13 filmes adaptados do universo macabro de H.P. Lovecraft

H.P. Lovecraft é um dos autores mais conhecidos da ficção de horror. Listamos 13 obras baseadas em seu prolífico trabalho.

Um dos nomes mais lembrados dentre os autores de ficção especulativa, especialmente no terror, é Howard Phillips Lovecraft. Nascido em Providence no dia 20 de agosto de 1890, H.P. Lovecraft se tornou um dos autores mais conhecidos de horror do século XX. Suas criações aterrorizaram um número incontável de mentes com entidades alienígenas e horrores cósmicos vindos de lugares distantes. Sonhos, alucinações, possibilidades científicas que poucos arriscaram a trabalhar antes dele… Lovecraft fez do horror sua casa e hoje habita o pensamento de milhões de fãs. Influenciou, também, autores que todos admiramos, como Stephen King, Clive Barker e Neil Gaiman.

Inegável como Lovecraft ajudou a moldar os alicerces do terror. Muito do que trabalhou em suas obras, sobre o fino tecido de realidade e todas as verdades assustadoras que estão a nossa volta, estão ainda hoje presentes em trabalhos do gênero — e até fora dele. Com seu trabalho de não-ficção, O Horror Sobrenatural na Literatura, Lovecraft se debruçou a estudar e compreender o gênero do qual ele mesmo fazia parte, e o livro ainda hoje é utilizado para pensar nas questões que envolvem o horror e a literatura.

Quando falamos de Lovecraft, entretanto, não podemos nos esquecer que seus pensamentos e o que ele retrata em suas obras é fruto de um momento de efervescência de pensamentos sociais e culturais que devem ser discutidos e criticados hoje. Lovecraft, como homem do início do século XX, mantinha preconceitos e ideais problemáticos e emblemáticos da época em que estava inserido, e que inspiraram sua obra de uma maneira ou de outra.

Entretanto, com todos os possíveis elogios que possamos fazer as suas obras e criações de mundos, poucos foram os que se atreveram a passar essas possibilidades para a tela, se formos levar em consideração outros autores consagrados que estão no cânone do horror, como Edgar Allan Poe ou Stephen King. Por mais que alguns tenham tentado, é difícil chegar ao nível de narrativa que os fãs esperam de uma adaptação cinematográfica da obra do autor. Os narradores pouco confiáveis, a aura de loucura e dúvida que cerceia seus textos, podem dificultar ainda mais para que isso seja passado para um rolo de filme.

Mas há aqueles que fizeram e que, por maiores que sejam as críticas aos seus trabalhos, entregaram adaptações interessantes e divertidas para fãs ou não, com elementos recorrentes que o autor utilizou em seus livros. Como já mencionado, também, a influência do autor é gigantesca, e mesmo filmes que não são adaptados diretamente de seus trabalhos podem beber um pouco de sua fonte, como Uma Noite Alucinante, O Segredo da Cabana, À Beira da Loucura, entre tantos outros.

Conheça alguns dos filmes macabros que foram inspirados em obras de H.P. Lovecraft.

O Castelo Assombrado


The Haunted Palace, 1963 // Comercializado como uma adaptação da obra de Edgar Allan Poe, aproveitando as bem sucedidas adaptações do autor que Roger Corman realizou na época, o filme na verdade é uma adaptação de “O Caso de Charles Dexter Ward”. Protagonizado pelo astro Vincent Price, o filme tem os elementos característicos Lovecraftianos — pessoas deformadas, vingança de feiticeiros mortos pelos habitantes de uma cidadezinha, e a próprio nome do local, Arkham, cidade do universo construído pelo autor — e foi a primeira tentativa de adaptação de uma obra sua para um longa metragem. Com tantos elementos interessantes, hoje o filme é lembrado com carinho pelos fãs do horror, apesar de algumas licenças criaturas de Corman.

