Fã de A Ghost Story faz ensaio fotográfico inspirado no filme

Inspirado por imagens e significados elaborados no filme de 2017, de David Lowery, fã realiza um delicado e fantasmagórico ensaio fotográfico.

Seja pelos fãs de horror, seja pela metáfora, fantasmas são seres populares e estão presentes no imaginário de todos de forma constante. Com uma alta aparição entre livros no século XIX, quando muitos autores se debruçaram sobre o tema (para causar medo e demonstrar a fragilidade da vida) e usaram a figura como forma de assombrar aqueles que levavam uma vida sombria e avarenta.

A ideia de além-vida, de tornar-se um fantasma, sobrevive ainda hoje e, vez ou outra, encontramos uma obra com essas assombrações. E são vários os tipos de fantasmas: com assuntos inacabados, aqueles que querem fazer o mal, ou aqueles que permanecem por aqui, no mundo dos vivos, pois têm uma conexão muito forte com algum local. Em Sombras da Vida, conhecemos uma alma que permaneceu.

Poster original do filme Sombras da Vida

Cena do filme Sombras da Vida

Lançado em 2017, dirigido por David Lowery e protagonizado por Casey Affleck e Rooney Mara, Sombras da Vida foi distribuído pela famosa distribuidora A24, que tem lançado sucesso após sucesso com filmes como O Farol, Midsommar e Herediário.

O filme acompanha C (Affleck), um fantasma que retorna à sua casa suburbana para consolar sua esposa enlutada, M (Mara). No local, ele descobre que seu estado espectral o força a observar passivamente a vida que ele conhecia e a mulher que ele ama lentamente se afastar de sua memória. Mais e mais distraído, o fantasma embarca em uma jornada cósmica pela memória e história que viveu com sua amada. É um filme cativante e delicado sobre memórias e permanência, e principalmente sobre nossas conexões com o mundo.

Cena do filme Sombras da Vida

Sombras da Vida conquistou fãs ao redor do mundo, e um deles se encantou tanto pela ideia e por todas as particularidades do filme que resolveu fazer um ensaio fotográfico baseado no filme. O ensaio de João Victor Elias, de Blumenau, Santa Catarina, tem por base a ideia de como alguns locais retornam para nossas vidas e nossas memórias, por mais que não gostemos deles.

Elias comenta que ficou encantado com a estética do filme e da forma tão singela com que eles se apropriaram de elementos que ajudem a contar a história de quem se vai, e de quem fica. “Acho que a identificação bateu forte por ter outras referências de seres fantasmagóricos que eu adoro, por exemplo os desenhos de Keaton Henson, o clipe ‘Overgrown’, do James Blake, ou até os dementadores de Harry Potter. Fiquei pensando nesse assombro”, diz ele.

Inspirado pelo filme, João Victor Elias colocou o fantasma em uma casa que achou enquanto fazia uma trilha. “Fiquei pensando na ideia de lugares que a gente passa na vida e de certa forma acabam voltando em nossas memórias constantemente. Talvez a gente queira voltar lá, ou talvez não, mas eles insistem em permanecem de qualquer forma”, complementa.

Eu gosto de pensar a palavra “lugar” também como uma metáfora para momentos, pessoas, períodos da vida, etc. Então esse lugar é para além de um espaço físico. Todas essas coisas que voltam para nos assombrar de vez em quando. — João Victor Elias

Ensaio de A Ghost Story, por João Victor Elias

Ensaio de A Ghost Story, por João Victor Elias

Ensaio de A Ghost Story, por João Victor Elias

Ensaio de A Ghost Story, por João Victor Elias

Ensaio de A Ghost Story, por João Victor Elias

Curtiu o ensaio de João Victor Elias inspirado no filme Sombras da Vida? Siga @joaovictoree no Instagram e comente esta postagem nas redes sociais da Macabra.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Desbravo terras e guio cabras pelo Vale das Sombras. Nas noites de quarta-feira reúno a família na fazenda para deliberar sobre filmes e livros de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.