As 10 máscaras mais assustadoras dos filmes de terror

De pano, de plástico, de pele — mais aterrorizantes que estas caretas só os vilões por trás delas. Listamos as máscaras mais macabras do cinema para você lembrar como elas são eficientes.

Máscaras hoje são um item indispensável ao sair na rua para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19). Mas no mundo do terror elas têm um significado muito mais macabro, normalmente preservando a identidade de um sanguinário assassino.

Algumas destas máscaras assustadoras acabaram ganhando vida própria, inclusive sendo utilizadas por outros personagens para imortalizar tais assassinos – e garantir várias sequências de filmes, é claro! No Halloween, elas se tornaram verdadeiros clássicos que nunca falham em assustar.

LEIA +: RODRIGO ARAGÃO, O CRIADOR DE MONSTROS

Confira a seguir algumas das máscaras mais assustadoras dos filmes de terror:

Leatherface

O Massacre da Serra Elétrica, 1974 // Só de pensar que o material das máscaras de Leatherface (Gunnar Hansen) é pele humana já garante o infame primeiro lugar desta lista. Aliás, a tradução literal do nome do vilão já é “cara de couro”, o que diz muito sobre ele. Mas tem mais: não estamos falando de uma única máscara, mas de uma verdadeira coleção que envolveu muitas pessoas esfoladas para ser montada.

Apesar dos eventos de O Massacre da Serra Elétrica não serem inspirados na realidade, a confecção destas mórbidas máscaras é: o diretor Tobe Hooper se inspirou no serial killer Ed Gein, que também utilizava máscaras feitas de pele humana.

Ghostface 

Pânico, 1996 // Se você já ia a festas de Halloween no final dos anos 1990 e início dos anos 2000 deve se lembrar muito bem que esta era a fantasia preferida de muita gente, mais popular que paçoca na festa junina. O que pouca gente sabe é que o acessório não foi criado especificamente para o filme, mas sim para as festas de Halloween pela empresa Fun World. Wes Craven garantiu os direitos para o filme e a tornou ainda mais popular

Levemente inspirada no quadro O Grito (scream, sacou a referência?) de Edvard Munch, a expressão do Ghostface combina com o tom satírico de Pânico, que escancara a fórmula batida dos slashers para criar mais um deles. A máscara recebe tratamento especial em Todo Mundo em Pânico, que é a sátira da sátira.

Michael Myers 

Halloween, 1978 // Quem diria que um filme com um orçamento tão baixo poderia gerar um dos vilões mais icônicos e uma das máscaras mais assustadoras do terror? Por ter fugido da clínica psiquiátrica em plena época de Halloween, pouca gente estranhou alguém circulando por aí com uma máscara estranha.

Um dos fatos mais curiosos é justamente sobre a origem da máscara de Michael Myers (Tony Moran). Com o baixo orçamento da produção, a equipe teve duas escolhas numa loja de fantasias: ou uma máscara de palhaço ou uma do Capitão Kirk de Star Trek, interpretado pelo ator William Shatner. A segunda opção foi a vencedora, que ainda foi pintada de branco e deformada na área dos olhos para dar o aspecto assustador do assassino de Halloween.

As máscaras de Uma Noite de Crime

Uma Noite de Crime, 2013 // Imagine um mundo em que os índices de violência são tão elevados e as prisões tão sobrecarregadas que o governo decide dar uma trégua de 12h em que qualquer crime cometido não terá punição. Apesar de lembrar bastante ~algumas realidades~ estamos falando do cenário distópico dos Estados Unidos em Uma Noite de Crime.

Neste universo caótico a trégua suspende todas as chamadas a polícia e também atendimento hospitalar. A solução para os cidadãos é se trancar em casa ou sair por aí tocando o terror. Para preservar a identidade e evitar algum tipo de represália, a galera do segundo grupo se esconde atrás de máscaras. Ou seja, se encontrar alguém mascarado nesta noite, melhor fugir.

