Apertem os cintos: 10 filmes de terror nas alturas

Criaturas assassinas, serpentes e até mesmo gremlins — tudo isso a mais de três mil metros de altura. Confira 10 filmes de terror que se passam em aviões.

O medo de voar é bastante comum. Ficar a mais de 3 mil metros acima da terra, em uma máquina, durante algumas horas pode gerar um estresse tremendo — ainda mais em quem não gosta de espaços fechados. 

Adicione a esse estresse criaturas assassinas, serpentes, demônios invisíveis e até mesmo gremlins, e o resultado será o puro terror! A Macabra selecionou 10 filmes que se passam nas alturas especialmente para os leitores corajosos. 

Premonição

Final Destination, 2000 // Viajando com os amigos do colégio, um jovem tem uma premonição de que sofrerão um acidente terrível. Quando desperta, fazendo de tudo para deixar o local, ele acaba sendo expulso junto de alguns de seus colegas que se meteram na confusão. Assim que o avião decola, o acidente acontece, deixando todos abismados. Mas o grupo que deixou o voo rompeu com a ordem natural das coisas, e agora a Morte virá procurar um a um. Dirigido por James Wong, Premonição é o primeiro filme da franquia de sucesso e inicia toda a história a bordo de um voo. 

LEIA+: I’LL SEE YOU SOON: CURIOSIDADES SOBRE A FRANQUIA PREMONIÇÃO

Vôo Noturno

The Night Flier, 1997 // Pior do que estar preso em um avião, é estar preso em um avião com uma criatura assassina. Em Vôo Noturno, dirigido por Mark Pavia e adaptado de um conto de Stephen King, dois repórteres de um tabloide partem atrás da pista de um possível serial killer que ataca em pequenos aeroportos. Richard Dees (Miguel Ferrer), um dos jornalistas, acredita, porém, que esse assassino pode ser, na verdade, um vampiro. 

Uma Sombra na Nuvem

Shadow in the Cloud, 2020 // Na Segunda Guerra Mundial, uma jovem piloto (Chloë Grace Moretz) viaja com uma carga ultra secreta. Seus companheiros de viagem acreditam que ela esteja escondendo algo perigoso, mas nada nem imaginam que não é com ela que eles deveriam se preocupar. Dirigido por Roseanne Liang, Uma Sombra na Nuvem se aproveita das histórias de gremlins — sim, aqueles gremlins — utilizados pelas tropas do Eixo para destruírem os aviões dos Aliados. Um filme divertido, tenso e claustrofóbico.

LEIA+: GREMLINS: CURIOSIDADES SOBRE O SEU CLÁSSICO DE NATAL FAVORITO

Céu Vermelho-Sangue

Blood Red Sky, 2021 // Portadora de uma doença misteriosa, uma mulher (Peri Baumeister) precisa proteger seu filho e tomar medidas extremas enquanto viaja com ele em um voo transatlântico sequestrado por terroristas. O filme alemão da Netflix, dirigido por Peter Thorwarth, une o tema de sequestros de aviões com criaturas aterrorizantes a vários quilômetros da terra. Ação do começo ao fim!

Serpentes a Bordo

Snakes on a Plane, 2006 // Um agente do FBI precisa levar uma testemunha de um crime até Los Angeles para participar de uma acusação. Porém, os criminosos também sabem qual o voo o jovem e o agente vão pegar, e infestam o avião de cobras. Dirigido por David R. Ellis, esse é um filme divertido que não se leva muito a sério. Se você nunca viu o Samuel L. Jackson estar cansado dessas malditas cobras nesse maldito avião, você está perdendo 105 minutos de puro entretenimento.  

Horror nas alturas

The Horror at 37,000 Feet, 1973 // Tudo bem, estar preso há milhares de metros acima da terra com criaturas que vemos é terrível, mas e quando estamos presos com criaturas que não vemos? Em Horror nas Alturas, de David Lowell Rich, um casal viajando para Nova York leva consigo um estranho altar no compartimento de cargas. Todos a bordo logo passam a correr perigo quando demônio escapa do altar.

Nightmare at 20,000 Feet

“Nightmare at 20,000 Feet”, episódio de Twilight Zone, 1963 // Um dos episódios mais famosos de Twilight Zone, “Nightmare at 20,000 Feet” foi ao ar em 11 de outubro de 1963. Com direção de Richard Donner (diretor de A Profecia) e roteiro de Rod Serling e Richard Matheson (autor de Eu Sou a Lenda e Hell House), o episódio conta a história de um homem viajando de avião e se recuperando de um colapso nervoso, quando vê algo na asa da aeronave. O episódio recebeu uma homenagem em 2019, com o episódio “Nightmare at 30,000 Feet”, na nova série de Twilight Zone, criada e apresentada por Jordan Peele. Além de “Nightmare at 20,000 Feet”, a série clássica de Twilight Zone abordou o medo de voar em outros episódios, como “The Odyssey of Flight 33”, dirigido por Justus Addiss e lançado na segunda temporada da série, e “The Last Flight”, exibido na primeira temporada e  dirigido por William F. Claxton.

O Único Sobrevivente

Sole Survivor, 1984 // Denise (Anita Skinner) trabalha em uma emissora de TV e é, também, a única sobrevivente de um macabro acidente de avião. Conforme os dias passam, Denise começa a ser invadida por pensamentos de indignidade e começa a ver criaturas espectrais a sua volta, a seguindo e falando com ela. Logo Denise descobre que tinha que ter morrido no acidente, e agora os espíritos estão ameaçando levá-la com eles. Dirigido por Thom Eberhardt e 15 anos antes do primeiro Premonição, O Único Sobrevivente já mostrava o que acontecia com aqueles que sobrevivem a acidentes bizarros em aviões.

Quarentena 2

Quarantine 2: Terminal, 2011 // Enquanto um prédio residencial é posto em quarentena em Los Angeles, um voo para Kansas City acaba sofrendo o mesmo destino após um hamster infectado morder o dedo de um dos passageiros, que se torna agressivo e força o piloto a fazer um pouso de emergência. Dirigido por John Pogue, Quarentena 2 é a sequência de Quarentena, remake norte-americano do filme [Rec] — sua sequência, entretanto, se distancia da franquia original assumindo uma nova história.

Fenda No Tempo

The Langoliers, 1995 // Em um voo de Boston para Los Angeles, dez passageiros acordam para descobrir algo estranho: os outros passageiros e várias pessoas da equipe de tripulação desapareceram sem deixar rastros. Quando pousam, notam macabras diferenças na terra, onde as pessoas também desapareceram. Um som, porém, se aproxima. Dirigido por Tom Holland (o diretor de O Brinquedo Assassino, não o Peter Parker) e baseado em um livro de Stephen King, Fenda no Tempo é uma daquelas histórias bizarras que somente o King poderia contar. 

LEIA+: UM BREVE MERGULHO NA FICÇÃO CIENTÍFICA DE STEPHEN KING

*

Qual o seu filme favorito na lista? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.