Ah, o Halloween! Muitos doces e muitos filmes de terror criam o clima perfeito para aproveitar ao máximo uma das datas favoritas dos amantes do macabro e dos filmes de gênero.
E, para ajudar aqueles que estão construindo suas listas para maratonar o máximo de filmes que conseguirem, reunimos 50 filmes para assistir até o Halloween. Dos mais famosos aos mais desconhecidos, passeando por diversos subgêneros, esses filmes irão tornar seu Halloween mais assombrado. Então pegue sua pipoca e vem com a gente.
50. A Família Addams
The Addams Family, 1991 // Nada melhor do que começar essa lista com a família que vive o Halloween todos os dias, não é? A Família Addams, de Barry Sonnenfeld, é aquele filme de conforto que todos amamos. No filme clássico de 1991, golpistas tentam roubar todo o dinheiro dos Addams, mas a família se mostra mais forte e excêntrica do que nunca — contando com a mãozinha de seus fiéis companheiros.
49. Creepshow: Arrepio do Medo
Creepshow, 1982 // Unindo os poderes assombrados de George A. Romero e Stephen King, Creepshow: Arrepio do Medo é uma antologia com cinco histórias assustadoras, inspiradas nos clássicos quadrinhos de terror dos anos 1950 da E.C. Comics. Aproveite para ler o quadrinho publicado pela DarkSide Books!
48. Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio
Evil Dead, 1981 // O clássico filme de Sam Raimi não deveria ser deixado de fora de nenhuma maratona de Halloween. Em Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio, Ash Williams (Bruce Campbell) precisa sobreviver a uma entidade das mais arrepiantes em uma cabana isolada. É uma boa oportunidade para assistir a Uma Noite Alucinante 2, Uma Noite Alucinante 3, e seu remake 2013, A Morte do Demônio.
LEIA+: 9 CURIOSIDADES MACABRAS SOBRE EVIL DEAD
47. Raça das Trevas
Nightbreed, 1990 // Dirigido e adaptado de uma obra do próprio Clive Barker, Raça das Trevas é um dos filmes um pouco menos reconhecido do criador de Hellraiser e Candyman. Um jovem acaba sendo atraído por uma estranha sociedade chamada Midian, mas também chama a atenção de um macabro médico para o lugar. Com a participação mais que especial de David Cronenberg.
46. Príncipe das Sombras
Prince of Darkness, 1987 // Dirigido e escrito por John Carpenter, um filme pouco lembrado sobre a invocação do Diabo. Uma irmandade, por muitos anos, guardou o segredo para despertar Satã. Mas agora, por acidente, o segredo pode ser revelado por um grupo de físicos. Com uma pontinha do Alice Cooper.
45. À Meia Noite Levarei sua Alma
À Meia Noite Levarei sua Alma, 1964 // Como não colocar o grande José Mojica Marins, nosso eterno Zé do Caixão, em um listão de Halloween? O filme mais clássico e reconhecido do mestre do horror brasileiro é uma ótima chance de conhecer um pouco mais das raízes do gênero no cinema do país.
LEIA+: OS 13 FILMES MAIS IMPORTANTES DE MOJICA, O ZÉ DO CAIXÃO
44. Ganja & Hess
Ganja & Hess, 1973 // Dirigido por Bill Gunn e Lawrence Jordan e protagonizado por Duane Jones, protagonista de A Noite dos Mortos-Vivos (George A. Romero, 1968), Ganja & Hess conta a história de um homem que, após ser apunhalado com uma adaga antiga, acaba se tornando uma criatura sedenta por sangue.
43. As Diabólicas
Les Diaboliques, 1955 // Dirigido por Henri-Georges Clouzot e baseado em um livro de Pierre Boileau e Thomas Narcejac, As Diabólicas conta a história de uma esposa e uma amante tentando se livrar do homem que ambas compartilham. O que parecia simples, entretanto, se mostra um pouco mais complicado. Um filme clássico, uma atmosfera interessante e tensa.
42. A Casa da Noite Eterna
The Legend of Hell House, 1973 // Adaptação do clássico livro de casa mal assombrada de Richard Matheson, que também assina o roteiro da produção, com direção de John Hough, adentramos na misteriosa mansão de Belasco, conhecida como Mansão do Inferno, para descobrir fenômenos paranormais com um grupo de quatro pesquisadores. Entretanto, nem todos irão lidar com esse trabalho muito bem.
