5 obras de terror onde os adultos são inúteis e as crianças salvam o dia

Cadê os responsáveis por essas crianças? Confira 5 filmes e séries onde são os pequenos que resolvem os problemas.

No terror, estamos acostumados com responsáveis ausentes. O subgênero slasher inteiro se aproveitou disso ao colocar adolescentes aterrorizados sendo perseguidos por assassinos mascarados por aí, enquanto seus pais nem apareciam diante das câmeras ou, pior, não acreditavam no que estava acontecendo quando eles buscavam por ajuda. 

LEIA+: CRIANÇAS DO MAL: QUANDO A INOCÊNCIA APODRECE

Mas não são apenas os adolescentes que sofrem com a ausência de figuras responsáveis. Em algumas obras, até as crianças ficam sem supervisão, enfrentando de monstros terríveis a psicopatas furiosos. A Macabra relembra seis filmes e séries onde as crianças precisam lutar sozinhas (ou com uma pequena ajuda) para sobreviver.

Clube do Arrepio

Are You Afraid of the Dark?, 1990–2000 // Ao longo das sete temporadas de Clube do Arrepio, a grande maioria das histórias contadas pelos membros do grupo são resolvidas por crianças e adolescentes. Na verdade, em uma quantidade considerável dessas histórias, os vilões são os adultos. Sem contar que, bom, cadê os responsáveis por esses jovens que vão pro meio do mato contar histórias de terror ao redor de uma fogueira tarde da noite? Aqui, com certeza, os adultos não são muito úteis.

It: A Coisa

It, 2017 // Temos várias crianças extraordinárias na obras do King, e muitas delas resolvem suas questões (quase) sozinhas, como é o caso do protagonista de O Talismã, por exemplo. Temos também uma boa porcentagem de crianças malignas. Mas em It: A Coisa — seja o livro, a versão de 1990 ou os filmes mais recentes — as crianças estão praticamente sozinhas na luta contra o Pennywise. Temos pequenos vislumbres dos pais deles, sim, mas muito mais como figuras paralisantes — como o pai de Bev, que a aterroriza; ou a mãe de Eddie, que transformou o filho em um hipocondríaco, ou ainda os pais de Bill, que estão fragilizados pelo luto — do que como figuras de apoio e suporte. Aqui se aplica aquela máxima: se não quiser ajudar, não atrapalhe (e os pais dessas crianças atrapalharam um pouquinho). A nova série que irá se passar no universo criado por King, It: Bem-vindos a Derry, com estreia prevista para 26 de outubro, será outra representante dessa lista. Em Derry, apenas as crianças podem contar com elas mesmas.

Deu a Louca nos Monstros

The Monster Squad, 1987 // Vamos a uma situação hipotética: a cidade onde você é delegado está passando por uma onda de acontecimentos estranhos. Seu filho, que é fã de monstros, te conta que o lugar está sendo assombrado pelas forças do mal dos monstros mais clássicos do terror: um vampiro, um lobisomem, até mesmo uma múmia, uma criatura anfíbia e a própria Criatura de Frankenstein. Você acreditaria? Por aqui a resposta é: com certeza. Em Deu a Louca nos Monstros, porém, isso demora um pouquinho pra acontecer — a única ajuda adulta que as crianças têm é do vizinho que fala alemão. Mas, claro, antes tarde do que nunca.

Os Garotos Perdidos

The Lost Boys, 1987 // Onde estavam os pais dos irmãos Frog enquanto eles percorriam Santa Carla caçando vampiros? Mais preocupante ainda: a mãe de Sam e Patrick, na verdade, estava entrando em um relacionamento com o vampiro chefe! A situação aqui é quase pior do que “cadê os responsáveis”, pois um dos responsáveis na verdade está abrindo as portas para uma criatura que, caso contrário, nem poderia entrar na casa deles. Não fosse pelo vovô, o adulto realmente funcional dessa história, as coisas poderiam ter ficado bem feias.

Bônus: Scooby-Doo, Cadê Você?

Scooby Doo, Where Are You!, 1969–1978 // “E eu teria conseguido se não fossem essas crianças enxeridas e esse cachorro idiota!” Todos conhecemos essa frase clássica de Scooby-Doo, mas qual seria a idade dessas “crianças”? De acordo com os próprios criadores da série de 1969, Scooby-Doo, Cadê Você?, Joe Ruby e Ken Spears, o grupo humano de Scooby tem entre 15 e 17 anos: Fred e Salsicha com 17, Daphne com 16 e Velma com 15 (um pouco mais adolescentes que crianças, realmente). Nosso amigo Scooby tem cerca de 7 anos. Com exceção de algumas séries mais recentes, como Mistério S/A, na qual acompanhamos também alguns dos adultos de Vila Legal, é bastante incomum vermos os parentes da gangue do Scooby. Temos a presença de adultos, alguns como amigos das crianças e outros sendo os próprios vilões, mas seus pais e responsáveis são dificilmente mencionados.

LEIA+: SCOOBY-DOO E O LEGADO MACABRO NA CULTURA POP

*

E você, qual o seu filme favorito onde as crianças salvam o dia e os adultos são inúteis? Comente com a gente no Instagram e em suas redes sociais.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.