As várias faces de Satã: 5 representações do Diabo no cinema e na TV

O mal tem várias faces e o Diabo também. Listamos cinco atores que personificaram a maldade de Satã em filmes e séries tão bem que nos deixaram fascinados.

Satã, Lúcifer, o Diabo. O Inimigo de Deus, a entidade temível e assustadora, capaz de provocar grandes males e destruir muitas vidas. Protagonista de muitas histórias de terror — seja sendo exorcizado do corpo de jovens, seja tentando homens de boa índole para o caminho do mal —, o Diabo está presente em diversas narrativas desde o início do cinema.

LEIA+: O PACTO COM O DIABO EM SETE ACORDOS IMORTAIS

De início representado como uma figura assustadora, de cascos fendidos e um rabo pontiagudo, sua persona acabou se transformando em homens e mulheres atraentes, elegantes e charmosos. Desde uma das primeiras aparições de Satã nos filmes, em Häxan – A Feitiçaria Através dos Tempos (1922, dir. Benjamin Christensen), muitos atores estiveram na pele do personagem — até Vincent Price já interpretou o Diabo, em A História da Humanidade (1957, dir. Irwin Allen).

Listamos cinco dos maiores intérpretes do Diabo no cinema.

Peter Stormare

Constantine, 2005 // Certo, a adaptação para o cinema de Hellblazer pode não ser a mais fiel, mas é uma das mais queridas. O demonologista John Constantine (Keanu Reeves) se vê diante de um grande mistério quando a policial Angela Dodson (Rachel Weisz) lhe pede ajuda para investigar a morte de sua irmã gêmea, Isabel (Weisz), que todos acreditam ter sido suicídio. Claro, tudo não passava de uma parte da guerra entre o céu e o inferno. A aparição do Diabo no filme é de tirar o fôlego, e Peter Stormare está mais que convincente e confortável em seu papel. Aliás, foi o próprio Stormare que sugeriu seu figurino para o filme. De início, os produtores pensaram em calças de couro e uma coleira com spikes, além de tatuagens cobrindo o pescoço e o rosto do ator.

Robert De Niro

Coração Satânico, 1987 // Harry Angel (Mickey Rourke) é um detetive particular que foi contratado por Louis Cyphre (Robert De Niro) para investigar o paradeiro do cantor Johnny Favorite. O que poderia ser somente uma história sobre investigação, acaba tendo uma reviravolta sombria quando descobrimos que Louis Cyphre é, na verdade, o próprio Satã. Robert De Niro, como sempre, desenvolve com excelência seu personagem. O papel de Cyphre havia sido oferecido também a Al Pacino e Jack Nicholson, mas, pelo visto, a escolha por De Niro deu tão certo que o diretor e roteirista Alan Parker disse que, durante as cenas de De Niro, ele era tão realista e misterioso, que deixou que ele próprio se conduzisse. Coração Satânico é adaptação do livro de mesmo nome de William Hjortsberg

Al Pacino 

Advogado do Diabo, 1997 // O jovem advogado Kevin Lomax (Keanu Reeves) recebe uma proposta de emprego irrecusável em uma enorme empresa em Nova York. Tudo ia muito bem, até que coisas estranhas começam a acontecer. Apesar de todo o sucesso que Kevin tem em seus casos, seu casamento passa por sérias tensões. Sua esposa, Mary Ann (Charlize Theron), não se sente muito bem, e seu chefe, John Milton (Pacino), faz de tudo para tentá-lo cada vez mais a seguir por caminhos pouco virtuosos. O filme foi baseado no livro de Andrew Neiderman e conta com direção de Taylor Hackford. Al Pacino entrega cenas incríveis como o Pai da Mentira e Tentação, mas isso quase não aconteceu. Pacino negou três vezes o papel como John Milton antes de aceitar fazê-lo. Chegou até a sugerir que Sean Connery ou Robert Redford poderiam ser escolhas melhores, mas, no final, entregou uma representação icônica.

Mark Pellegrino

Sobrenatural, 2005-2020 // A incrível saga dos irmãos Winchester salvando pessoas, caçando coisas, realizando o negócio da família, foi permeada de criaturas de todos os tipos, de vampiros e fantasmas a lendas urbanas e lobisomens. Mas, claro, dois dos grandes antagonistas foram os anjos e demônios, dentre eles o próprio Lúcifer. Interpretado oficialmente por Mark Pellegrino, o personagem fez aparições desde a quarta temporada até a última, sempre sendo mencionado ocasionalmente. Também foi interpretado por Jared Padalecki, quando assumiu o corpo de Sam Winchester, e por Misha Collins, quando possuiu o corpo do anjo Castiel.

LEIA+: SUPERNATURAL: 10 LENDAS URBANAS E MITOS QUE MARCARAM A SÉRIE 

Tom Ellis

Lúcifer, 2016- // A Estrela da Manhã decidiu abdicar de seu lugar no inferno. Ao invés de ficar atormentando almas onde quer que o inferno se localize, Lúcifer achou que seria melhor estar na terra, cuidando de uma boate chamada Lux, acompanhando o movimento daqui de cima, aprendendo mais sobre a humanidade. Essa versão de Lúcifer originalmente apareceu no quadrinho Sandman, e logo se tornou um sucesso entre os leitores, até possuir sua própria série de HQs. A versão de Tom Ellis, na série criada por Tom Kapinos, é uma representação divertida e um pouco menos sombria que as anteriores, mas conquistou uma rede grande e poderosa de fãs pelo mundo.

Bônus: Black Phillip

A Bruxa, 2015 // É difícil falar de representações de Satã e não pensar no bode mais querido dos últimos anos do cinema. Desde sua estreia, o grande astro de A Bruxa tem sido referência quando o assunto é pacto, manteiga, viver deliciosamente ou o Diabo. Apesar de não ter o tempo que gostaríamos em cena, Black Phillip nos conquistou e seria um absurdo deixarmos ele de fora dessa lista. Nos momentos finais do filme, já quando Black Phillip conversa com Thomasin (Anya Taylor-Joy), sua voz foi feita por Daniel Malik. Originalmente o Diabo iria aparecer sem sua forma de bode, e sua roupa era toda customizada com jóias, esporas, penas, mas não é possível ver em sua cena. Uma pena.

LEIA+: LANÇAREMOS UM FEITIÇO EM VOCÊ: 7 BRUXAS ICÔNICAS DO CINEMA

O que vem por aí: Gwendoline Christie

Sandman, 2021- // Foi anunciado recentemente o elenco que irá participar da adaptação em série dos quadrinhos de Neil Gaiman, Sandman. Gwendoline Christie foi escalada como Lúcifer para a adaptação e não poderíamos estar mais felizes e ansiosos para acompanhar a história de Morpheus. A adaptação está nas mãos de Allan Heinberg, com produção executiva de Gaiman e David Goyer, e será distribuída e produzida pela Netflix. 

*

Gostou da lista? Qual sua personificação favorita do Pai da Mentira? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.