7 Filmes de terror que se passam em ilhas desertas

Fugir para uma ilha deserta é uma boa ideia só na teoria. Confira uma lista com sete filmes que se passam em ilhas isoladas.

Para Clive Barker, qualquer cenário é digno de um filme de terror, até mesmo aqueles que não deveriam existir. No conto “Bodes Expiatórios”, que está em Livros de Sangue vol. 3, um grupo de jovens está a bordo de um barco chamado Emmanuelle, que encalha em uma ilha que mapa nenhum mostrava.

LEIA+: LIVROS DE SANGUE: A POESIA ESCRITA NA CARNE POR CLIVE BARKER

O lugar aparentemente inabitado possui uma cerca macabra com ovelhas presas lá dentro. Não demora muito para que os náufragos se deem conta da natureza maligna daquele local, mesmo sem compreender muito bem seus mecanismos. O que eles sabem é que precisam sair dali o quanto antes se quiserem sobreviver.

Ilhas remotas são um ambiente propício para histórias de terror. Você está longe da civilização e de qualquer tipo de salvação. Você não sabe nada sobre o local onde está, se há habitantes (humanos ou não) e como eles reagiriam à presença de estranhos. Isso porque nem estamos entrando no aspecto sobrenatural da ilha, que pode habitar seres e espíritos macabros que não querem ser importunados.

Até mesmo filmes que não são necessariamente de terror aproveitam esse elemento em suas histórias, como As Aventuras de Pi e sua ilha que devora pessoas e animais, ou até mesmo Jurassic Park — embora ali exista bastante interferência humana envolvida. 

Os remakes mais atuais podem até empurrar o filme para aventura e ficção científica, mas originalmente King Kong também é um filme de terror, cujo lar do gorila gigante também é uma ilha remota.

Ou seja, esqueça tudo o que você aprendeu com Lagoa Azul. Ilhas desertas podem ser lugares tenebrosos, onde nenhuma criança poderia crescer e se desenvolver daquela forma. E esses filmes são a prova disso:

1. Zaroff, o Caçador de Vidas

The Most Dangerous Game, 1932 // Adaptado da coleção de histórias de Richard Connell, esse filme de 1932 também começa com o naufrágio. Após o acidente, Bob se vê em uma ilha deserta até encontrar uma casa que mais se parece com uma fortaleza, habitada pelo conde Zaroff, que se mostra bem receptivo ao náufrago.

Aparentemente não há sinal dos outros sobreviventes do naufrágio, mas logo Bob descobre por quê: Zaroff os solta na floresta da ilha para caçá-los em um doentio jogo que se assemelha ao xadrez. 

2. A Ilha das Almas Selvagens

Island of Lost Souls, 1932 // Aparentemente 1932 foi o ano das ilhas desertas. Em A Ilha das Almas Selvagens, conhecemos a misteriosa ilha do Dr. Moreau. O cientista utiliza o local para conduzir seus experimentos macabros, como descobre Edward Parker, após algumas desventuras marítimas.

O romance do qual o filme foi adaptado é A Ilha do Dr. Moreau, escrito por H. G. Wells. Os experimentos do cientista envolvem um exército de seres quase humanos em busca do objetivo de produzir uma mulher-pantera. 

3. Um Longo Fim de Semana

Long Weekend, 1978 // Quem não gostaria de pegar um fim de semana de folga em alguma praia deserta, evitando o trânsito e aquela disputa por um lugar para fixar o seu guarda-sol na areia, não é mesmo? Esse era o plano de Peter e Marcia, que decidem curtir um fim de semana acampando, só eles e a natureza.

Porém, a própria natureza parece se voltar contra eles. Animais de todos os portes passam a ser uma ameaça e, como diz o próprio trailer, até mesmo uma folha de grama pode se voltar contra eles. 

4. A Hora do Lobo

Hour of the Wolf, 1968 // Esse foi o único filme de terror do consagrado cineasta Ingmar Bergman. Na trama, um artista perturbado vai com a esposa para uma ilha remota. Lá, ele sente que começa a perder o controle da própria mente, passando a ter lembranças perturbadoras.

O casal começa a desconfiar que esse colapso seja resultado das atividades de um culto perverso que mora no outro lado da ilha onde eles estão. O líder do grupo pode ter a explicação para o surto do artista.

5. O Mistério da Ilha

Sweetheart, 2019 // Nesse thriller de sobrevivência de 2019, Jenn é uma mulher que vai parar em uma ilha absolutamente deserta. Além de ter que passar os dias dando um jeito de viver com recursos escassos e sobrevivendo aos elementos da ilha, ela também precisa se defender de uma força maligna que se manifesta na ilha todas as noites. O conceito do longa tem inspirações em O Predador e O Monstro da Lagoa Negra.

LEIA+: 8 CURIOSIDADES SOBRE O MONSTRO DA LAGOA NEGRA

6. Batalha Real

Battle Royale, 2000 // Muito antes de Katniss começar sua revolução em Jogos Vorazes, o Japão já tinha sua própria produção sobre adolescentes lançados em um jogo doentio sobre morte e sobrevivência. Ambientada em um futuro distópico, a história se passa em um jogo imposto pelo governo, que envia 42 estudantes da nona série por três dias para uma ilha deserta. Para sobreviver à Batalha Real, eles devem matar uns aos outros até que apenas um sobreviva — ou todos eles morram, é claro.

Enquanto alguns decidem abraçar o jogo, deixando aflorar seus mais primitivos instintos assassinos, outros tentam sair da ilha sem recorrer à violência. O filme teve sérios problemas de distribuição nos Estados Unidos por ter sido lançado pouco tempo após o massacre de Columbine — a última coisa que as pessoas queriam ver era um monte de adolescentes matando uns aos outros.

7. O Vingador Invisível

And Then There Were None, 1945 // Ilhas inabitadas também são um ótimo cenário para um mistério ao melhor estilo Agatha Christie. O Vingador Invisível é uma adaptação do livro E não sobrou nenhum. Na trama, sete convidados são enviados para uma mansão em uma ilha remota. Os anfitriões, claro, estão atrasados, mas deixaram uma gravação para o jantar, afirmando que um dos presentes é um assassino.

Não demora muito para que um deles apareça morto. Os sobreviventes precisam desvendar quem é o tal assassino, pois suas próprias vidas agora estão em risco. Porém, cada vez que um nome se torna o principal suspeito, essa pessoa é a próxima a aparecer morta. 

Quem aqui nunca teve uma vontade louca de largar tudo e escapar para uma ilha deserta por uns dias, não é mesmo? Mas a julgar por esses filmes, talvez só desligar o celular já ajude bastante.

LEIA+: AS ADAPTAÇÕES MACABRAS DAS OBRAS DE CLIVE BARKER

*

E aí, qual o seu filme favorito de ilhas desertas? Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Renunciei à vida mundana para me dedicar às artes da trevas. No meu cálice nunca falta vinho ungido e protejo minha casa com gatos que afastam os espíritos traiçoeiros. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.