Beetlejuice, Beetlejuice, Beetlejuice: curiosidades sobre Os Fantasmas se Divertem

Completando 35 anos em 2023 e prestes a ganhar uma sequência, a Macabra reuniu algumas curiosidades de Os Fantasmas se Divertem, grande clássico de Tim Burton.

Adam (Alec Baldwin) e Barbara (Geena Davis) Maitland são um casal tranquilo, vivendo suas vidas na cidadezinha de Winter River, Connecticut. Para suas férias, a intenção do casal é decorar sua casinha e passar um tempo agradável. Mas, em uma trapaça do destino, os dois acabam mortos em um acidente de carro. O problema é que leva um tempinho até que eles percebam o que de fato aconteceu. Quando, por fim, descobrem que se tornaram fantasmas, os Maitland passam a tentar assombrar a casa onde viveram, para que uma família que se mudou recentemente não possa ocupar o lugar. 

Eles não contavam, porém, encontrar uma aliada junto a filha dos Deetz, Lydia (Winona Ryder). Uma garota introvertida que vive muito mais dentro da própria cabeça do que fora dela, Lydia não gostou de ter se mudado para o local afastado. Sendo assim, está disposta a fazer tudo o possível para ir embora, incluindo um pacto com Betelgeuse (Michael Keaton), um fantasma que se autointitula “bio-exorcista”. Mas será que esse cara é mesmo confiável?

Dirigido por Tim Burton, com roteiro de Michael McDowell, Warren Skaaren e Larry Wilson, Os Fantasmas se Divertem se tornou um clássico dos anos 1980 e marcou presença na vida da maioria dos fãs de terror e almas macabras que encontramos por aí. Com um humor pra lá de peculiar, grandes atores, cenários de tirar o fôlego, tudo isso temperado com o melhor da estranheza do começo da carreira de Burton, não demorou nada para que o filme se tornasse o furor que se tornou. 

No ano em que completa 35 anos, quando finalmente podemos vislumbrar a sua tão aguardada sequência em desenvolvimento, a Macabra reuniu algumas curiosidades da produção. 

Beetlejuice sem Keaton

Originalmente, Michael Keaton não aceitou interpretar Betelgeuse. De início, quando viu o roteiro, o ator estava reticente se aceitaria ou não. Keaton ficou conhecido em Hollywood por aceitar somente os papéis que lhe interessavam — tanto em roteiro, quanto em material para atuação. 

Tim Burton, entretanto, conseguiu convencê-lo a aceitar o papel. Hoje em dia, Keaton já afirmou em diversas entrevistas que Os Fantasmas se Divertem foi um dos filmes mais divertidos dos quais participou, e se tornou um favorito em sua filmografia. 

Quase fantasmas

Assim como Keaton quase não esteve em Os Fantasmas se Divertem, vários atores que estavam em alta no momento, ou que eram favoritos de Tim Burton, quase estiveram no filme. Para começar, uma das escolhas para interpretar o bio-exorcista e personagem-título era Sammy Davis Jr., cantor e ator norte-americano que, entre seus filmes mais conhecidos, estão Um Rally Muito Louco (1980) e Porgy & Bess (1959). Apesar de Burton ser muito fã de Davis, um produtor, David Geffen, sugeriu o nome de Keaton, e acabou fazendo a cabeça do cineasta.

Outros nomes foram pensados para outros papéis. Juliette Lewis fez um teste para o papel de Lydia. Antes dela, as atrizes Molly Ringwald, Diane Lane, Sarah Jessica Parker, Brooke Shields e Jennifer Connelly declinaram do convite para participar da produção. 

A atriz Kirstie Alley foi considerada para o papel de Barbara, mas, na época, os produtores da série Cheers não deixaram que ela saísse do contrato para fazer o filme. Posteriormente, Geena Davis foi convidada, e depois de se encontrar com Tim Burton ela assinou o contrato imediatamente. 

Já para o papel de Delia, a primeira escolha foi a atriz Anjelica Huston, que chegou a ser escalada para o papel, mas acabou deixando o projeto por problemas de saúde. Quando ofereceram o papel para a atriz Catherine O’Hara, ela negou inicialmente, mas depois de se encontrar com Burton — mais ou menos da mesma forma que Keaton — ela acabou aceitando o papel. E, graças a isso, O’Hara conheceu Bo Welch, seu marido desde de 1992, que foi designer de produção de Os Fantasmas se Divertem

Um fantasma premiado

Os Fantasmas se Divertem, além de ter sido um enorme sucesso comercial, ainda foi um grande sucesso nas premiações. A começar, claro, pelo Oscar, onde conquistou a estatueta de melhor maquiagem com o time composto por Ve Neill, Steve La Porte e Robert Short. No British Academy Film Awards, a equipe também concorreu em Melhor Maquiagem e Melhores Efeitos Especiais.