Frank  

Donnie Darko, 2001 // Há algo muito perturbador na máscara e em toda a ideia de Frank em Donnie Darko. Imagine se deparar com aquela cara prateada, fria, distorcida e assustadora quando você se olha no espelho. Não é à toa que Donnie (Jake Gyllenhaal) tinha problemas para dormir.

E nunca é demais relembrar deste válido diálogo:

– Por que você usa essa fantasia idiota de coelho?

– Por que você está vestindo essa fantasia idiota de humano?

Jason 

Sexta-Feira 13, Parte 3, 1982 // Graças a sua icônica máscara de hóquei, Jason acabou se tornando maior do que a própria franquia de filmes. Tanto é que pouca gente se lembra que a primeira aparição do vilão com a máscara que o consagrou só acontece no terceiro filme da franquia. Não sei como demorou tanto pra esse par perfeito (vilão + máscara) finalmente se encontrar.

Antes do filme de 1982 máscaras de hóquei eram simplesmente um acessório esportivo, que você só encontrava em lojas especializada. Mas nestes quase 40 anos desde o lançamento do terceiro filme, a máscara de Jason, com os inconfundíveis detalhes vermelhos, se tornou símbolo do mal e presença garantida em festas de Halloween.

The Phantom 

Assassino Invisível, 2014 // Há algo de muito assustador em alguém usando um simples saco de pano ou um capuz. Você não sabe quem é e nem quais as suas intenções. Capuzes de pano eram utilizados pelos membros da Ku Klux Klan, que, como todos sabemos, tinham as piores intenções possíveis. Não é à toa que muitos vilões acabam utilizando este recurso.

Um dos precursores destes capuzes foi o misterioso vilão de Assassino Invisível, que aterrorizou uma cidadezinha nas noites de 1946, quando todos estavam em clima de comemoração pelo regresso de soldados da Segunda Guerra Mundial. A história é inspirada em eventos reais, incluindo o assustador capuz. 

As máscaras de animais em Você é o próximo

Você é o Próximo, 2011 // Não há lugar mais seguro do que estar em casa, certo? Não no conceito do subgênero de invasões, que tem ganhado espaço na última década. Em Você é o próximo uma família se reúne numa mansão para comemorar um aniversário de casamento, mas é ameaçada por personagens macabros que não estavam na lista de convidados.

Sem contexto, as máscaras do filme são até bem fofinhas, de mamíferos queridos como ovelha, raposa e tigre, mas o que eles fazem com suas vítimas não é nada fofo. Nem sempre a máscara em si precisa ser assustadora para causar medo.

As máscaras de Os Estranhos

Os Estranhos, 2008 // Há detalhes muito sutis que tornam Os Estranhos em um filme totalmente assustador, como o fato de ser inspirado em eventos reais, o desconhecimento sobre qualquer informação dos invasores e aquelas máscaras de bonecas. Nem as vítimas e nem nós fazemos a mínima ideia do que motivou os ataques.

Além de duas mulheres vestindo máscaras de bonecas, há um homem que usa apenas o famoso capuz com furos nos olhos. E isso é praticamente tudo o que sabemos deles, mostrando que o mal aparece sem aviso e sem explicação.

Máscara de Porco

Jogos Mortais, 2004 // Embora a figura mais conhecida da franquia Jogos Mortais seja aquele macabro boneco no triciclo, há uma máscara de porco que indica perigo. Jigsaw (Tobin Bell) e seus aprendizes utilizam o acessório repugnante para sequestrar as vítimas e colocá-las nos jogos.

O filme deixa implícito que a máscara de porco seja feita da própria pele do animal, deixando-a ainda mais asquerosa e assustadora. O toque final fica com aqueles oleosos cabelos pretos – possivelmente vindos do escalpo de alguém que não resistiu aos jogos.

LEIA +: MASCORONA: CRIATIVIDADE E BOM HUMOR PARA LIDAR COM A CRISE

*

Gostou da lista com as máscaras assustadoras do horror? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Renunciei à vida mundana para me dedicar às artes da trevas. No meu cálice nunca falta vinho ungido e protejo minha casa com gatos que afastam os espíritos traiçoeiros. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.