9 filmes macabros que você precisa assistir, de acordo com Jack Ketchum

Desde pequeno, o autor de A Garota da Casa ao Lado construiu uma bela relação com o cinema de gênero. Conheça 9 filmes favoritos de Jack Ketchum.

Jack Ketchum é aterrorizante. Suas linhas são sangrentas, seus personagens são essencialmente humanos, suas histórias são marcantes. O autor, admirado por Chuck Palahniuk, Neil Gaiman, entre outras personalidades, foi chamado por Stephen King como “o cara mais assustador da América”.

Algumas de suas histórias foram adaptadas para filmes, como The Woman: Nem Todo Monstro Vive na Selva, o segmento “The Box” na antologia XX, e A Garota da Casa ao Lado — este último inspirado no livro que a Macabra lança em parceria com a DarkSide Books em novembro.

Desde criança, ele preferia ficar sozinho com suas histórias e criações. Adorava assistir ao filme Nosferatu, um dos seus primeiros contatos com horror, e apreciava o tom macabro dos monstros clássicos da Universal. Em suas entrevistas, costumava comentar a respeito de filmes que o moldaram enquanto escritor, filmes que viraram suas obras favoritas ao longo da vida, e que o inspiraram em suas sinistras criações.

LEIA+: CONHEÇA JACK KETCHUM, O AUTOR DE A GAROTA DA CASA AO LADO

Listamos abaixo nove filmes favoritos de Jack Ketchum para você conhecer um pouco das referências de um dos autores mais assustadores de todos os tempos.

Nosferatu

Nosferatu, 1922 // Baseado originalmente em Drácula, de Bram Stoker, com algumas diferenças por conta de direitos autorais, Nosferatu conta a história do vampiro Conde Orlok, que demonstra interesse em uma nova residência em Wisbourg. Uma agencia envia um de seus associados para ajudar o Conde na questão, mas a intenção de Orlok era muito mais macabra do que o jovem acreditava. Jack Ketchum adorava assistir ao filme quando criança, e foi um de seus primeiros contatos com o horror.

A Noite dos Mortos-Vivos

Night of the Living Dead, 1968 // Dirigido por George A. Romero e um dos grandes clássicos dos filmes de terror, é difícil encontrar um dos autores ou diretores de terror moderno que não citem o filme e seu criador como uma de suas influências. Um grupo de pessoas bastante diferentes se unem em uma casa isolada para construírem uma barricada e se salvarem contra o ataque de mortos-vivos. 

O Massacre da Serra Elétrica

The Texas Chain Saw Massacre, 1974 // Cinco jovens partem para uma viagem até o Texas para visitarem o túmulo do avô de dois deles, quando são sequestrados por uma família de sádicos canibais. Dirigido por Tobe Hooper, esse é outro filme que está em uma boa parte da lista de influências de autores e diretores contemporâneos. 

O Enigma de Outro Mundo

The Thing, 1982 // Uma equipe de pesquisa em uma estação isolada na Antártida se depara com uma situação terrível: há algo preso com eles, um ser mutante e alienígena, que pode se tornar qualquer um dos colegas do local. Dirigido por John Carpenter, O Enigma de Outro Mundo é um dos clássicos dos anos 1980 e não poderia ficar de fora da lista de influências de Ketchum.

A Múmia

The Mummy, 1932 // Uma múmia do Egito Antigo retorna e persegue uma jovem mulher que, ele acredita, é a reencarnação de sua amada. O filme foi dirigido por Karl Freund, baseado em histórias de Nina Wilcox Putnam e Richard Schayer. Um dos grandes filmes da era de Ouro dos monstros da Universal, A Múmia traz Boris Karloff em um de seus grandes papéis.

Ichi, o Assassino

Ichi the Killer, 2001 // Kakihara é um executor sadomasoquista da Yakuza, que está procurando por seu chefe desaparecido. Mas Kakihara não imaginava encontrar Ichi pelo caminho, um psicopata capaz de infligir níveis de dor que ele nem acredita serem possíveis. O filme foi dirigido por Takashi Miike, baseado em um mangá de Hideo Yamamoto. 

Quadrilha de Sádicos

The Hills Have Eyes, 1977 // Viajando para a Califórnia, uma família acaba tendo a infelicidade de ter um carro quebrado em um local remoto, uma área fechada ao público e habitada por violentos canibais. Dirigido e escrito por Wes Craven. Em entrevista, Ketchum afirma que o filme não chegou a ser uma inspiração para seu romance de estreia, Off Season, e que ele e Wes Craven estavam trabalhando nos temas em momentos semelhantes, mas podemos perceber um interesse em canibalismo no autor e em várias de suas obras.

Whirlpool

Whirlpool, 1970 // Dirigido por José Ramón Larraz, o filme conta a história de uma jovem que é levada até uma casa de campo por uma mulher, afirmando que ela seria modelo para um fotógrafo experimental. Chegando lá, entretanto, a jovem percebe que foi enganada e entra em uma teia maligna de abuso e violência. Ketchum conta que, ao assistir esse filme, ficou com um gosto ruim na boca. Estando acostumado com “finais mais felizes”. Ele acabou percebendo, pelo final horrível que a personagem principal teve, que é assim mesmo que a vida acontece as vezes, com a realidade também deixando um gosto ruim na boca. Esse final, de acordo com o ator, tem o assombrado desde que ele assistiu ao filme. 

No Mires Para Abajo

No Mires Para Abajo, 2008 // Escrito e dirigido por Eliseo Subiela, o filme acompanha o jovem Eloy no início de sua vida adulta. Após a morte de seu pai,  Eloy imagina que seu espírito venha visitá-lo as vezes, e se descobre sonâmbulo. Em um desses ataques de sonambulismo, Eloy conhece Elvira e sua vida muda abruptamente. O único filme que se distancia mais do gênero de suspense e terror da lista do autor, mas que o marcou profundamente quando o viu. Em entrevista, o autor citou um comentário de Peter Straub, que diz que o filme chegou pelos motivos errados mas ficou pelos motivos certos. Um filme sobre perder pessoas, Ketchum comenta sobre como é comum chegar à idade e ter experienciado tantas perdas, e como a coragem é sobre isso: lidar com as perdas e continuar, permanecendo humano, amando outras pessoas. 

*

A pré-venda de A Garota da Casa ao Lado está rolando na Loja Oficial DarkSide Books até 12 de novembro e vem acompanhada de postais exclusivos. Se você curtiu a novidade macabra, compartilhe com seus amigos no Twitter Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.