25 crianças macabras dos filmes de terror

Listamos as crianças mais macabras do cinema para mostrar que mesmo o rostinho mais angelical é capaz de cometer atrocidades e deixar todos em apuros.

Nascemos inocentes e somos corrompidos pelo mundo à nossa volta ou será a maldade uma espécie de semente que carregamos dentro de nós?

Em 1954, William March fez este questionamento através do seu livro Menina Má. Polêmico, violento e assustador, o livro fala sobre Rhoda Penmark, uma garotinha adorável que está sempre rodeada de acontecimentos sinistros. Dois anos após o lançamento, o filme Tara Maldita adaptou o livro e apresentou Patty McComarck como a macabra protagonista. Rhoda inspirou inúmeras personagens sinistras no cinema e aproveitamos para listar algumas que tiraram o nosso sono.

Na parte de filmes da Macabra.TV você pode acessar uma lista especial de filmes de terror com crianças macabras (e também de livros que viraram filmes, não é?). Se tiver alguma outra dica, mande pelas redes sociais ou formulário de contato.

Rhoda

Crianças macabras nos filmes de terror
Tara Maldita (The Bad Seed), 1956 // Não custa reforçar a presença desta macabra garotinha na lista. Rhoda Penmark é uma criança exemplar, cheia de boas maneiras e boas notas. Quando um acidente acontece no colégio, a mãe de Rhoda passa a desconfiar de todas as coincidências que a rodeiam. Ousado e assustador, o filme deixou muita gente apavorada com a possibilidade de ter um psicopata dentro de casa.

Todas as crianças

Crianças macabras nos filmes de terror
Cidade dos Amaldiçoados (Village of the Damned), 1960 // O longa dirigido por John Carpenter fala sobre um estranho evento que faz todas as mulheres de uma pequena cidade americana engravidarem após um estranho desmaio coletivo. Quando as crianças nascem, percebe-se que todas compartilham características físicas peculiares, além de cabelos brancos e olhos claros. O que acontece depois é um show de horrores — resta só ficar ligado para não cair nas mãos desgracentas desses jovens.

Regan MacNeil

Crianças macabras nos filmes de terror
O Exorcista (The Exorcist), 1973 // Impossível escapar de Regan nesta lista. O Exorcista assombrou gerações e é excelente do roteiro à maquiagem. No filme, Regan começa como uma garotinha normal, mas influências sobrenaturais a transformam radicalmente. Só de lembrar da voz dela já dá vontade de se encolher no sofá.

Damien Thorn

Crianças macabras nos filmes de terror
A Profecia (The Omen), 1976 // Damien Thorn tem cinco anos de idade, e é filho de Satã, nascido na sexta hora, do sexto dia, do sexto mês. Ele está destinado a ser o Anticristo e leva a morte aos que estão por perto. Perturbador e antipático, Damien não vai sair da sua cabeça por nada (razão pela qual está em toda e qualquer lista sobre crianças esquisitas). Palmas para Harvey Spencer Stephens por sua atuação memorável.

Uma ilha inteira

Crianças macabras nos filmes de terror
Os Meninos (¿Quién puede matar a un niño?), 1976 // Baseado no romance Children’s Game, de Juan Jose Plants, este filme espanhol tem várias semelhanças com Colheita Maldita, mas uma ilha repleta de crianças possuídas por uma força desconhecida — e pronta para acabar com toda a população adulta — traz ainda alguns conflitos morais no decorrer de sua trama que valem a menção. As crianças são bizarríssimas.

Criaturas

Crianças macabras nos filmes de terror
Os Filhos do Medo (The Brood), 1979 // David Cronenberg arrepia até o último fio de cabelo dos espectadores com este terror psicológico. Enquanto a esposa sofre com problemas mentais, um psiquiatra tenta desvendar técnicas psicológicas não convencionais para tratá-la. Incentivada e retirar de si os seus medos, a mulher passa a desenvolver estranhos processos de somatização, gerando criaturas de maneira anormal.

Irmãs Grady

Crianças macabras nos filmes de terror
O Iluminado (The Shining), 1980 // Depois de O Iluminado, gêmeas de vestidos azuis e de mãos dadas assustam qualquer adulto coerente. As irmãs Grady são filhas do antigo zelador do Hotel Overlook e foram mortas pelo pai, que enlouqueceu durante o isolamento do inverno. Elas querem levar o pequeno Danny para brincar para sempre em outro mundo. Macabro até o último fio de cabelo.

Isaac

Crianças macabras nos filmes de terror
Colheita Maldita (Children of the Corn), 1984 // Nenhuma lista está completa sem um filme inspirado na obra de Stephen King. E ele é desgraçadamente bom em construir crianças macabras. A história de uma seita religiosa formada por crianças e liderada por Isaac (John Franklin) crê que qualquer pessoa com mais de 18 anos deve ser eliminada. Os olhares sinistros de Isaac são gravados pra sempre na memória de qualquer um que se aventure a assistir um dos filmes de terror mais marcantes de todos os tempos.

