9 animações aterrorizantes para os fãs de horror

De caldeirões mágicos a crianças fugitivas e futuros apocalípticos, reunimos nove animações que vão deixar qualquer fã de horror impressionado.

Filmes animados sempre são bem vindos, não é? Ainda mais aqueles com o toque de estranheza e horror que tanto gostamos. Coraline, ParaNorman, A Casa Monstro e O Estranho Mundo de Jack são alguns dos exemplos mais citados quando o assunto são animações macabras. E não era para menos, afinal, são animações mágicas, que conversam com leveza sobre temas que dificilmente encontramos palavras para lidar.

Apesar do que se pensa, nem todas as animações são para crianças. Algumas delas, com situações e cenas estranhas, ultrapassam o lúdico e acabam aterrorizando até aquele fã mais antigo do gênero.

LEIA+: SCOOBY-DOO E O LEGADO MACABRO NA CULTURA POP

Separamos uma lista com algumas animações especiais para fãs de terror. Como sempre, vale a pena se ligar na classificação indicativa para não traumatizar ninguém

Extraordinary Tales

Extraordinary Tales, 2013 // Dirigido por Raul Garcia e adaptado a partir de histórias de Edgar Allan Poe, Extraordinary Tales é uma antologia com cinco segmentos narrados por vozes conhecidas no meio do horror: Sir Christopher Lee, Bela Lugosi (voz utilizada a partir de um arquivo), Guillermo del Toro, Roger Corman e Julian Sands. Além disso, animações que acontecem entre os segmentos são narradas por Stephen Hughes, sendo a voz de Poe e do Corvo, e pela autora Cornelia Funke, que faz a voz da Morte.

Psiconautas, As Crianças Esquecidas

Psiconautas, los niños olvidados, 2015 // Uma animação tensa e belamente executada, dirigida e escrita por Pedro Rivero e Alberto Vázquez, a história acompanha três crianças que fogem de casa, procurando uma forma de viver melhor. A ilha em que as crianças moram foi parcialmente destruída depois de uma catástrofe nuclear. Com todo o dinheiro que conseguem juntar, eles tentam chegar até o porto, para embarcar em um navio e ir para o continente mais próximo. Ao mesmo tempo, Bird Boy é um jovem procurado pela polícia, e precisa sobreviver em meio ao caos que é sua vida. Uma animação dramática sobre violência.

O Caldeirão Mágico

The Black Caldron, 1985 // Dirigido por Ted Berman e Richard Rich, adaptado de um livro de Lloyd Alexander, O Caldeirão Mágico é uma animação de dark fantasy da Disney, um pouquinho diferente das animações do estúdio das quais estamos acostumados. Com uma pegada de RPG, nosso protagonista é Taran. O jovem precisa proteger a porquinha Vem-vem, que tem poderes mágicos, do terrível Rei de Chifres. O filme conta com cenas assustadoras de esqueletos, bruxas e maldições. Se você gosta de batalhas épicas de RPG, essa é uma ótima dica.

Howard Lovecraft and the Frozen Kingdom

Howard Lovecraft and the Frozen Kingdom, 2016 // Tudo bem, Howard Lovecraft and the Frozen Kingdom não é aterrorizante, é muito fofinho e foi inspirado nas histórias escritas por H.P. Lovecraft. Howard vai visitar seu pai no Sanatório Arkham, e quando retorna acaba abrindo um portal com o Necronomicon acidentalmente. O filme, dirigido e escrito por Sean Patrick O’Reilly, é inspirado em uma graphic novel de mesmo nome, e rendeu duas sequências: Howard Lovecraft and the Undersea Kingdom e Howard Lovecraft and the Kingdom of Madness. Neste primeiro filme quem faz a voz de Shoggoth é Ron Perlman, nosso eterno Hellboy, e Nyarlathotep ninguém mais ninguém menos que Doug Bradley, nosso grande Pinhead. Se você nunca imaginou ver Cthulhu sendo feito de animal de estimação, você precisa assistir a esse filme.

LEIA+: 13 FILMES ADAPTADOS DO UNIVERSO MACABRO DE H.P. LOVECRAFT

Historietas Assombradas

Historietas Assombradas — O Filme, 2017 // Historietas Assombradas é uma animação brasileira criada por Victor-Hugo Borges, baseada em seu livro, de mesmo nome. O sucesso da animação rendeu frutos e virou um filme em 2017. Acompanhamos Pepe, um garotinho que mora com sua avó, uma bruxa-empresária. Pepe descobre que é adotado e que seus pais biológicos estão vivos, então parte para encontrá-los, se envolvendo em todo o tipo de aventuras pelo meio do caminho. A animação é divertidíssima, os personagens são encantadores e várias coisas bizarras acontecem com Pepe e seus amigos. A animação pode ser vista no Cartoon Network, e o filme está disponível na Netflix.

Hellboy: A Espada das Tempestades

Hellboy Animated: Sword of Storms, 2006 // Primeiro filme de animação da série animada do Hellboy, A Espada das Tempestades foi lançado em 2006, baseado nos quadrinhos de Mike Mignola e aproveitando o sucesso do filme dirigido por Guillermo del Toro. Lançado diretamente em DVD, e mais tarde estreando no canal da Cartoon Network, o filme conta a história do nosso amado demônio com Abe Sapien e Liz Sherman viajando para o Japão para deter antigos demônios. As vozes ficam por conta de Ron Perlman, Selma Blair e Doug Jones, atores que interpretam Hellboy, Liz e Abe nos filmes de 2004 e 2008. É seguido por Hellboy: O Espírito de Fantasma, de 2007.

Chá de Sangue e Fio Vermelho

Blood Tea and Red String, 2006 // Um stop motion estranhíssimo e lindo dirigido e escrito por Christiane Cegavske, sobre dois grupos rivais que lutam pelo coração da boneca da qual amam. Foi chamado pela diretora como “um conto de fadas para adultos”, e era para ser o primeiro filme de uma trilogia.

O Flautista de Hamelin

Krysar, 1986 // Baseado no livro de Viktor Dyk e dirigido por Jirí Barta, o filme nos conta a história de O Flautista de Hamelin com algumas modificações. Como se a história de um homem que toca uma flauta e sequestra crianças já não fosse medonho o suficiente, a atmosfera da animação é bastante obscura e um bocado aterrorizante, deixando tudo ainda mais sinistro.

A Viagem Musical

Rock & Rule, 1983 // Em um futuro distópico, um rockstar sequestra uma cantora de uma banda punk para realizar um experimento com sua voz e invocar um demônio antigo. Dirigido por Clive Smith, uma curiosidade interessante é que a cópia original do filme foi perdida em um incêndio, e todas as outras são cópias de VHS.

*

Gostou da lista de animações aterrorizantes? Estas criações macabras ficam em nossas mentes e corações por muito tempo. Se tiver mais alguma dica, comente com a Macabra no Twitter e Instagram. E não deixe de conferir a seção de filmes animados no site.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.