No Saturn Awards, o filme ganhou os prêmios de Melhor Filme de Horror, Melhor Maquiagem e Melhor Atriz Coadjuvante (Sylvia Sidney como Juno), onde também concorreu como Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Ator Coadjuvante (Michael Keaton) e Melhor Roteiro.

LEIA+: DE TREKKER A GANHADORA DO OSCAR: A TRAJETÓRIA DE VE NEILL

A série animada

Diferente de alguns filmes que demoram alguns anos para conquistar o coração do público, como foi o caso, por exemplo, de Garota Infernal, Os Fantasmas se Divertem não precisou de tanto tempo para reunir um grupo de fãs. E o sucesso foi tanto que logo o filme ganhou uma série animada. 

A animação foi lançada ainda em 1989, apenas um ano depois do lançamento do filme. Exibida nos canais ABC e Fox, entre 1989 e 1991, a série contou com quatro temporadas. Ao longo dos episódios, a história era focada em Betelgeuse e Lydia, agora grandes amigos, e suas aventuras tanto no Neitherworld quanto no mundo dos vivos. A série foi exibida no Brasil, e o personagem-título foi dublado por Nilton Valério (que dublou Michael Keaton no filme) e Isaac Schneider, e Lydia foi dublada por Iara Riça. 

O Musical

Há uma tendência interessante onde alguns filmes de terror — alguns bastante sombrios, como Psicopata Americano e Carrie — ganham musicais, tanto da Broadway quanto off-Broadway e ainda aqueles encenados em pequenos teatros no interior dos países. Mas, se pensarmos na cena icônica da música “Day-O” em Os Fantasmas se Divertem, é bem natural pensar que um musical desse filme seria um sucesso.

E foi. Beetlejuice, o musical, estreou em 2018 em Washington, e no ano seguinte já estava no circuito da Broadway. Ao longo do circuito, ganhou os prêmios de Excepcional Cenografia Teatral nas premiações Outer Critics Circle Awards e Drama Desk Award; Produção Excepcional de Musical da Broadway ou Off-Broadway, na Drama League Awards; e Melhor desempenho de estreia no palco da cidade de Nova York, na Theatre World Awards.

O musical conta com uma produção excepcional. Cenários, música, roteiro, figurino, tudo de primeira linha. Um espetáculo para os olhos e um abraço para o coração dos fãs. A excelente notícia é que, no final de 2023 e começo de 2024, o musical chega ao Brasil — no Rio de Janeiro e em São Paulo respectivamente. Com produção da Touché Entretenimento e apoio da BB Seguros, o musical será protagonizado por Eduardo Sterblitch no papel do protagonista, nosso bio-exorcista favorito. Para mais informações, acessem o instagram do espetáculo: @beetlejuiceomusicalbrasil.

LEIA+: 14 MUSICAIS INSPIRADOS EM FILMES DE TERROR

Finalmente, a sequência

Uma das maiores lendas urbanas da internet para os fãs de terror é a mais que aguardada sequência de Os Fantasmas se Divertem. Desde que o filme foi lançado, surgiram boatos de que um segundo longa estava sendo produzido. De certa forma, isso é verdade. Um roteiro para uma sequência foi encomendado assim que Os Fantasmas se Divertem foi lançado no final dos anos 1980. O filme foi um sucesso quando lançado, trazendo bastante dinheiro para a Warner Bros — de 15 milhões em orçamento, fez cerca de 73 milhões e conquistou um verdadeiro culto de fãs. 

Então, como conhecemos bem como a indústria de terror funciona — principalmente a dos anos 1980 —, é bastante lógico que haveria um interesse em continuar com esse sucesso. Em 1990, Jonathan Gems foi contratado para escrever uma sequência intitulada, até então, Beetlejuice Goes Hawaiian. Gems viria a trabalhar com Burton em Marte Ataca!, em 1996, mas, até essa data, a sequência de Os Fantasmas se Divertem não havia saído. No filme pensado por Burton, os Deetz iriam ao Havaí e descobririam que sua empresa havia sido construída em cima de um antigo cemitério. 

Pode parecer um plot estranho, mas levando em consideração que essa história saiu da mente do Tim Burton, e até mesmo se pensarmos na série animada que foi lançada pouco depois do filme, não é tão esquisito assim. 

O filme ficou engavetado por anos. Desde que a internet se tornou um lugar acessível e fácil para reunir fãs dos mais variados segmentos, há um burburinho que uma sequência de Os Fantasmas se Divertem estaria em produção. (e isso faz cerca de 20 anos, já). Esse ano, finalmente, tivemos notícias encorajadoras e fotos da produção começaram a pipocar por aí. Winona Ryder e Michael Keaton retornam como Lydia Deetz e Betelgeuse, agora acompanhados por Jenna Ortega, Monica Bellucci e Willem Dafoe complementando o elenco. 

A Macabra reuniu algumas das fotos da produção para o deleite dos fãs. O filme está previsto para chegar aos cinemas em 2024. Ainda não temos muitas informações sobre o que esperar da história, mas estamos aguardando ansiosos.

*

E você, ansioso para o novo filme? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.