5 Cinemas mal-assombrados de verdade

Conheça alguns cinemas reais que também são considerados assombrados e prepare-se para o conto sombrio de Clive Barker em Livros de Sangue: Volume 3.

No conto de abertura de Livros de Sangue Vol. 3, lançamento da Macabra com a DarkSide® Books, Clive Barker já começa a causar calafrios no leitor com o sinistro Movie Palace. O cinema abriga alguma força maligna que mistura a realidade à ficção dos filmes e que pode custar a vida de quem está ali dentro.

LEIA+: MACABRA E DARKSIDE LANÇAM LIVROS DE SANGUE VOL. 3

Fora das páginas da ficção, existem cinemas de verdade que carregam histórias assombrosas, capazes de assustar mais do que os longas de terror exibidos em suas telonas. Conheça alguns desses cinemas macabros:

1. Lincoln Square Theatre

Localizado no centro de Decatur, nos Estados Unidos, este cinema abriu inicialmente como um teatro em 1916, maravilhando as audiências com apresentações vaudevile e shows de Houdini. Com uma estrutura que é um verdadeiro labirinto de mezaninos, balcões e porões, o Lincoln não acumula só a própria história, mas a de seus fantasmas.

Acredita-se que os espíritos que se esquivam por seus cantos escuros pertencem às pessoas mortas em um hotel que já funcionou no mesmo endereço e que foi destruído em um incêndio. Mas há um que se destaca entre todos: Red. Dizem que o ajudante de palco estava andando em uma estrutura a mais de vinte metros de altura, escorregou e caiu, engatando seu braço em um gancho que acabou arrancando o membro, com direito a um banho de sangue. Outras versões apenas dizem que Red um dia tirou um cochilo e nunca mais acordou. 

De qualquer forma, o fantasma de Red ainda habita o Lincoln. Além disso, somente os corajosos se arriscam a usar o banheiro do cinema, que fica no subsolo e dizem ser palco de fenômenos estranhos durante a noite – assim como o Movie Palace de Barker.

2. Landmark Theatre

Conhecido como um dos mais mal-assombrados nos Estados Unidos, o Landmark abriu em 1928 exibindo filmes mudos. Hoje em dia ele é palco de apresentações teatrais e shows musicais – além das aparições da assombração local, é claro.

Frequentadores mais atentos podem perceber a presença de Clare, uma figura pálida que assombra o mezanino superior. Diz a lenda que ela se jogou para a própria morte por duas possíveis razões: não teria conseguido o papel de seus sonhos ou teria visto seu marido ser eletrocutado até a morte no palco.

LEIA+: AS ADAPTAÇÕES MACABRAS DAS OBRAS DE CLIVE BARKER

3. Egyptian Theatre

Em 1898 um incêndio consumiu boa parte da cidade de Park City, nos Estados Unidos, incluindo sua ópera. No local, foi construído um teatro com apresentações de diferentes tipos, até que uma nevasca recorde fez com que seu telhado desabasse. Inspirados pela descoberta da tumba do rei Tut no Egito, os habitantes começaram a reconstrução com consulta a um egiptólogo e deram o nome de Egyptian Theatre em 1926. Hoje sua fachada aparece em diversos materiais do Festival de Sundance.

Além desta história, que por si só já é bem curiosa, o Egyptian acumula também relatos bem macabros de acontecimentos misteriosos no seu interior. As supostas atividades paranormais envolvem ouvir passos quando não há ninguém por perto, portas que se escancaram sozinhas, gritos de autoria desconhecida e até mesmo um fantasma rabugento que derruba as pessoas no chão. Pode muito bem ser de alguém que morreu no incêndio, ou quem sabe o próprio rei Tut indignado com algum detalhe arquitetônico.

4. Cinefamily no Silent Movie Theatre

Los Angeles é a capital mundial do cinema, e é claro que ela também precisa de seu representante macabro nesta lista. Em 1942 o local abriu sob o nome Old Time Movies, dedicado a filmes mudos (por isso o nome atual). Ironicamente, foi o amor pelo cinema que matou seu fundador, John Hampton. Ele desenvolveu câncer por causa das toxinas usadas para preservar as películas e morreu em 1990. 

Mas a coisa fica ainda mais tenebrosa: o proprietário seguinte, Lawrence Austin, foi vítima de um plano de assassinato elaborado pelo seu colega, e foi alvejado por um atirador no saguão do cinema em 1997.

Até hoje dizem que o local é assombrado, mas pelo menos os fantasmas são organizados: Hampton assombra o andar de cima, enquanto Austin resolveu se estabelecer no saguão, que foi o palco de sua morte.

5. Grauman’s Chinese Theatre

Los Angeles não poderia ter só um cinema mal-assombrado, não é mesmo? O Grauman é um cinema que teve seus dias de glória, chegando a sediar a premiação dos Oscars® entre 1944 e 1946.

Dos dias de glória aos dias de gore, o fantasma que dizem habitar o Grauman’s Chinese Theatre pertence a um ator chamado Victor Killian, que fez sucesso entre as décadas de 1930 e 1940. Porém, na década de 1950 ele entrou para a lista negra do governo sob suspeita de comunismo e passou por maus bocados. Ele acabou sendo espancado até a morte por bandidos. Dizem que até hoje seu fantasma vaga pelos corredores deste cinema procurando os responsáveis por sua morte.

LEIA+: NÃO OUSE DIZER SEU NOME: CURIOSIDADES SOBRE CANDYMAN

*

O terceiro volume de Livros de Sangue nos leva novamente ao universo sangrento e assombroso de Clive Barker. Com contos que nos fazem viajar a lugares escondidos de almas perturbadas, a obra máxima de Barker é para deixar até os leitores mais corajosos arrepiados.

Livros de Sangue vol. 3 já está disponível na Loja Oficial da DarkSide Books. Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Renunciei à vida mundana para me dedicar às artes da trevas. No meu cálice nunca falta vinho ungido e protejo minha casa com gatos que afastam os espíritos traiçoeiros. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.