bem perturbadas das histórias que conhecemos. Nenhuma delas, como pode-se imaginar, muito infantis. O filme foi dirigido por Jeffrey Delman, com roteiro de Delman, J. Edward Kiernan e Charles F. Shelton .

*

Gostou da lista? Conheça outros filmes dos anos 1980 clicando aqui. Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.