Morte Para um Monstro


Die, Monster, Die!, 1965 // Adaptado do conto A Cor Que Caiu do Espaço, o filme conta com Boris Karloff no papel de protagonista e é o primeiro de dois filmes dirigidos por Daniel Haller que adaptam uma história do autor — sendo o segundo filme O Altar do Diabo, de 1970, adaptado de O Horror de Dunwich.  Graças a um meteorito radioativo, Nahum Witley, interpretado por Karloff, fez diversas experiências com terríveis resultados às plantas e a população em sua propriedade. Independente da qualidade de efeitos, o filme acabou tendo um lugar de afeição para os fãs, em grande parte pelo trabalho de Karloff. 

Os Herdeiros do Medo


The Shuttered Room, 1967 // Dirigido por David Greene, o filme é uma adaptação de uma história de mesmo nome, supostamente terminada somente após sua morte por August Derleth. Protagonizada por Gig Young e Carol Lynley, a história narra a viagem de um casal para Dunwich, já bastante conhecida pelos fãs do autor, para que Susannah, interpretada por Lynley, tome posse de uma fábrica que herdou. Apesar da aura agressiva que a cidade emana, o casal consegue fazer alguns amigos que acabam avisando da maldição que a fábrica possui. Sem acreditar nas superstições, entretanto, resolvem tomar posse do local mesmo assim, somente para descobrir segredos terríveis habitando o sótão da fábrica. 

A Hora dos Mortos-Vivos


Re-Animator, 1985 // Dirigido por Stuart Gordon, o filme se tornou um clássico dos anos 80. Por mais distante que possa ser, é uma adaptação do conto “Herbert West: Reanimator”, onde um jovem resolve dar uma de Frankenstein e reanimar alguns mortos, mas claramente as coisas não dão certo. No filme, protagonizado pela dupla Jeffrey Combs e Barbara Crampton, que estariam envolvidos em outros filmes do diretor, West também tenta realizar essas experiências, alternando entre cenas grotescas e cômicas. Por menores que sejam as semelhanças, os elementos principais e a ideia geral de West está presente na adaptação, o que a torna ainda mais interessante.

Do Além


From Beyond, 1986 // Stuart Gordon, Jeffrey Combs e Barbara Crampton retornam para outra história baseada em uma obra de Lovecraft em Do Além, filme sobre uma equipe de cientistas que desenvolve uma máquina capaz de observar para além da fina camada da realidade. Diferente da jornada anterior, com seus ares cômicos e sarcásticos, Gordon nos entrega um filme ainda com gore, mas com um tom muito mais sério e assustador. Ainda com algumas liberdades criativas, novamente os elementos principais da ideia de Lovecraft estão presentes, principalmente no que diz respeito às possibilidades de observar uma nova dimensão e toda a sorte de coisas estranhas que pode vir com ela. 

A Abominável Criatura


The Unnamable, 1988 // Adaptado de um conto de mesmo nome, o filme é dirigido por Jean-Paul Ouellette e não é exatamente um ótimo filme, mas tem seus momentos interessantes. No filme, Randolph Carter, um personagem já conhecido dentre os leitores de Lovecraft, é reimaginado e faz parte de um grupo de estudantes que entram em uma mansão abandona e descobrem um horror antigo os aguardando. Segue um caminho semelhante ao de A Hora dos Mortos-Vivos, mas se mantem mais sério. 

O Filho das Trevas


The Resurrected, 1992 // Adaptado também de O Caso de Charles Dexter Ward, o filme é dirigido por Dan O’Bannon, famoso por suas contribuições como roteirista dos filmes Alien, O Oitavo Passageiro, Aliens, O Resgate, Alien 3, e algumas outras obras dentro da franquia, além de ter dirigido e escrito A Volta dos Mortos Vivos. O filme contextualiza a história de origem em algo mais contemporâneo e mantém uma série de elementos do conto original. A esposa de Charles Dexter Ward contrata um detetive para descobrir o que o marido tem feito em uma cabine que pertence à família dele há séculos. 

Necronomicon – O Livro Proibido dos Mortos


Necronomicon, 1994 // Em formado de antologia, Jeffrey Combs está novamente envolvido com histórias de Lovecraft, mas dessa vez interpretando o próprio autor que narra suas histórias baseadas em “Os Ratos nas Paredes” (dirigido por Christophe Gans), “Ar Frio” (ditigido por Shusuke Kaneko) e “Um Sussurro nas Trevas” (dirigido por Brian Yuzna, produtor de A Hora dos Mortos-Vivos).