41. House
Hausu, // Uma jovem convida as colegas de suas escola para passarem uns dias na casa de sua tia, que não a vê há muitos anos. Entretanto, o que a pobre moça não sabia, é que a casa da tia — e a própria tia — é extremamente assombrada. Coisas terríveis começam a acontecer com as garotas, que só queriam umas férias tranquilas. Um filme excêntrico, com efeitos aterrorizantes e muito divertido. Dirigido por Nobuhiko Ôbayashi.
40. Mortos que Matam
The Last Man on Earth, 1964 // Adaptação do livro Eu Sou a Lenda, de Richard Matheson, dirigido por Ubaldo Ragona e Sidney Salkow, o filme nos conta sobre o último homem vivo na Terra, quando uma ameaça toma conta do mundo, se tornando um obstinado caçador das criaturas que agora compartilham de seu território.
39. Drácula de Bram Stoker
Bram Stoker’s Dracula, 1992 // A adaptação mais aclamada do livro escrito por Bram Stoker, dirigida pelas hábeis mãos de Francis Ford Coppola, é uma excelente adição a esse listão de Halloween. Cuidado ao entrar nos domínios do Conde — mantenha sempre um pouco de água benta por perto. E não deixe de conferir também as outras encarnações do morcegão, como no Drácula, de 1931, e em O Vampiro da Noite, de 1958.
LEIA+: DRÁCULA AO LONGO DAS DÉCADAS: UMA CRONOLOGIA IMORTAL
38. O Lobisomem
The Wolf Man, 1941 // Um dos clássicos da Universal — um pouco menos lembrado que seus companheiros —, O Lobisomem foi um dos primeiros grandes filmes de terror sobre as criaturas peludas e arrepiantes que a gente adora. Dirigido por George Waggner, acompanhamos Larry Talbot em sua aterrorizante descoberta como lobisomem!
37. O Homem Invisível
The Invisible Man, 1933 // Ainda nos clássicos da Universal, o período pode ser uma boa oportunidade para revisitar esse clássico escrito por H.G. Wells e adaptado para o cinema por James Whale. Jack Griffin (Claude Rains) encontra uma forma de ficar invisível, mas nem tudo que descobrimos merece ser posto em prática. Sua personalidade, que já era extravagante, piora conforme ele passa mais tempo sob efeito da invisibilidade.
36. Freaks
Freaks, 1932 // Dirigido por Tod Browning, pai do Drácula no cinema, acompanhamos a história de Hans (Harry Earles) que tenta ser ludibriado pela bela trapezista Cleopatra (Olga Baclanova), Mas os amigos de Hans não deixarão barato, e quando você mexe com um dos Freaks, você mexe com todos.
LEIA+: CURIOSIDADES SOBRE O FILME FREAKS
35. Blacula
Blacula, 1972 // Transformado pelo próprio Drácula, Blacula é um antigo príncipe africano, anteriormente chamado Manuwalde. Séculos depois, Blacula parte para Los Angeles, em busca de novas vítimas e da reencarnação de seu antigo amor. Dirigido por
William Crain, o filme é um clássico do cinema de terror negro, citado no livro e no documentário Horror Noire.
34. O Monstro da Lagoa Negra
Creature from the Black Lagoon, 1954 // Dirigido por Jack Arnold, este foi um dos últimos grandes sucessos dos chamados “monstros clássicos da Universal. Uma equipe viaja até a Amazônia para conhecer uma estranha descoberta de criatura pré-histórica.
LEIA+: O FASCÍNIO E O HORROR DOS MONSTROS DA UNIVERSAL
33. As Boas Maneiras
As Boas Maneiras, 2017 // Dirigido por Juliana Rojas e Marco Dutra, uma fábula com toques de terror e musical. Clara (Isabél Zuaa), ao ser contratada por Ana (Marjorie Estiano) como acompanhante durante a gravidez, enfermeira e futura babá de seu filho, não imaginaria o quanto sua vida iria mudar ao confrontar situações que antes imaginava estarem somente nos contos populares.
32. Garota Sombria Caminha pela Noite
A Girl Walks Home Alone at Night, 2014 // Em uma cidade fantasma, uma garota caminha entre os habitantes sem que eles se deem conta que estão sendo perseguidos por uma vampira. Dirigido por Ana Lily Amirpour, Garota Sombria Caminha pela Noite é um filme de atmosfera densa e uma ótima opção para a data.
