8 Curiosidades sobre O Monstro da Lagoa Negra

A última adição no panteão de Monstros Clássicos da Universal, O Monstro da Lagoa Negra conquistou o coração dos fãs. Confira 8 curiosidades sobre a produção.

Em A Dama e a Criatura, Mallory O’Meara investiga a trajetória de Milicent Patrick, que desenvolveu o conceito visual da Criatura que dá nome ao filme O Monstro da Lagoa Negra. Lançado em 1954, o longa faz parte  dos Monstros Clássicos da Universal Pictures, que envolvem personagens como Frankenstein, Lobisomem, Homem Invisível e Múmia.

Milicent Patrick com a máscara da Criatura de O Monstro da Lagoa Negra

LEIA+: MONSTROS CLÁSSICOS DA UNIVERSAL: DOS LIVROS PARA O CINEMA

Da ideia inicial à estreia, mais de dez anos se passaram. Até os dias de hoje a criatura vinda do Rio Amazonas é lembrada quando o assunto envolve monstros icônicos do cinema e até mesmo inspirou uma produção vencedora do Oscar. Confira a seguir algumas curiosidades sobre O Monstro da Lagoa Negra:

1. Tudo começou com Cidadão Kane

O que Cidadão Kane e O Monstro da Lagoa Negra têm em comum? Muito pouco se não considerarmos o fato de serem filmes de Hollywood com pouco mais de uma década de diferença. No entanto, foi em um evento do clássico de Orson Welles que a criatura anfíbia começou a ser concebida.

O produtor William Alland estava em uma festa durante as filmagens de Cidadão Kane — no qual ele interpreta um repórter — quando o cineasta mexicano Gabriel Figueroa lhe contou sobre o mito de uma espécie de criaturas meio humanas, meio peixe, que supostamente habitavam o Rio Amazonas. 

2. A Bela e a Fera foi uma das inspirações

Dez anos após seu encontro com Figueroa, William Alland começou a escrever rascunhos de uma história intitulada O Monstro Marinho. A inspiração para o enredo foi o conto de fadas A Bela e a Fera, que basicamente narra uma história de amor entre uma criatura bestial e uma mulher humana. A fórmula também inspirou King Kong, outro clássico do cinema.

LEIA+: COMO AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS CRIAM E ALTERAM MONSTROS

3. Foram necessários dois intérpretes e dois trajes para a Criatura

Ben Chapman e Ricou Browning foram os dois intérpretes para a Criatura do filme. Por causa disso, foram necessários dois trajes para o monstro, adaptados às medidas de cada um. Browning assumiu as cenas de quando o personagem estava na água e Chapman quando ele estivesse em terra, com um traje mais escuro.

Ricou Browning era um mergulhador profissional e em uma das cenas precisou ficar quase quatro minutos submerso sem respirar (o figurino não incluía um tanque de oxigênio). Ele e Chapman nunca se encontraram durante as filmagens — as cenas submersas foram filmadas na Flórida, enquanto as aparições de Chapman foram gravadas na Califórnia.

4. O filme foi originalmente lançado em 3D

Durante os anos 1950 houve uma moda bem rápida de filmes em 3D. Por isso, O Monstro da Lagoa Negra foi filmado em três dimensões e originalmente projetado com o método de polarização de luz. Ou seja, o público precisava utilizar óculos com filtros polarizadores, semelhantes aos utilizados atualmente nas produções deste tipo.

Porém, como a moda já estava em declínio quando a produção estreou, muitas audiências acabaram assistindo o filme em 2D, principalmente nas salas menores, localizadas em bairros afastados.

5. Existe um “monstro da lagoa negra” de verdade

Calma, não estamos falando de um humanoide anfíbio que confirme os mitos contados por Gabriel Figueroa. Em 1998 a edição da revista Nature publicou os achados de Jenny Clack, uma pesquisadora paleontóloga da Universidade de Cambridge. Ela catalogou os achados do colecionador de fósseis escocês Stan Wood, que havia descoberto as fossilizações de anfíbios do Período Carbonífero.

O animal foi nomeado Eucritta melanolimnetes, que literalmente significa “a verdadeira criatura da lagoa negra”. Sim, o nome foi uma homenagem ao personagem do cinema.

6. O figurino é uma mistura de fantasia de Halloween com a estatueta do Oscar®

Milicent Patrick foi a responsável pelo design original da Criatura. A primeira versão foi modelada com base em uma estatueta do Oscar®. Porém, este modelo foi reformulado de tal forma que o resultado do traje de borracha e látex manteve pouca semelhança com o prêmio.

Além disso, o escritor de terror Forrest J. Ackerman deu algumas contribuições: ele comprou a máscara e as garras do traje da criatura de um jovem que havia usado os acessórios como fantasia de Halloween

As partes do traje foram descartadas pela Universal após o encerramento das filmagens dos três filmes da franquia. Elas foram recuperadas dos latões de lixo do estúdio por um zelador, que achou que aquilo renderia uma boa fantasia de Halloween para o seu filho.

7. Já existiram várias tentativas de remake

Desde o início da década de 1980 ocorreram várias tentativas de trazer O Monstro da Lagoa Negra de volta às telonas. Cineastas como John Carpenter, Ivan Reitman e Guillermo del Toro foram cogitados para dirigir a produção, mas os planos nunca saíram do papel.

Quando a Universal tentou recriar o seu universo de monstros na década de 2010, a possibilidade voltou a ser ventilada. A notícia mais recente sobre uma chance de remake é de 2020 e diz que o estúdio estaria cogitando os atores Scarlett Johansson e Chris Evans para o elenco.

8. Inspirou o filme A Forma da Água

Já que o remake dirigido por Guillermo del Toro acabou não saindo, o cineasta se inspirou no monstro anfíbio do clássico para recontar a história em A Forma da Água, filme vencedor de quatro Oscars®, incluindo o de Melhor Filme. Del Toro se inspirou em suas lembranças de infância do filme e quis dar a Criatura e a mocinha um romance que desse certo.

Aliás, muito se especulou se o homem-anfíbio teria alguma relação com o personagem de outro filme dirigido por Guillermo del Toro: Abe Sapien, de Hellboy. A princípio não haveria relação direta entre os personagens, já que Sapien foi criado pelo quadrinista Mike Mignola e originalmente seria um cientista da Era Vitoriana que incorporou uma entidade semelhante a uma água-viva — diferentemente das propriedades anfíbias da Criatura. A única coincidência seria o ator Doug Jones, que interpretou tanto Abe Sapiens como o homem-anfíbio de A Forma da Água.

LEIA+: A FORMA DA ÁGUA: UMA HOMENAGEM DE DEL TORO PARA O MONSTRO DA LAGOA NEGRA

*

O livro A Dama e a Criatura, de Mallory O’Meara, já está disponível em pré-venda na Loja Oficial da DarkSide Books. Gostou de conhecer algumas curiosidades do filme O Monstro da Lagoa Negra? Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Renunciei à vida mundana para me dedicar às artes da trevas. No meu cálice nunca falta vinho ungido e protejo minha casa com gatos que afastam os espíritos traiçoeiros. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.