Assim como os fãs de livros, que gostam de ver suas obras adaptadas de maneira fiel para as telas, os fãs de games são bastante incisivos quando a questão são adaptações. E não é pra menos: muitos jogos foram adaptados, mas podemos contar nos dedos os filmes (e séries, como no caso de Last Of Us, que tem feito muito sucesso) que ganharam o coração de seus fãs.
LEIA+: MAS E OS FILMES INSPIRADOS EM JOGOS DE TERROR?
Os fãs do jogo Until Dawn vão passar por essa montanha russa em breve, pois chega nos cinemas já no finalzinho de abril o filme Until Dawn: Noite De Terror, dirigido por David F. Sandberg. Se seguir o caminho de seu trailer interessantíssimo, pode ser uma boa aposta para agradar aos fãs dos jogos e dos filmes de terror.
Vem com a gente conhecer um pouco mais sobre o jogo, a estreia aguardada e conferir ainda três adaptações de games que valem a pena conferir.
Until Dawn: o jogo
Lançado em 2015 para o Playstation 4 — originalmente planejado para o Playstation 3 —, Until Dawn é um jogo de survival horror que acompanha um grupo de oito jovens que precisam sobreviver por uma noite na Montanha Blackwood. Escrito por Larry Fessenden e Graham Reznick, a intenção era que o jogo emulasse um filme slasher, com inspiração em obras como Uma Noite Alucinante 2 e Poltergeist, e, nos jogos, as inspirações foram Resident Evil e Heavy Rain.
LEIA+: A ADAPTAÇÃO DE GEORGE ROMERO PARA RESIDENT EVIL QUE NUNCA FOI FEITA
O jogo apresenta, como ponto central, o sistema “Efeito Borboleta”: suas escolhas te levam em direções diferentes conforme você joga — na teoria do caos, uma mínima alteração em alguma coisa pode levar a mudanças extremas logo adiante. Pequenas decisões, no jogo, não apenas afetam os caminhos que ele pode levar — como novas direções —, como também afetam as relações entre os personagens, diversos desdobramentos diferentes e várias consequências também.
Uma equipe de atores que contou com nomes como Rami Malek, Hayden Panettiere, e Peter Stormare fizeram captura de movimentos e dublaram vozes para o jogo, bem como o próprio Larry Fessenden (que, dentre suas profissões, é produtor e diretor, também).
Until Dawn: Noite de Terror
Dirigido por David F. Sandberg, responsável por filmes como o aclamado curta Luzes Apagadas e, posteriormente, o longa inspirado nele, Quando as Luzes se Apagam, além de Annabelle 2: A Criação do Mal, considerado por muitos o melhor dos três filmes da boneca macabra, Sandberg, como visto, não é nenhum principiante na arte de causar sustos.
LEIA+: CURTAS MACABROS QUE VIRARAM LONGAS-METRAGENS
De acordo com a sinopse divulgada, o filme planeja seguir o mesmo caminho do jogo: um grupo de jovens que ficam presos em uma cabana isolada em uma montanha, depois do desaparecimento da irmã de um deles, e eles têm que sobreviver até o amanhecer. Pelo trailer, podemos ter uma ideia de como serão os inimigos enfrentados pelos jovens. Confira abaixo.
E, para os fãs que gostam da arte da coisa, Sandberg usou e abusou dos efeitos práticos. Além disso, o diretor ainda fez um vídeo, junto de Lotta Losten, também produtora do filme, falando um pouco sobre suas escolhas. Os efeitos práticos foram criados pela turma da Applied Arts FX Studio, que foi responsável também pelos efeitos de Hereditário e Feriado Sangrento; já os efeitos visuais foram criados pelo time da UPP, que fizeram os filmes Blade Runner 2049 e Nada de Novo no Front.
Tanto o trailer quanto o vídeo produzido por Sandberg nos levam a uma curiosidade ainda maior para conferir o filme, que chega aos cinemas em 24 de abril.
Outras três adaptações de games para conferir
Se você está planejando assistir Until Dawn: Noite do Terror nos cinemas e quer se preparar assistindo outras adaptações de jogos ou, quem sabe, fazer uma maratona com os amigos, a Macabra traz três dicas de filmes.
Terror em Silent Hill
Silent Hill, 2006 // Dirigido por Christophe Gans, Silent Hill se tornou, nos anos 2000, uma adaptação muito querida pelos fãs de terror, principalmente por não pegar leve quando o assunto era sangue, correntes e o visual do Pyramid Head. No filme, Rose Da Silva (Radha Mitchell) se vê envolvida em uma trama complexa de mistérios quando é levada até a assustadora cidade de Silent Hill.
LEIA+: DOSSIÊ MACABRO: DOS JOGOS AOS FILMES DE SILENT HILL
Fatal Frame
Gekijô-ban: Zero, 2014 // Não exatamente uma adaptação direta no jogo, mas baseada em seu conceito, o filme Fatal Frame, dirigido pela cineasta Mari Asato também logo se tornou querido. No filme, uma jovem entra em uma escola conservadora para garotas e tenta solucionar a misteriosa conexão entre diversas mortes acontecendo ali e umafotografia amaldiçoada.
Sweet Home
Sûîto hômu, 1989 // Um dos grandes responsáveis pela criação de Resident Evil, o jogo Sweet Home pode até não ser o mais popular hoje em dia, mas, em seus idos, ganhou uma adaptação bem interessante. No filme, dirigido por Kiyoshi Kurosawa, um grande nome do cinema de terror japonês, um grupo de documentaristas gravando uma obra sobre o famoso pintor Mamiya Ichiro, enquanto gravavam em sua antiga casa, acaba sendo atacado pelo fantasma da falecida esposa do pintor.
*
E você, qual sua adaptação favorita de jogos de terror? Comente com a gente no Instagram e em suas redes sociais.