Babás macabras: 10 filmes com babysitters do mal

Às vezes, elas estão em perigo. Às vezes, elas são o perigo. Confira uma lista especial com filmes de terror com babás que são de outro mundo — ou do outro lado.

Alguns personagens já são clássicos no terror: o nerd, a garota popular, o engraçadinho da turma, a garota que sobrevive, os pais relapsos, o xerife que não acredita muito em ninguém, o cara meio maluco que avisa que se você entrar naquela floresta você não vai sobreviver (e que sempre tem razão). 

Um desses personagens, é claro, é a babá.

LEIA+: QUANDO OS ADAMS SAÍRAM DE FÉRIAS: O QUE TORNA O LIVRO TÃO ASSUSTADOR?

É bastante comum nos Estados Unidos que estudantes jovens façam serviços de babá para ganhar uma grana a mais no fim de semana. O terror, como não poupa ninguém, logo encontrou uma forma de pegar essa situação tão comum nos subúrbios norte-americanos e transformá-la em combustível para pesadelos.

Seja no papel de vítima ou representando perigo para as crianças (e para a família), os filmes de terror e suspense estão recheados de babás. Listamos dez deles para nossos leitores macabros. 

Halloween: A Noite do Terror

Halloween, 1978 // Tanta coisa acontece ao longo da série de filmes Halloween que até nos esquecemos como ela realmente começou: com uma babá, durante a noite do Dia das Bruxas, em que seus amigos são todos mortos e somente ela sobrevive. Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) é, ainda hoje, uma das babás mais importantes do terror.

LEIA+: A NOITE EM QUE ELE VOLTOU PARA CASA: A FRANQUIA HALLOWEEN 

Quando um Estranho Chama

When a Stranger Calls, 1979 // Outro clássico das babás no terror, Quando um Estranho Chama conta a história de Jill Johnson (Carol Kane), uma jovem babá que começa a receber telefonemas de alguém perguntando se ela checou as crianças recentemente. Quando liga para a polícia, eles a informam que as ligações estão vindo de dentro da casa. Dirigido por Fred Walton, o filme teve uma continuação, Um Estranho à Minha Porta, e ganhou um remake em 2006, também intitulado Quando um Estranho Chama. O filme O Anjo da Noite, de Walter Hugo Khouri, lançado em 1974, possui uma história bastante semelhante a do filme de Walton.

A Babá

The Babysitter, 2017 // Cole (Judah Lewis) está apaixonado por sua babá Bee (Samara Weaving), uma jovem bonita e popular. Certo dia, desafiando suas ordens, ele fica acordado até mais tarde para espioná-la, quando descobre que, na verdade, ela e seus amigos são assassinos com um pacto com o Demônio. Dirigido por Brian Duffield, o filme ganhou uma sequência, A Babá: Rainha da Morte (2020), dirigido por McG. 

A Casa do Diabo

The House of the Devil, 2009 // Samantha Hugues (Jocelin Donahue) é uma jovem universitária precisando de dinheiro que resolve aceitar o trabalho de babá em um casarão isolado. Tudo parecia ir bem, mas desde que chega ao local, Samantha percebe que há algo de excêntrico com aquelas pessoas. Em determinado momento da noite, a jovem acaba tendo que lutar pela própria vida. A clássica história da babá que não sabe onde está se metendo ganha ares satânicos pelas mãos de Ti West.

LEIA+: TI WEST: HORROR, SANGUE E SUBVERSÃO

Perigo Próximo

Better Watch Out, 2016 // Na véspera de Natal, em uma vizinhança do subúrbio, a jovem babá Ashley (Olivia DeJonge) precisa tomar conta de Luke (Levi Miller), um garoto de 12 anos, quando perigosos invasores tentam entrar na casa. Ashley logo toma a frente para defender o garotinho, mas acaba descobrindo, da pior forma possível, que essa não é uma simples invasão, e o perigo pode estar muito mais próximo do que ela imagina. Dirigido por Chris Peckover. 

Emelie

Emelie, 2015 // Dirigido por Michael Thelin, acompanhamos Emelie (Sarah Bolger), uma babá substituta altamente recomendada. Entretanto, quando os pais das crianças partem, deixando a babá sozinha com elas, logo os pequenos começam a desconfiar que talvez essa jovem não seja quem está afirmando ser. 

All Hallows’ Eve

All Hallows’ Eve, 2013 // Enquanto cuidava de duas crianças em uma noite de Halloween, uma babá encontrou uma macabra fita de VHS na cesta de uma delas, contendo três terríveis histórias interligadas por um palhaço sinistro. Dirigido por Damien Leone, o filme ganhou uma sequência em 2015, All Hallows’ Eve 2, e, junto ao curta Terrifier de 2011, serviu de base para os dois filmes de Art, o palhaço assassino, Terrifier (2016) e Terrifier 2 (2022). 

A Árvore da Maldição

The Guardian, 1990 // Dirigido e escrito por William Friedkin, com colaboração de Stephen Volk no roteiro, e adaptado a partir do livro de Dan Greenburg, em A Árvore da Maldição acompanhamos um jovem casal com um bebê recém-nascido que contrata uma babá para ajudá-los. Entretanto, sabendo pouco sobre a mulher, eles não desconfiam de suas verdadeiras intenções — ou de quem ela realmente é —, e seu bebê pode estar correndo grande perigo. 

A Mão que Balança o Berço

The Hand That Rocks the Cradle, 1992 // Todos acreditam que Peyton Flanders (Rebecca De Mornay) seja a babá ideal. Dedicada, elegante, cuidadosa. Mas, secretamente, ela planeja destruir a vida do casal Claire (Annabella Sciorra) e Michael Bartel (Matt McCoy), como vingança por um acontecimento em seu passado. Dirigido por Curtis Hanson, se tornou um clássico do suspense dos anos 1990.

The Night Sitter

The Night Sitter, 2018 // Uma jovem vigarista (Elyse Dufour), se passando por uma babá inocente e dedicada chamada Amber, se infiltra na casa de um famoso de ocultistas a fim de roubar alguns de seus itens mais raros. Enquanto sua equipe entra no local para ver essas relíquias, o filho do homem acaba invocando três terríveis bruxas, conhecidas como As Três Mães. Dirigido por Abiel Bruhn e John Rocco.

Quando os Adams Saíram de Férias

Talvez uma das histórias mais aterrorizantes já escritas, em Quando os Adams Saíram de Férias, de Mendal W. Johnson, acompanhamos a jovem e graciosa Barbara, que será a babá das crianças da família enquanto os Adams fazem uma viagem pela Europa. Barbara acha que tem tudo sob controle, até acordar amarrada a sua cama certa manhã. Então, descobre que foi alvo de uma “brincadeira” que está prestes a sair do controle. Antes de mesmo de Halloween ou Quando um Estranho Chama, Quando os Adams Saíram de Férias deixou todas as babás traumatizadas. Há anos esgotado nas prateleiras brasileiras, a DarkSide Books traz de volta para os leitores este clássico macabro. Confira na Loja Oficial da Caveira.

*

Já viu algum da lista? Qual deles é seu favorito?  Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.