31. O Orfanato
El Orfanato, 2007 // Essa pérola do terror espanhol dirigida por J.A. Bayona conta a história de uma mulher que, depois de anos, retorna para a casa onde cresceu — um orfanato. Sua intenção é reabrir o local, mas seu filho acaba se encontrando em sérios perigos por alguma forma ameaçadora do local.
30. Contos Macabros
Tales From the Hood, 1995 // Três jovens invadem uma funerária quando, de repente, são descobertos pelo diretor do local, que resolve lhes contar algumas histórias de arrepiar. Dirigido por Rusty Cundieff, o formato relembra Creepshow, mas todas as histórias são focadas em experiências afro-americanas.
29. Mandy
Mandy, 2018 // Dirigido por Panos Cosmatos, Mandy é uma trama de vingança. Após ter sua esposa ter sido sequestrada, Red (Nicolas Cage) embarca em uma furiosa missão para se vingar do líder de um macabro culto que lhe causou tanto mal. Uma explosão de cores e sentimentos em uma das atuações mais memoráveis de Nicolas Cage.
28. Os Olhos de Minha Mãe
The Eyes of My Mother, 2016 // Uma jovem vê de perto uma tragédia que altera para sempre sua vida, dando espaço para que seus desejos e propósitos mais sombrios tomem conta de todo o seu tempo. Dirigido por Nicolas Pesce, Os Olhos de Minha Mãe é um filme violento e cruel, que demonstra bem as camadas mais aterrorizantes do ser humano.
27. Atlantique
Atlantique, 2019 // Um grupo de homens é impulsionado a cruzar o mar para encontrar trabalho após ficarem meses sem receberem seus salários. Em terra firme, suas namoradas, mães e irmãs aguardam seu retorno. Os mortos, entretanto, viajam depressa, e aqueles que fizeram mal ao grupo terão que pagar em algum momento. Dirigido por Mati Diop, o filme, que se passa no Senegal, é uma obra irresistível e belamente produzida.
26. A Sombra do Pai
A Sombra do Pai, // Dirigido por Gabriela Amaral Almeida, A Sombra do Pai nos oferece um uma história triste de perda, luto e infâncias pausadas. Uma jovem órfã de mãe acaba descobrindo formas de ficar cada vez mais próxima da mulher, conforme as coisas ao seu redor acabam ficando mais difíceis de lidar.
25. Cemitério Maldito
Pet Sematary, 1989 // Adaptado de um dos livros mais clássicos de Stephen King, essa versão dirigida por Mary Lambert está entre as mais queridas de suas adaptações. Ao ver seu filho sofrer um acidente terrível, levando-o à morte, Louis Creed (Dale Midkiff) leva o corpo da criança até um cemitério de animais no fundo de sua casa. O resultado não poderia ser pior.
24. Terror nos Bastidores
The Final Girls, 2015 // Uma jovem que acabou de perder a mãe tem a chance de reencontrá-la em um dos famosos filmes em que ela trabalhou. O problema é que sua mãe era uma atriz de filmes de terror, e o destino de todos está comprometido caso um assassino sanguinário não seja detido. Dirigido por Todd Strauss-Schulson, Terror nos Bastidores é uma comédia de terror de deixar o coração quentinho.
23. Você Pode Ser o Assassino
You Might Be the Killer, 2018 // Um monitor de um acampamento começa a sofrer de terríveis apagões. Quando acorda, entretanto, vê que está cercado de outros monitores — todos assassinados. Ligando para uma amiga para receber alguns conselhos, ele acaba se deparando com uma triste verdade sobre a situação. Dirigido por Brett Simmons, Você Pode Ser o Assassino é um filme que subverte e reconstrói alguns clichês dos filmes de terror em acampamentos.
22. O Que Fazemos nas Sombras
What We Do in the Shadows, 2014 // Como será acompanhar o dia a dia de um grupo de vampiros? Se você alguma vez já se perguntou isso, saiba que a resposta está em O Que Fazemos nas Sombras, dirigido por Jemaine Clement e Taika Waititi. O grupo de vampiros Viago, Deacon e Vladislav ainda estão tentando compreender as regras do mundo moderno com o pequeno detalhe de serem seres das trevas.
