De trekker a ganhadora do Oscar: a trajetória de Ve Neill

Um acaso em uma convenção de sci-fi mudou a vida de Ve Neill, maquiadora que se tornou conhecida por seu trabalho em filmes como Os Fantasmas se Divertem.

Você já se pegou analisando as maquiagens de um filme de terror ou fantasia? Já pensou quantas horas de pesquisa e estudo um profissional levaria para fazer um trabalho daqueles? Ou mesmo se perguntou qual era o nome daquele artista? Assistindo Os Fantasmas se Divertem, por exemplo, você já imaginou quem teria feito aquele trabalho incrível, transformando Michael Keaton em Betelgeuse, o bio-exorcista?

Maquiadora, nomeada a oito Oscars, ganhadora de três dos prêmios, grande influência e contribuinte ao gênero do horror e da fantasia, Ve Neill é uma artista excelente, com parcerias longas com Tim Burton e Joel Schumacher e responsável por muitas das maquiagens icônicas que tanto admiramos. 

Sua experiência e sua trajetória tem muito a nos dizer sobre a presença feminina na indústria do cinema. Ve Neill conta que queria se tornar artista maquiadora desde criança, pintando os rostos dos seus primos com o que tinha na mão, sendo batons ou graxa, querendo criar monstros desde os cinco anos de idade. Seu interesse pelo mundo da maquiagem surgiu a partir do artista Leo Lolito, maquiador de seriados de TV importantes como Alfred Hitchcock Presents e Ilha da Fantasia, que a ajudava em suas fantasias de Halloween. Lolito e Ve Neill eram vizinhos, e Neill recorda de dizer “Senhor Lolito, quero fazer o que o você faz quando crescer”. 

LEIA+: DICK SMITH, O PODEROSO CHEFÃO DA MAQUIAGEM

Ainda na infância, Neill gostava de se assustar com filmes bobos, mas parou um pouco quando assistiu Os Dedos da Morte, pois afirma que sua mãe estava cansada de que ela se assustasse sozinha.

Aos 18 anos a artista começou a trabalhar com uma banda de rock que queria “roupas espaciais divertidas”. Quando foi até uma convenção de sci-fi, tanto para procurar inspirações quanto para conseguir avançar na carreira que almejava —  já que no momento as escolas de maquiagem eram uma raridade, isso quando existiam —, encontrou um grupo de homens com roupas de personagens de Planeta dos Macacos, que tinham feito as próprias maquiagens. Neill pediu que eles ensinassem a ela, pois era o que ela queria fazer, e um deles respondeu “mas você é uma garota”. Neill disse “Sim, isso não é fantástico?”

Entretanto, Ve Neill conheceu Fred Phillips, responsável pelo visual da série de TV Jornada nas Estrelas, que a tomou como aprendiz, dando a ela um trabalho importante: a maquiagem do filme Jornada nas Estrelas: O Filme, de 1979. 

Durante sua carreira, entretanto, Neill teve seus problemas. Em entrevista para o site Syfy Wire, Neill conta que, apesar de ter aprendido muito de suas técnicas sozinha e ter tido alguns conhecidos que a ajudaram com truques, a maioria dos outros maquiadores não queria dividir qualquer conhecimento com ela, visto que ela era uma mulher e eles não a queriam ali, de toda a forma. Então, decidida a compartilhar tudo que soubesse, hoje Ve Neill é uma das diretoras da Cinema Makeup School, fazendo o possível para que seus estudantes tenham a melhor educação e estejam aprendendo com as melhores e últimas técnicas de maquiagem. 

Por carreiras como a de Ve Neill, hoje o mercado do cinema, principalmente do horror, não é tão fechado às mulheres como costumava ser. As coisas estão caminhando para um maior número de mulheres trabalhando em vários dos setores da indústria. Como a própria Ve Neill afirma, hoje temos muitas maquiadoras competentes trabalhando no gênero.

Neill também é uma defensora do CGI, e afirma que é uma ótima ferramenta para auxiliar o trabalho de maquiagem, mas que nunca será a única ferramenta na área.

Ve Neill ganhou o Oscar pelas maquiagens de Os Fantasmas se Divertem (1988), Uma Babá Quase Perfeita (1993) e Ed Wood (1994. Além dos três Oscars, Ve Neil foi nomeada a outros cinco, e ganhou um Emmy pela minissérie de O Iluminado (1997), um BAFTA por Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra (2003), e Saturn Awards por Batman O Retorno (1992), Os Fantasmas se Divertem (1994), Entrevista com o Vampiro (1994) e Piratas do Caribe: No Fim do Mundo (2007). Entre suas produções, outros títulos são Os Garotos Perdidos (1987), Linha Mortal (1990), Marte Ataca! (1996), A.I – Inteligência Artificial (2001) e os filmes da franquia Jogos Vorazes.

Ve Neill também foi jurada no reality show de maquiagens do canal Syfy, Face Off, de 2011 a 2016.

*

Gostou de conhecer mais sobre a carreira da maquiadora Ve Neill? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

 

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.