Charlie McGee

Crianças macabras nos filmes de terror
Chamas da Vingança (Firestarter), 1984 // Andrew e Victoria McGee se conheceram na faculdade enquanto realizavam experimentos científicos. A filha, Charlie McGee (Drew Barrymore), nasce com a incrível capacidade de provocar incêndios com a força da mente. Quando o departamento secreto descobre seu poder, decide estudá-la. Mas só se joga lenha na fogueira com um objetivo, não? Inspirado no livro de Stephen King, o filme terá uma nova versão em 2020.

Gage Creed

Crianças macabras nos filmes de terror
Cemitério Maldito (Pet Sematary) 1989 // Ok, três filmes inspirados em obras do King. Talvez ele escreva mais sobre crianças macabras do que havíamos percebido. Gage Creed é o filho adorável do casal Creed que se torna um pesadelo depois de… bem, passar um tempinho no cemitério indígena atrás de sua casa. Palmas para Miko Hughes que conseguiu ir de gracinha para um completo freak em dois segundos.

LEIA+: A VISÃO MACABRA DE MARY LAMBERT EM CEMITÉRIO MALDITO

Vandinha

Crianças macabras nos filmes de terror
A Família Addams (The Addams Family), 1991 // Essa você conhece, né? A menina inclinada a torturas, brincadeiras perigosas e pequenos incêndios é filha do casal mais romântico e mórbido da televisão. Vandinha Addams é inspirada na obra de Charles Addams, mas de todas as interpretações para o cinema, Christina Ricci é a mais encantadoramente problemática de todas.

Henry

Crianças macabras nos filmes de terror
Anjo Malvado (The Good Son), 1993 // Macaulay Culkin alcançou fama imediata com o divertidíssimo Esqueceram de Mim, mas com apenas 13 anos ele deu o que falar no thriller Anjo Malvado. Perverso, irritante, enciumado e perigoso, Henry fazia um perfeito contraponto ao seu bondoso primo e deixou muita gente querendo o seu pescoço. Dá raiva só de lembrar.

Kyra Collins

Crianças macabras nos filmes de terror
O Sexto Sentido (The Sixth Sense), 1999 // O Shyamalan tem lá suas crianças esquisitas nos filmes, mas Kyra (Mischa Barton), amiguinha de Cole (Haley Joel Osment) é uma imagem e tanto. Ela dá uma fita cassete para Cole ajudá-la a resolver o mistério de sua própria morte. A madrasta de Kyra a envenenava, e isso acabou matando-a ainda muito jovem. Pode seguir em paz, Kyra.

Santi

Crianças macabras nos filmes de terror
A Espinha do Diabo (El Espinazo del Diablo), 2001 // Durante a Guerra Civil Espanhola, Carlos, um garoto de 12 anos, é abandonado em um orfanato decadente e começa a receber visitas do fantasma de Santi, um garoto assassinado na instituição. A beleza dos filmes do Del Toro encantam em todos os detalhes, mesmo nos mais assombrosos — e as cenas com Santi são mesmo de arrepiar.

Briony Tallis

Crianças macabras nos filmes de terror
Desejo e Reparação (Atonement), 2007 // Uma iniciante Saoirse Ronan interpreta Briony, uma menina manipuladora e dissimulada que tem ciúmes do relacionamento da irmã e faz de tudo para azucriná-los. As atitudes mesquinhas de Briony mudam o rumo de sua própria história, e também a do jovem casal.

Tomás

Crianças macabras nos filmes de terror
O Orfanato (The Orphanage), 2007 // O filme equilibra a quantidade perfeita de suspense, base histórica e o mistério das brincadeiras de uma criança com amigos “imaginários”. O jovem Simón afirma ter feito amizade com Tomás, um menininho que anda por aí com um saco na cabeça. Conversa vai, conversa vem, a gente descobre que a assistente social Benigna tinha um filho chamado Tomás que vivia com ela por ali, mas era mantido escondido. Os outros órfãos roubaram sua máscara, usada para esconder uma deformidade, e o provocavam o tempo todo. O final trágico de sua história nos leva à proposta assombrosa do filme produzido por Guillermo del Toro.

Esther

Crianças macabras nos filmes de terror
A Órfã (Orphan), 2009 // Esther parece ter cerca de nove anos e ser uma menina quieta, gentil e muito talentosa, mas sua fachada se desmancha em poucos minutos e conhecemos sua personalidade vil e cruel ao longo do filme. Má, psicótica, manipuladora, ela faz tudo para satisfazer seus desejos, ameaçando, torturando e matando quem for necessário. Exímia pianista e artista, sua forma de expressar o amor pela arte é um pouco… deturpado. E bastante preocupante.

