Condado Maldito: Relembre os oito volumes da graphic novel

A premiada série em quadrinhos de Cullen Bunn e Tyler Crook é a escolha perfeita para o leitor que ama histórias sombrias. Relembre os oito volumes de Condado Maldito com a Macabra.

Uma bruxa poderosa, criaturas encantadas e muitas intrigas são alguns dos elementos que fizeram de Condado Maldito uma das maiores séries em quadrinhos publicada nos últimos anos. Criada pelo escritor Cullen Bunn e pelo artista Tyler Crook, a história acompanha Emmy Crawford, uma jovem aparentemente comum, que descobre, em seu aniversário de 18 anos, que é uma bruxa. Conforme acompanhamos a jornada de Emmy, vamos descobrindo ligações sinistras de seu passado e vários perigos que a cercam.

LEIA+: 10 MOTIVOS PARA LER CONDADO MALDITO

Publicada originalmente pela Dark Horse, a série completa em oito volumes chegou ao Brasil pela Macabra em parceria com a DarkSide Books. A história nasceu em prosa, no site de Bunn, e se chamava Countless Haints (posteriormente rebatizada de Harrow County, e traduzida para Condado Maldito). As edições possuem diversos extras, e além de desvendarmos os mistérios que envolvem a vida de Emmy e sua origem, também conhecemos um pouco dos processos dos artistas e aventuras que se passam no mesmo universo de Condado Maldito.

Condado Maldito ganhou, em 2016, o Ghastly Awards nas categorias Melhor Artista, Melhor Escritor e Melhor Título Contínuo, e foi nomeada, no mesmo ano, para o Eisner Awards na categoria de Melhor Nova Série, e em 2015 ao Bram Stoker Awards na categoria Graphic Novel. 

A Macabra relembra os oito volumes de Condado Maldito para aguçar a sua curiosidade ou, talvez, dar aquele empurrãozinho para uma releitura. 

Volume 1: Bruxas e Assombrações

No primeiro volume de Condado Maldito, conhecemos Emmy, uma jovem comum que vive com seu pai na fazenda. Apesar de sempre ter percebido algo de estranho na floresta ao redor de sua casa, Emmy nunca desconfiou que pudesse estar tão intrinsecamente ligada ao local como descobre ao completar seus 18 anos. Conhecemos outros personagens que serão importantes para a jornada de Emmy, como Bernice e o Garoto Sem Pele. Como extras em Condado Maldito – Vol. 1: Bruxas e Assombrações, estão os dez capítulos da primeira versão da história, intitulada Countless Haints, e publicada no site de Cullen Bunn, e o sketchbook de Tyler Crook para a criação dos personagens.

Volume 2: Maus Presságios

Em Condado Maldito – Vol. 2: Maus Presságios, Emmy segue tentando lidar com o fato de ser uma bruxa poderosa, e conhecemos novas criaturas que vivem na floresta e estão ligadas a ela. Nenhuma delas, porém, é tão perigosa quanto Kammi, uma figura que está intrinsecamente conectada a Emmy e uma chave importante para a garota descobrir mais sobre si mesma. O sketchbook de Tyler Crook segue presente nessa edição, com notas do artista que contribuem para entendermos seu processo. 

Volume 3: Encantadora de Serpentes

No terceiro volume de Condado Maldito, um novo personagem chega para tumultuar ainda mais a vida de Emmy, que achava finalmente ter começado e entender de onde veio e que não necessariamente precisaria seguir o destino preconcebido para si. Bernice também ganha um papel de maior destaque, importante para os desdobramentos dos próximos volumes. Condado Maldito – Vol. 3: Encantadora de Serpentes conta com artes de Carla Speed McNeil no capítulo 1 e de Hannah Christenson no capítulo 4, e com as artes habituais de Tyler Crook nos capítulos 2 e 3. O sketchbook com conteúdo extra também recebe adições de McNeil e Christenson, com notas dos três artistas se complementando.

Volume 4: Herança de Família

Condado Maldito – Vol. 4: Herança de Família marca a metade da série, e grandes revelações são feitas sobre o passado de Emmy. A garota se sente muito solitária depois de descobrir sobre seus poderes, e sempre acreditou ser a única com estes dons especiais. Isso até encontrar uma estranha casa habitada por entidades sobrenaturais que farão de tudo para mantê-la por perto. quem será essa estranha família? Através das notas do sketchbook de Crook sabemos um pouco mais sobre esses membros e a concepção de cada um deles. Além disso, temos o roteiro do terceiro capítulo da história, com alguns rascunhos, perfeito para que o leitor conheça como o capítulo foi feito e compará-lo com a versão final.

LEIA+: CONHEÇA CULLEN BUNN E TYLER CROOK, CRIADORES DE CONDADO MALDITO

Volume 5: Almas Abandonadas

Em Condado Maldito – Vol. 5: Almas Abandonadas, nós descobrimos mais informações sobre quem realmente é a “Família”, quais suas intenções e os motivos de estarem tão interessados em Emmy. Através de uma história contada por Malachi, também passamos a entender melhor a entidade e sua ligação com Emmy. Carla Speed McNeil retorna com as artes para o capítulo 1 e 2 desta edição, com as artes de Crook nos capítulos 3 e 4. Além do sketchbook, essa edição apresenta o processo artístico de Jenn Manley Lee, colorista das artes de McNeil. 

Volume 6: Magia em Conflito

Uma das criaturas que habita a floresta pede ajuda a Emmy, mas a jovem acaba tendo uma grande decepção ao descobrir que sua única amiga, Bernice, pode estar tramando contra seus novos amigos e contra a própria Emmy. Mas enquanto essa distração afasta Emmy de seu dia a dia, uma ameaça mais profunda pode abalar sua casa com uma antiga inimiga retornando para trazer o caos. Além do sketchbook tradicional de Tyler Crook, Condado Maldito – Vol. 6: Magia em Conflito também conta com um Bestiário especial para conhecermos melhor algumas criaturas deste universo.

Volume 7: Temporada das Sombras

Conforme nos aproximamos do final da série, as coisas começam a ficar mais sombrias para Emmy. Em Condado Maldito – Vol. 7: Temporada das Sombras, uma antiga inimiga que imaginávamos derrotada retorna e se une à “Família” para trazer problemas e muitos terrores a Emmy, que precisará de toda ajuda possível para proteger a si mesma e àqueles a quem ama da guerra mágica que se aproxima. Essa talvez seja a edição mais sangrenta da série. O tradicional sketchbook de Crook retorna, com alguns esboços dos aliados de uma das maiores inimigas de Emmy, e conta com artes de edições especiais da série, lançadas no mercado internacional.

Volume 8: Guerra das Bruxas

O fim de Condado Maldito chega com um roteiro poderoso e um encerramento arrebatador para este capítulo da jornada de Emmy. Condado Maldito – Vol. 8: Guerra das Bruxas é o final perfeito para uma série sombria e empolgante. Acompanhamos Emmy lidando com escolhas que fez no passado, além de ter que utilizar todos os seus recursos para se livrar de uma vez por todas daquela que foi a fonte principal de seus problemas e desafios. O volume conta com um posfácio escrito por Tyler Crook e por Cullen Bunn, e esta edição brasileira traz, exclusivamente, mais de vinte contos inéditos que se passam no Condado de Harrow e no universo de Condado Maldito. Um volume final muito caprichado para encerrar a série em grande estilo.

LEIA+: 3 MOMENTOS ASSUSTADORES DE CONDADO MALDITO

*

Já leu Condado Maldito? Qual o seu volume favorito da série? Comente com a gente no Instagram e em suas redes sociais.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.