5 motivos para ler Exumados, de Daniel Kraus

Daniel Kraus escreveu uma história brutal e honesta sobre laços e como dominar o próprio destino. Confira 5 motivos para ler Exumados.

Joey Crouch é um garoto comum, que vive com sua mãe em Chicago. Ótimo aluno, toca na banda da escola e segue seus dias tranquilo, até que uma situação inesperada toma tudo aquilo que ele sempre conheceu, e o joga em uma vida completamente diferente.

Seu pai, Ken Harnett, com quem vai morar, é um absoluto estranho. Joey não chegou a conhecê-lo antes desse fatídico encontro, que se torna mais e mais aterrorizante para o garoto ao perceber que de normal este homem não tem nada. Os boatos que correm por sua nova escola sobre as atividades de Harnett também não ajudam. 

É nesse clima de catástrofe e desespero iminente de Joey que acompanhamos a história em Exumados, livro de Daniel Kraus. Lançado em parceria entre a Macabra e a DarkSide Books, Exumados é uma história emocionante, trágica, ora cômica, ora cruel, que fará o leitor refletir e se emocionar.

Listamos 5 motivos para você ler Exumados

Relação entre pai e filho

Joey cresceu por sua infância e parte da adolescência tendo certeza que seu pai estava longe, ou até mesmo tivesse morrido. Vivendo sozinho com sua mãe em Chicago, ele não se importava com o que tivesse acontecido com seu velho, na verdade. Mas os caminhos da vida o colocam em contato com este homem estranho.

Estranho, inclusive, em muitos sentidos. Até Joey descobrir quais eram as tarefas que seu pai realizava quando estava longe de casa, ou até onde os boatos que se espalhavam na cidade eram verdadeiros. 

Ao longo do livro vemos essa relação ser construída do zero: um garoto da cidade grande, que viveu dentro de um apartamento com a mãe e era um aluno nota dez, e um pai que sumiu de sua vida antes mesmo que ele pudesse se lembrar com uma atividade criminosa e, convenhamos, um bocado bizarra no currículo. Duas vidas tão estranhas habitando o mesmo espaço e criando seus laços (tortos, e cheios de nós errados) da forma que conseguem.

Curiosidades históricas sobre ladrões de cadáveres

Se você é um fã do período vitoriano já deve ter ouvido falar de Burke e Hare. Os dois ladrões de túmulos ficaram conhecidos no período graças aos crimes que cometeram para seu ofício. Seus nomes sobreviveram às lendas e entraram no século XX e XXI como personagens de filmes de terror. 

Mas, para além de Burke e Hare, o trabalho de ladrões de túmulos teve uma série de desdobramentos no século XIX — e até mesmo antes disso. Eles eram conhecidos no submundo das ruas europeias por roubarem cadáveres frescos para as escolas de medicina. Na época, somente criminosos poderiam servir para estudos médicos, o que gerava uma falta preocupante de corpos para essas faculdades. 

As origens desses trabalhadores, porém, são ainda mais antigas, tendo sido mencionados em obras de Shakespeare e, correm os boatos, até mesmo Leonardo Da Vinci se meteu em túmulos escuros para alguns estudos. Algumas dessas curiosidades podem ser encontradas nesta história.

LEIA+: BURKE E HARE: OS VENDEDORES DE CADÁVERES DO SÉCULO XIX

Lições sobre a morte

A morte está entremeada nas páginas de Exumados. A forma como ela é tratada pelos personagens que compõem a obra de Daniel Kraus é especial. Todos eles têm algo a dizer sobre ela, e a veem de uma forma diferente. Harnett, por exemplo, a respeita. Joey, como era de se esperar, a vê como uma tragédia iminente.

Mas, através dessas visões sobre a morte, aprendemos muitas lições sobre como lidar com ela. Independentemente de como você se sinta em relação a este acontecimento que se abate sobre todas as criaturas vivas, há algo neste livro que vai ressoar dentro de você.

Seus personagens excêntricos

Daniel Kraus tece uma história potente e cheia de pequenos detalhes que farão o leitor se apaixonar mais e mais por seus personagens — cheios de imperfeições, que cometem erros constantemente, e que não conseguimos parar de gritar “NÃO, NÃO FAÇA ISSO!”, mesmo que em vão.

Ao longo de Exumados conhecemos uma gama de personalidades que nos deixam encantados. Além de Joey Crouch, que cresce muito como protagonista conforme a história avança, e Ken Harnett, com suas peculiaridades e gênio forte, outros personagens se destacam no coração e mente do leitor — assim como alguns ainda podem te deixar morrendo de raiva. Aqui, crueldade e bondade do ser humano em diversas esferas são muito bem observadas.

É uma montanha-russa de sentimentos. 

Altas emoções

É exatamente por ser uma montanha-russa de sentimentos que Exumados é um livro tão especial. Ele pode te fazer rir e chorar ao mesmo tempo, além de te ensinar diversas lições.

Exumados é uma obra que cava cada vez mais fundo à procura da mente e do coração do leitor, e quando você pensa que já sentiu o que tinha que sentir, descobre que sempre há espaço para mais.

Exumados, de Daniel Kraus, já está em pré-venda na Loja Oficial da DarkSide Books, pronto para os leitores curiosos e excêntricos. 

E aí, ansioso para conferir essa história? Comente com a Macabra no Twitter Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.