Uma história aterrorizante que chocou audiências, com uma ampla cobertura midiática e uma especial atenção de pesquisadores e estudiosos, o Caso de Klingenberg, como ficou conhecido o julgamento de assassinato de Anneliese Michel, provocado por um exorcismo, chama a atenção por seus detalhes assustadores e pelo eterno confronto entre ciência e religião.
Apesar de ter sido um estouro na época em que aconteceu, na década de 1970, com diversos jornais ao redor do mundo enviando seus representantes para a Alemanha, o caso se tornou ainda mais notório ao longo dos anos 2000, com o lançamento do filme O Exorcismo de Emily Rose, baseado nas experiências vividas por Anneliese. Dirigido por Scott Derrickson, o filme altera nomes e algumas situações vividas pela jovem, mas mantém características importantes de sua história.
LEIA+: BASEADO EM UM CASO REAL: CURIOSIDADES DE O EXORCISMO DE EMILY ROSE
Pouco depois dos julgamentos dos pais de Anneliese e dos padres envolvidos na sessão de exorcismo, Felicitas D. Goodman, especialista em antropologia e línguas, se dedicou a analisar o caso, através de diários, gravações e os autos do processo. Possessão, lançado em parceria entre a Macabra Filmes e a DarkSide Books, é o desdobramento das pesquisas e interpretações de Goodman, um amplo relato do que aconteceu com Michel e uma extensão para os fãs do filme Emily Rose.
A Macabra listou cinco outras obras, além de O Exorcismo de Emily Rose, para aqueles que ficaram assombrados e fascinados pela história de Anneliese.
O Diabo e o Padre Amorth
The Devil and Father Amorth, 2017 // Se você se interessa por histórias de exorcismos, já deve ter ouvido falar de Padre Amorth. Na mesma época que o caso de Anneliese Michel aconteceu em Klingenberg, em 1976, O Exorcista, um dos maiores clássicos do terror de todos os tempos, estava em alta. Lançado em 1973, muitos acusaram o livro de William Peter Blatty e o filme que o adaptou de ter algo a ver com o caso, de que a história pudesse ter impressionado a jovem Michel. O Exorcista realmente causou um certo frisson no mundo, e até mesmo um verdadeiro exorcista do Vaticano, Padre Amorth, comentou a produção, chamando a atenção para o que era e o que não era realidade em casos de exorcismo. Anos mais tarde, em 2017, Padre Amorth e o diretor de O Exorcista, William Friedkin, se reuniram para gravar um dos exorcismos de Amorth. O que aconteceu nessas gravações está registrado no documentário O Diabo e o Padre Amorth.
LEIA+: 6 FILMES DE POSSESSÃO BASEADOS EM CASOS REAIS
Stigmata
Stigmata, 1999 // Em Stigmata, de Rupert Wainwright, Frankie (Patricia Arquette) é uma jovem comum, até que, de repente, começa a ser atormentada pelos estigmas de Cristo. Para investigar a história, o Padre Kiernan (Gabriel Byrne) é enviado para encontrá-la. Ao se conectar com ela, o Padre começa a descobrir uma teia de implicações ligadas a uma série de questões do catolicismo. Um dos pontos fundamentais da história de Anneliese Michel foi sua relação com a Igreja, e como somente lá ela encontrou algum tipo de conforto para o que lhe afligia. Ao contrário de Anneliese, Frankie acabou sendo levada a um confronto direto com a religião sem encontrar qualquer conforto. Duas experiências tão distintas que envolvem um tema em comum, perfeito para ampliar o debate entre as forças religiosas.
The Keepers
The Keepers, 2017 // Sabemos como grandes organizações escondem segredos, e a Igreja Católica é uma dessas organizações. Com uma longa lista de abusos acobertados ao longo de sua história, alguns desses casos acabam sendo descobertos pela mídia. Um deles foi o da irmã Catherine Cesnik, uma professora querida por todos, que desapareceu em novembro de 1969. Seu corpo foi encontrado dois meses depois, e trouxe uma série de segredos da cidade de Baltimore à tona. Apesar disso, o caso nunca foi concluído. The Keepers, uma série documental em sete episódios, conta o caso da irmã Cesnik e as surpreendentes reviravoltas da investigação. Perfeito para os fãs de true crime que se interessam pelas histórias da igreja.
Livrai-nos do Mal
Deliver Us from Evil, 2014 // Uma série de crimes assola Nova York, e cabe ao policial Ralph Sarchie (Eric Bana) descobrir o que está acontecendo. Para isso, ele se une ao Padre Mendoza (Edgar Ramírez), um padre pouco convencional e que conhece os rituais de exorcismo. Apesar de ser uma história fictícia, o filme é dirigido pelo mesmo diretor de O Exorcismo de Emily Rose, Scott Derrickson, que se manteve bem próximo ao terror desde a adaptação do caso de Anneliese Michel. O filme também tem menos drama e mais ação que Anneliese Michel, mas é uma boa adição aos interessados por exorcismos.
Terror em Amityville
The Amityville Horror, 1979 // Os anos 1970 foram repletos de casos assustadores de exorcismos e atividades paranormais pesquisadas a fundo por equipes de parapsicologia. Não é por acaso que grande parte dos casos dos Warren aconteceu nesse período: o assunto estava em alta. Dentre os casos que mais chamaram a atenção e entraram profundamente na lembrança dos interessados pelo tema está o caso de Amityville. Além de ter sido descrito por Jay Anson em seu famoso livro — lançado dois anos após o caso de Anneliese Michel — o caso virou filme algumas vezes. A melhor adaptação, de acordo com os críticos e os fãs, é a de 1979, de Stuart Rosenberg. Na história, o casal Lutz decide se mudar para uma casinha aconchegante em Amityville, muito abaixo do preço de mercado. Chegando lá, entretanto, eles descobrem que o lugar é muito mais perigoso do que parece.
LEIA+: INVOCAÇÃO DO MAL: AS HISTÓRIAS REAIS QUE INSPIRARAM OS FILMES
*
E você, já leu Possessão? Não deixe de conferir as dicas e comentar com a Macabra no Twitter e Instagram.