21. Todo Mundo Quase Morto
Shaun of the Dead, 2004 // Prestando homenagem aos filmes de zumbis de George A. Romero, este filme de Edgar Wright é divertido e emocionante. Em pleno apocalipse zumbi, Shaun (Simon Pegg) faz de tudo para se reconciliar com sua antiga namorada, com sua mãe, e ainda encontrar tempo para sobreviver. Excelente oportunidade para assistir aos outros dois filmes do diretor que compõem a Trilogia Cornetto: Chumbo Grosso (2007) e Heróis de Ressaca (2013).
20. Os Demônios da Noite
Tales from the Crypt: Demon Knight, 1995 // Brayker (William Sadler) possui a última das sete chaves e foge desesperadamente de um homem chamado O Colecionador. Caso essa chave caia nas mãos dele, o mundo poderá se transformar em uma sucursal do inferno. Dirigido por Ernest R. Dickerson, mesmo diretor do filme Bones, o Anjo das Trevas, protagonizado por Snoop Dogg.
19. Cronos
Cronos, 1993 // Um dispositivo capaz de garantir a vida eterna que, nas mãos erradas, pode gerar caos e destruição. Quando um antiquário o encontra, está em suas mãos fazer o possível para que o objeto não seja encontrado por quem o está procurando. Dirigido por Guillermo Del Toro, é um daqueles filmes que às vezes são esquecidos, mas que valem muito a pena.
LEIA+: 13 FILMES DE HORROR COM VAMPIROS POUCO CONVENCIONAIS
18. Garota Infernal
Jennifer’s Body, 2009 // Dirigido por Karyn Kusama, Garota Infernal conta a história de uma jovem que foi dada como sacrifício ao Diabo, mas, após o ritual dar errado, retorna com algo sombrio em sua personalidade. Sua melhor amiga terá que fazer o possível para salvá-la — e salvar todos ao seu redor — de um destino trágico. O filme foi bastante criticado em seu lançamento mas, mais de 10 anos depois, encontrou um novo carinho dos fãs.
17. O Mistério da Ilha
Sweetheart, 2019 // Depois de um naufrágio, Jenn (Kiersey Clemons) chega a uma ilha acaba descobrindo rapidamente que não está tão sozinha quanto parece. Entre traições e uma criatura sinistra, ela terá que sobreviver a todo custo. Dirigido por J.D. Dillard.
16. Amor e Monstros
Love and Monsters, 2020 // Após uma catástrofe que infestou o mundo de monstros, o jovem Joel (Dylan O’Brien) tem vivido no subsolo com o que sobrou da humanidade. Certo dia, entretanto, ele resolve sair de seu bunker para encontrar a moça por quem era apaixonado. Isso levará Joel a uma jornada cheia de descobertas e terrores. Dirigido por Michael Matthews, Amor e Monstros é um filme divertido e leve para a temporada do terror.
15. O Enigma do Horizonte
Event Horizon, 1997 // Investigando uma nave desaparecida misteriosamente, uma equipe acaba descobrindo que a nave retornou com algo estranho à bordo. Dirigido por Paul W.S. Anderson, esse filme é um pouco menos lembrado quando falamos de terror espacial, mas é uma excelente adição a sua maratona de Halloween.
14. O Grito
The Grudge, 2004 // Dirigido por Takashi Shimizu, remake norte-americano do filme japonês de mesmo nome, O Grito se tornou um fenômeno no ocidente, virando referência para várias outras obras. Em Tóquio, uma assistente social descobre que a casa em que uma de suas pacientes mora está marcada por uma terrível maldição. Se você não assistiu ao remake ou aos filmes originais, considere fazer isso durante esse Halloween.
13. Nós
Us, 2019 // Durante suas férias na praia, uma família é aterrorizada por cópias idênticas a cada um deles. Quando seus duplos começam a caçá-los, não há nada a ser feito a não ser lutar para sobreviver. Dirigido por Jordan Peele, o filme foi um dos grandes sucessos dos últimos anos.
12. Mate-me Por Favor
Mate-me Por Favor, 2015 // Dirigido por Anita Rocha da Silveira, Mate-me Por Favor é um coming of age sobre as descobertas da morte e do luto. Ao descobrir que diversas pessoas tem sido mortas perto de sua casa e seu colégio, a jovem Bia (Valentina Herszage) acaba ficando cada vez mais fascinada com o tema.
11. Linha Mortal
Flatliners, 1990 // E se você pudesse ter um vislumbre do outro lado? Mesmo que rápido, e mesmo que perigoso? Cinco estudantes de medicina acreditam terem encontrado uma forma de atravessar o véu da morte e retornar para contar a história. Mas o que poderia ser uma grande descoberta científica, se torna o início de um terrível pesadelo. Dirigido por Joel Schumacher.
