6 filmes arrepiantes dirigidos por mulheres para assistir agora

Mentiras, mistérios e mortes: a Macabra separou seis filmes de terror recentes e dirigidos por mulheres para você conferir no Prime Video, Telecine ou HBO Max.

Assim como na maioria dos mercados de trabalho, a indústria do cinema — e dos filmes de terror, particularmente — é complicada quando falamos de gênero. Alguns filmes de pioneiras são dificílimos de achar, enquanto outros estão totalmente perdidos. Quantos filmes de terror dirigidos por mulheres você já assistiu?

Apesar de ainda estarmos longe de conquistar um equilíbrio de porcentagem entre filmes dirigidos por homens e mulheres — isso sem entrar na discussão da falta de cineastas negros e LGBTQIAP+ nos grandes circuitos de cinema —, vimos, nos últimos anos, um crescimento de interesse e até mesmo uma maior facilidade para encontrar filmes de diretoras. Alguns filmes de trinta ou quarenta anos atrás foram relançados, novas cópias foram disponibilizadas, e a internet ajudou a conhecer melhor algumas figuras que anteriormente não tínhamos nem como pesquisar. 

Ida Lupino, diretora do clássico noir O Mundo Odeia-Me, de 1953

LEIA+: ATRÁS DAS CÂMERAS: MULHERES QUE TRANSFORMARAM OS FILMES DE TERROR

Além disso, com o aumento da possibilidade de participar de festivais, que muitas vezes estão disponíveis online, diversas cineastas podem trilhar uma carreira, se unindo a outras mulheres da indústria, recebendo conselhos e trabalhando juntas. Mesmo longe do ideal, há um movimento crescente para que mulheres assumam mais as rédeas desses trabalhos — como é o caso do projeto The Future of Horror is Female, uma série de conversas e debates entre diretoras de terror feitas pela organização The Future of Film is Female. 

Para ajudar a encontrar alguns dos filmes dessas cineastas, que têm batalhado para se inserir na indústria do terror, a Macabra listou 6 filmes de diretoras lançados em 2022 para assistir em alguns dos streamings mais populares.  

Huesera

Huesera, 2022 // Dirigido e escrito por Michelle Garza Cervera, corroteirizado por Abia Castillo, Huesera é um filme coproduzido entre o México e o Peru. No filme, Raúl (Alfonso Dosal) e Valeria (Natalia Solián) planejam o nascimento de seu primeiro filho há muito tempo. Finalmente, quando a gravidez de Valeria é confirmada, a mulher passa a ser assombrada por uma presença estranha. O casal terá que lutar pela sobrevivência do relacionamento e do bebê. Um dos filmes mais elogiados do ano até o momento — apesar de ter sido lançado em festivais ao longo de 2022, foi em 2023 que chegou ao grande público —, Huesera está disponível no catálogo da Prime Video.

A Babá

Nanny, 2022 // A Babá — não confundir com o filme protagonizado por Samara Weaving — conta a história de Aisha (Anna Diop), uma jovem imigrante que tenta recomeçar sua vida em Nova York, cuidando de crianças na Upper East Side, mas que é forçada a confrontar uma terrível verdade que pode colocar a perder a conquista do sonho americano. O filme está disponível no catálogo da Prime Video. A Babá foi escrito e dirigido por Nikyatu Jusu, responsável também pelo ótimo curta-metragem Suicide by Sunlight, disponível no youtube

Morte, Morte, Morte

Bodies, Bodies, Bodies, 2022 // Um grupo de jovens amigos planejam passar um furacão juntos, em uma festa em uma mansão isolada. O que parecia um divertimento quase inofensivo acaba se tornando um pesadelo quando, ao longo da noite, antigos segredos e feridas serão expostos, além de alguns assassinatos pelo caminho. Dirigido por Halina Reijn e adaptado para roteiro por Sarah DeLappe a partir de um argumento escrito por Kristen Roupenian, o filme está no catálogo da HBO Max.

Não se Preocupe, Querida

Don’t Worry Darling, 2022 // Apesar de Jack (Harry Styles) e Alice (Florence Pugh) serem um casal perfeitamente feliz — ambos têm uma vida de sonhos! —, Alice, certo dia, sente que há algo errado. Enquanto seu marido trabalha em um local secreto e pede que ela não lhe pergunte nada sobre suas tarefas, Alice nota que o comportamento de todos ao seu redor onde moram é estranho. Além disso, ela tem presenciado alguns acontecimentos pouco normais em sua própria casa. Um dia, porém, Alice dá um basta e deixa sua curiosidade falar mais alto, e o que ela descobrirá acabará de vez com tudo o que acredita. Dirigido por Olivia Wilde e escrito por Katie Silberman Carey e Shane Van Dyke, o filme está no catálogo da HBO Max. 

Corações Degringolados

Torn Hearts, 2022 // Jordan (Abby Quinn) e Leigh (Alexxis Lemire) são duas jovens cantoras de country, que estão tentando fazer sucesso. Quando a oportunidade inesperada de conhecer — e, quem sabe, até cantar junto — uma das maiores estrelas desse gênero musical, Harper Dutch (Katey Sagal), elas farão de tudo para agarrar com unhas e dentes. Mas há algo estranho na vida reclusa de Dutch, que se isolou desde que sua irmã e antiga irmã, com quem fazia dupla, faleceu. Dirigido por Brea Grant, Corações Degringolados está no Telecine.

Medusa

Medusa, 2021 // Extremamente tementes a Deus e devotas de seus ensinamentos, Mariana (Mari Oliveira) e suas amigas acham que a solução para o mundo de pecados que as cerca é o da vigília e da justiça com as próprias mãos, perseguindo e enfrentando violentamente qualquer mulher que passar por seu caminho. Mas há algo de atraente em viver livre, e Mariana quer experimentar essa liberdade — mas ninguém pode saber. Dirigido por Anita Rocha da Silveira, o filme começou a circular entre os festivais ainda em 2021, e só chegou ao circuito comercial em 2023. Agora, está disponível no Telecine. 

LEIA+: DIRETORAS MACABRAS: O LUTO E A MORTE PELO OLHAR DE ANITA ROCHA DA SILVEIRA

*

E aí, já assistiu todos? Qual filme dos últimos anos dirigido por uma cineasta é seu favorito? Comente com a Macabra no Twitter Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.