As influências de Frankenstein na cultura pop

Com mais de 200 anos, Frankenstein é um ícone — não somente no terror, mas em toda a cultura pop. Confira algumas referências à nossa Criatura favorita.

No início do século XIX, uma história fascinou e aterrorizou a população inglesa na mesma medida. Criado a partir de uma mente jovem e curiosa com os debates mais recentes que ela pudesse acompanhar, Frankenstein, ou o Prometeu Moderno, de Mary Shelley, se tornou um dos maiores clássicos de terror de todos os tempos.

Conforme os anos se passaram, e contrariando as expectativas de alguns críticos do período de Mary, Frankenstein só conseguiu atrair mais leitores e, consequentemente, reuniu uma horda de fãs. Hoje, mesmo aqueles que nunca leram o livro, sabem, pelo menos superficialmente, do que ele trata. A história de um cientista que criou vida a partir do nada e fez uma criatura, a qual abandonou, é bastante conhecida.

LEIA+: FRANKENSTEIN: AS MUITAS VIDAS DA OBRA DE MARY SHELLEY

O maior aliado dessa popularidade foi o cinema. Mas, ao longo do século XX e XXI, a cultura pop ampliou ainda mais essa fama. A história original de Mary Shelley passou a se confundir com as histórias adaptadas, e, assim como quem conta um conto aumenta um ponto, Frankenstein hoje é um amálgama de tudo que já foi produzido sobre ele. 

A Macabra reuniu algumas referências à Criatura de Frankenstein e ao livro de Mary Shelley.

Filmes

Frankenstein, ao lado de Drácula, é um dos clássicos de horror que mais tem adaptações. Ele já apareceu em todas as eras do cinema, e continua sendo um prato cheio para quem está disposto a lidar com seus temas, que são, ainda hoje, tão atuais. A Macabra já elaborou uma lista com vários filmes que deram à vida nossa Criatura favorita. 

Mas tiveram outras produções que utilizaram elementos clássicos da obra de Shelley para contar histórias que lembram um pouco Frankenstein.

The Rocky Horror Picture Show

The Rocky Horror Picture Show, 1975 // Um dos maiores musicais de terror de todos os tempos, The Rocky Horror Picture Show, de Jim Sharman nos apresenta Janet (Susan Sarandon) e Brad (Barry Bostwick), noivos que viajam até um lugar remoto para verem um velho amigo. Perdidos na estrada, acabam no castelo do cientista dr. Frank-N-Furter (Tim Curry), que está realizando uma tarefa bastante complicada: criar o homem perfeito. 

A Hora dos Mortos-Vivos

Re-Animator, 1985 // Dirigido por Stuart Gordon e baseado no conto “Herbert West: Reanimator” de H.P. Lovecraft, A Hora dos Mortos-Vivos conta a história de Herbert West (Jeffrey Combs), que depois de alguns incidentes em sua antiga universidade, é transferido para a Nova Inglaterra. Lá, ele pretende concluir seus projetos: se provar superior à morte com experimentos bizarros. O filme é um clássico dos anos 1980 e garantiu duas sequências, A Noiva do Re-Animator (1990) e Re-Animator: Fase Terminal (2003). 

Poor Things

Poor Things, 2023 // O novo filme de Yorgos Lanthimos, diretor de O Sacrifício do Cervo Sagrado, O Lagosta e Dentes Caninos, também tem um pouco de Frankenstein em sua história. Adaptado do livro Poor Things (1992) de Alasdair Gray, o filme conta a história de Bella Baxter (Emma Stone), que é trazida de volta à vida pelo cientista dr. Godwin Baxter (Willem Dafoe). Além da personagem que retorna dos mortos pela ciência, até mesmo o nome do médico responsável pelo ato, Godwin, é uma referência ao livro de Shelley. O filme estreia em setembro de 2023 nos Estados Unidos. Confira o teaser abaixo.

Personagens

Além das óbvias referências à ciência, que pode ser encontrada em diversas outras obras, e da criação da vida a partir de tecidos mortos, a própria Criatura se tornou uma figura tão icônica ao longo dos anos que foi repetida continuamente em obras de todos os estilos. 

Herman Munster

The Munsters, 1964 // Lançada no mesmo ano que Família Addams, a série The Munsters também trazia uma família para lá de estranha para o público norte-americano. Enquanto os Addams fizeram um sucesso considerável, os Munsters acabaram ficando um pouco atrás. Mas a família chefiada por Herman conseguiu conquistar corações, e ainda hoje é referência de estranheza. Apesar de não guardar o mesmo nome de Frankenstein, Herman utiliza a mesma maquiagem criada por Jack Pierce para nossa Criatura. No filme de Rob Zombie, lançado em 2022, vemos sua criação espelhada com a criação em Frankenstein.

LEIA+: THE MUNSTERS: CURIOSIDADES SOBRE A FAMÍLIA MONSTRUOSA DOS ANOS 1960

Elsa Frankensteen

Scooby-Doo e a Escola Assombrada, 1988 // Quando Scooby, Salsicha e Scooby-Loo viajam para um emprego de professores de educação física de um colégio de garotas, eles não esperavam encontrar as filhas de vários monstros clássicos. Dentre elas, está Elsa Frankensteen (dublada no Brasil por Marlene Costa), com os cabelos muito parecidos com os cabelos da Noiva, e elementos que acenam diretamente aos filmes clássicos de James Whale. Seu próprio pai, a Criatura, aparece ao longo do filme. 

Adam

Buffy, a Caça-Vampiros, 1997 // Ao longo de suas sete temporadas — e mais vários produtos derivados —, a série Buffy brincou bastante com diferentes elementos e produções de terror. Uma delas foi Frankenstein. Na quarta temporada, Buffy (Sarah Michelle Gellar) se encontra com Adam (George Hertzberg), um homem que foi revivido com partes de demônios, vampiros e tecnologias diversas. Criado por cientistas militares, resta à heroína derrotá-lo.

Músicas

Se mostrando uma estrela para além dos filmes, Frankenstein já apareceu como tema de músicas de diversos artistas, dos mais variados estilos musicais. Confira abaixo algumas das músicas que já utilizaram nossa querida Criatura — e as ideias que envolvem o livro de Mary Shelley — como tema.

Feed My Frankenstein – Alice Cooper

Frankenstein – Rina Sawayama

Frankenstein – Lenny Kravitz

LEIA+: DE VILÃO A CRIADOR DE MONSTROS: A CARREIRA DO MAQUIADOR JACK PIERCE

*

Frankenstein é uma obra para lá de singular. Acompanhada das ilustrações do mestre Bernie Wrightson, ela se torna uma peça fascinante, que une o trabalho de dois criadores de monstros inigualáveis. Frankenstein: Monster Edition, é a união perfeita entre o trabalho de Mary Shelley e Wrightson. E, para descobrir os segredos mais profundos de uma das obras mais clássicas do terror, Frankenstein: Anatomia de Monstro, de Kathryn Harkup, é o livro ideal para os fãs mais curiosos. Os dois livros estão disponíveis em pré-venda no Site Oficial da DarkSide Books.

Qual sua referência e aparição favoritas de Frankenstein? Comente com a Macabra no Twitter Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.