Kevin Khatchadourian

Crianças macabras nos filmes de terror
Precisamos Falar Sobre o Kevin (We Need to Talk About Kevin), 2011 // Inspirado no excelente livro de Lionel Shriver, Precisamos Falar Sobre Kevin aborda a vida de Eva e Kevin, mãe e filho que têm uma relação super problemática desde o início da gravidez da mulher. Ainda na infância, Kevin (interpretado por Rock Duer na primeira fase e por Jasper Newell na segunda) demonstra perversidade e falta de caráter, chocando a mãe ao mostrar seu verdadeiro eu. Com o passar do tempo, o comportamento só piora, culminando em uma cena catastrófica e aterradora.

Katie e Kristi

Crianças macabras nos filmes de terror
Atividade Paranormal 3 (Paranormal Activity 3), 2011 // A franquia de Atividade Paranormal já mencionava o passado das irmãs Katie e Kristi, mas apenas no terceiro filme descobrimos o quão aterrorizante é a história delas. Kristi começa a interagir com um amigo invisível chamado Toby até que a situação escala para algo ameaçador. Uma cena particularmente bizarra envolve uma das meninas soltando um grito desumano que dá um arrepio só de lembrar.

Emily (Dybbuk)

Crianças macabras nos filmes de terror
Possessão (The Possession), 2012 // Uma bela caixinha de madeira é presente de pai para filha, mas uma criatura maligna mora ali e se apodera das pessoas que a possuem para assumir a forma humana e ficar mais poderosa. O tal espírito maligno é conhecido como Dybbuk e somente um tipo de exorcismo pode livrar a jovem Emily (Natasha Calis, maravilhosa) do mal.

Victoria e Lilly

Crianças macabras nos filmes de terror
Mama (Mama), 2013 // Quando o pai de Victoria e Lilly mata a mãe das garotas, as crianças fogem assustadas para uma floresta. Durante cinco anos, ninguém tem notícia do paradeiro delas, até o dia em que elas reaparecerem, sem explicarem como sobreviveram sozinhas. Os tios as adotam e tentam dar uma vida tranquila à elas, mas logo percebem que existe algo errado. As meninas conversam frequentemente com uma entidade macabra, que chamam de “Mama”.

Janet Hodgson

Crianças macabras nos filmes de terror
Invocação do Mal 2 (The Conjuring 2), 2016 // Invocação do Mal virou uma franquia de imenso sucesso desde que foi lançada, ganhando vários adicionais em seu “universo”. Inspirado nas histórias do casal Ed e Lorraine Warren, a jovem Janet (Madison Wolfe) tem a alma perturbada por espíritos malignos e precisa da ajuda dos demonologistas para se livrar deste mal. Os olhares que essa garota dá força os mais céticos a fazerem o sinal da cruz.

Lucas

Crianças macabras nos filmes de terror
Pequeno Demônio (Little Evil), 2017 // Lucas (Owen Douglas) parece ser o anticristo em carne e osso e faz da vida do padrasto (Adam Scott) um verdadeiro inferno. Quando ele começa a investigar o passado da criança com a ajuda de uma amiga, as coisas vão se acertando. A inspiração mais clara é Damien Thorne, de A Profecia, mas o humor do filme torna tudo muito divertido e bizarro.

Charlie

Crianças macabras nos filmes de terror
Hereditário (Hereditary), 2018 // Quando começamos a falar de Hereditário antes do lançamento, Charlie (Milly Shapiro) parecia ser a fonte de todo o terror do filme. Mas a jovem, que tem alergia a amendoim e uma certa fobia social, é, digamos… uma das catalisadoras, apenas. No entanto, seu jeito esquisito e o insistente som que faz com a boca durante o longa prometem ficar na memória.

Miles

Crianças macabras nos filmes de terror
Maligno (The Prodigy), 2019 // Uma presença maligna perturba o jovem Miles. Algo ruim e sobrenatural toma conta dele, forçando-o a cometer atos maldosos e desmedidos com as pessoas ao seu redor. Um acidente estranho aqui, uma frase cruel ali, e os pais se convencem de que precisam fazer algo para ajudá-lo. Esse filme tem seus altos e baixos, mas a atuação de Jackson Robert Scott é impecável. Sinceramente, tem umas coisas que ele faz e fala que é de se perguntar como que deixaram. Creepy…

Veja mais na categoria Crianças Macabras do site.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Desbravo terras e guio cabras pelo Vale das Sombras. Nas noites de quarta-feira reúno a família na fazenda para deliberar sobre filmes e livros de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.