10. Festa Assassina
Murder Party, 2007 // Chegando na reta final, que tal uma sequência de filmes que se passam no Halloween? Um convite inesperado de uma festa de Halloween acaba colocando Chris Sharp (Christopher S. Hawley) em uma tremenda encrenca quando descobre que, na verdade, quem está dando a festa o quer morto — sem nenhum motivo aparente, só pelo bem da arte. Dirigido por Jeremy Saulnier, mesmo diretor do cultuado Sala Verde.
09. A Noite dos Demônios
Night of the Demons, 1988 // Quem nunca sonhou em participar de uma festa em cemitério? Em A Noite dos Demônios, de Kevin Tenney, um grupo até tenta dar uma festa pra lá de macabra em uma funerária, mas espíritos malignos acabam despertando, estragando tudo e transformando a noite em um inferno.
08. Halloween 3: A Noite das Bruxas
Halloween III: Season of the Witch, 1982 // O filme da franquia Halloween que não tem Michael Myers como vilão. Apesar disso, e de ser um pouco menos querido que os dois filmes anteriores, A Noite das Bruxas é um excelente filme para o Halloween. Daniel Challis (Tom Atkins) precisa descobrir quais os planos malignos da empresa Silver Shamrock.
07. A Casa do Terror
Haunt, 2019 // Pensando o que fazer no Halloween? Cuidado com misteriosas casas assombradas que prometem alimentar seus medos mais profundos. Em A Casa do Terror, um grupo de amigos se deparou com uma dessas casas misteriosas e tudo acabou muito mal. Scott Beck e Bryan Woods.
06. Parque do Inferno
Hell Fest, 2018 // Dirigido por Gregory Plotkin, Parque do Inferno consegue deixar um tema já bastante macabro ainda mais terrível. Um grupo de amigos se torna o alvo de um terrível serial killer quando entram no território que ele escolheu para caçar: um parque de diversões. O filme ainda conta com a participação mais que especial de Tony Todd.
05. Possuída
Ginger Snaps, 2000 // Dirigido por John Fawcett, Possuída se tornou um dos filmes de lobisomens mais amados das últimas décadas. A jovem Ginger (Katharine Isabelle), em uma noite de lua cheia, é mordida por um lobisomem. Conforme o tempo passa, o halloween e outra lua cheia se aproximam, sua irmã Brigitte (Emily Perkins) fará de tudo para deter que a maldição se alastre e salvar Ginger.
04. Tales of Halloween
Tales of Halloween, 2015 // Dirigido por diversos cineastas proeminentes da indústria do terror, Tales of Halloween é um filme antológico com 10 histórias que se passam na mesma cidadezinha e na mesma noite de Halloween. Passeando entre os subgêneros e criaturas típicas do terror, é um prato cheio para os fãs da data.
03. Contos do Dia das Bruxas
Trick ‘r Treat, 2007 // Uma das antologias de terror mais queridas entre os fãs, Contos do Dia das Bruxas é um filme bem próximo a Tales of Halloween: em uma noite de Halloween, em uma cidadezinha bastante comum dos Estados Unidos, diversas histórias acontecem ao mesmo tempo — todas elas aterrorizantes. Dirigido por Michael Dougherty, o filme na verdade começou como um curta, mas fez tanto sucesso que Dougherty resolveu investir em um longa. Sorte a dele!
02. O Corvo
The Crow, 1994 // Baseado na graphic novel de James O’Barr e dirigido por Alex Proyas, O Corvo é uma história de amor, morte e vingança. O filme se passa na noite anterior ao Halloween, chamada de Noite do Demônio. Eric Draven e sua mulher foram assassinados — mas Eric não vai conseguir descansar em paz enquanto não tiver sua vingança.
01. Halloween: A Noite do Terror
Halloween, 1978 // Michael Myers é um dos vilões mais aterrorizantes e mortais dos slashers. Há mais de 40 anos causando medo e assombro na cidadezinha de Haddonfield. Nada mais justo que aproveitar a noite em que ele voltou para casa para ver e rever esse clássico dos filmes de terror, não é? Uma das obras mais cultuadas de John Carpenter, Halloween é dia de assistir Halloween.
*
Ufa! Quais destes filmes você pretende assistir neste Halloween? Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.