Herança Maldita


Castle Freak, 1995 // Outra das investidas de Stuart Gordon com uma história de Lovecraft, dessa vez se baseando no conto “O Intruso”, trazendo novamente a história para tempos presentes e tomando suas liberdades criativas da forma que quiser. Jeffrey Combs e Barbara Gordon retornam, outra vez, nessa empreitada com Gordon. Apesar de menos conhecido que os outros dois, vale ser citado pelos elementos que compartilha com o universo criado pelo autor e todos os esforços de Gordon. No filme, um homem luta contra forças estranhas que estão tentando fazer mal a sua família na mansão que eles herdaram. 

Dreams in the Witch House


Masters of Horror, 2005 – 2007 // Masters of Horror é uma excelente série criada por Mick Garris, que recebeu algumas adaptações e algumas histórias originais dirigidas somente por grandes nomes do horror, como John Carpenter, Tobe Hooper, Dario Argento, entre tantos outros. O segundo episódio da primeira temporada é inspirado no conto de Lovecraft, “Sonhos na Casa da Bruxa”, dirigido por Stuart Gordon que novamente traz os elementos principais da narrativa para a contemporaneidade. O episódio tem momentos excelentes acompanhando um jovem estudante em sua busca por descobrir se está ou não ficando louco.

Cthulhu


Cthulhu, 2007 // Apesar de levar o nome da criatura aterrorizante criada por Lovecraft, o filme na verdade se baseia em elementos de “A Sombra de Innsmouth”. Um filme sombrio, violento e bastante corajoso ao colocar Russ, o protagonista interpretado por Jason Cottle, como um homem homossexual, o que faz com que o filme ganhe novas camadas de metáfora. Russ retorna para sua cidade natal anos depois de ter saído, e acaba descobrindo um terrível culto no local. 

O Legado Valdemar


La Herencia Valdemar, 2010 // Se você procurar por um cinema menos americano, essa produção pode te chamar a atenção. Dirigido por José Luis Alemán, o filme é uma produção espanhola e acompanha Luisa, uma expert em taxações de prédios antigos que se depara com a mansão Valdemar para fazer um inventário, mas algo de muito errado habita aquelas paredes. O filme é uma produção interessante para aqueles que gostam de possibilidades de se interpretar narrativas. Recebeu, inclusive, uma sequência, chamada La herencia Valdemar II: La sombra prohibida.

A Cor que Caiu do Espaço


Colour Out of Space, 2019 // Dirigido por Richard Stanley e baseado no conto de mesmo nome, chegou até nós recentemente esse filme que, pela vontade do diretor, fará parte de uma trilogia baseada em contos de Lovecraft. O filme é protagonizado por Nicolas Cage, que tem sua fazenda invadida por um meteorito assustador que altera completamente a configuração de sua vida pacata. Ótimas atuações e cenas memoráveis, o filme dá um novo fôlego às tentativas de trazer histórias do autor para o cinema.

Bônus Lovecraft: Medo do Desconhecido


Lovecraft: Fear of the Unknown, 2008 // Por fim, se você não conhece esse documentário, chegou a hora de conhecer. Lovecraft: Medo do Desconhecido, é uma viagem sobre a vida do autor narrado com nomes que conhecemos e amamos, como Guillermo Del Toro, Neil Gaiman e Caitlín R. Kiernan, contando com o trabalho de pesquisa do maior biógrafo de Lovecraft, S.T. Joshi. Dirigido por Frank H. Woodward, o filme acaba sendo uma aula de história e de literatura.

*

Gostou de conhecer um pouco mais das adaptações de Lovecraft para o cinema? O site Syfy também comentou as obras mencionadas em detalhes. E se você curtiu a ilustração utilizada na abertura do post, é só clicar aqui para ver como adquirir um print. Comente com a Macabra no Twitter e no Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

A beleza macabra do horror me conecta com o Outro Lado. Ofereço abrigo espiritual aos irmãos e irmãs da fazenda e acordo todos os dias às 3h da manhã. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.