Conheça a história do Museu de Cera de Madame Tussaud

Marie Tussaud começou a esculpir peças de cera quando ainda era uma criança, no século XVIII. Hoje, seu museu é um dos mais visitados do mundo.

Existe uma fobia própria para aqueles que têm medo de bonecos de ventríloquo, bonecos animatrônicos, estátuas de cera ou qualquer peça que emule a movimentação de um ser vivo: a automatonofobia. Não tão incomum como possa parecer, essa fobia faz com que as pessoas se aterrorizem com seres animados que se pareçam com seres sensíveis. Assistir ao filme The Banana Splits Movie, por exemplo, para quem sofre dessa fobia, está fora de cogitação; bem como dar uma volta pelos corredores do Madame Tussauds.

Artista do museu dando retoques em estátua de Alfred Hitchcock @ Madame Tussauds

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O Madame Tussauds é um dos museus mais famosos do mundo. Espalhado em diversas cidades pelo mundo, o museu reúne uma grande quantidade de peças de cera homenageando diversas celebridades e personalidades populares. 

Marie Tussaud, nascida Anna Maria Grosholtz, nasceu em Strasbourg, na França. Sua mãe, Anne-Marie Walder, trabalhou para o médico especialista em modelagem em cera, Philippe Curtius, em Bern, na Suíça. Foi Curtius quem ensinou Tussaud a modelar, ainda criança. Ele se mudou para Paris e levou sua jovem ajudante com ele quando ela ainda tinha seis anos.

De início Curtius usava o talento para fabricar peças de anatomia, mas logo depois começou a trabalhar com esculturas de rostos. Quando se mudou para Paris, Curtius abriu o Cabinet de Portraits En Cire. A primeira escultura de Tussaud, ainda em 1777, foi a de Voltaire. 

Quando tinha 17 anos, Tussaud se tornou a tutora de artes de Madame Elizabeth, irmã do Rei Louis XVI da França, no Palácio de Versalhes. Durante a Revolução Francesa, Tussauds ficou presa por três meses aguardando a execução, mas foi liberada por um amigo influente. Dentre os outros rostos que esculpiu estavam os de Jean-Jacques Rousseau e Benjamin Franklin.

Reprodução de imagem de Marie Tussaud @ Madame Tussauds Berlin

Quando Curtius morreu em 1794, Tussaud herdou suas esculturas e partiu pela Europa, em uma tour para exposições. Se casou em 1795 com Francois Tussaud, e renomeou seu show como Madame Tussaud’s.

Em 1802 foi convidada por Paul Philidor, pioneiro da técnica teatral da fantasmagoria, para exibir seu trabalho ao lado do Lyceum Theatre, em Londres. O Lyceum é um teatro bastante tradicional, e anos mais tarde seria também o emprego de Bram Stoker. A exposição não lhe rendeu bons frutos, já que Philidor ficou com metade do que ela recebeu. 

@ Welcome Collection

Não conseguindo retornar para a França por causa das Guerras Napoleônicas, Tussaud viajou pela Grã Bretanha e Irlanda. Firmou sua exposição em 1836 na Baker Street, e foi o primeiro museu a ser montado na famosa rua. Foi somente em 1883, quando Marie Tussaud já havia falecido e seu neto Joseph Randall cuidava dos negócios, que o museu encontrou sua residência onde permanece até hoje, na rua Marylebone Road

Algumas das esculturas presentes na exposição ainda hoje são da própria Tussaud, mas um grande incêndio em 1925 queimou parte das atrações, além das bombas alemãs de 1941. A escultura mais antiga presente na coleção é a de Madame du Barry, feita ainda por Curtius em 1765, além de outros rostos que Curtius deixou em sua herança. Da época de Tussaud, feitas por ela mesma, estão os rostos de Robespierre e George III, além de um autorretrato que ela fez e fica na entrada do museu, pintado em 1842. 

Em 2007, o Museu Madame Tussaud’s perdeu o apóstrofo do nome e se tornou somente Madame Tussauds. A empresa que hoje administra o local, Merlin Entertaiment, afirma que o Museu não pertence mais a Tussaud, e por isso o apóstrofo não é mais necessário.

Hoje, estima-se cerca de quatro meses de trabalho e um custo de 300 mil dólares para fazer cada nova peça do museu. São retiradas cerca de 250 medidas e utilizadas 180 fotografias para as esculturas, cada fio de cabelo é colocado individualmente — um processo que leva cerca de cinco semanas —, e os cabelos são lavados regularmente, bem como a maquiagem é retocada. Os detalhes são importantes: as veias dos olhos são feitas com linhas de seda vermelha, e as veias do restante do corpo são feitas com um tipo especial de corda. Todas as esculturas são feitas 2% maiores do que as medidas retiradas, pois essa é a quantidade que se espera que a cera derreta durante o processo.

@ Madame Tussauds

Uma de suas primeiras e principais atrações foi a Câmara dos Horrores, com diversas esculturas de vítimas da Revolução Francesa e criminosos. Iniciada em 1843, Tussaud utilizou muito do que viu durante seus anos presa, fazendo rostos para os condenados, e colocou em sua própria exposição anos mais tarde. Ainda hoje essa parte do museu é um sucesso.

@ Herb Neufeld

O museu tem diferentes áreas e atrações. Em Londres, você pode participar, por exemplo, da The Sherlock Holmes Experience, uma experiência teatral pelas ruas de Baker Street, ou da Alien: Escape, uma parceria entre o museu e a 20th Century Fox para o lançamento de Alien: Covenant, em que você pode entrar na nave Covenant e encontrar a figura de cera de Michael Fassbender e outros vários detalhes do filme. 

@ Madame Tussauds London

No museu em Hollywood há uma exposição perfeita para os fãs do macabro: Illusions of Horror é uma exposição com diversos personagens dos filmes de terror, dentre eles Hannibal, o famoso canibal de filmes como Dragão Vermelho e O Silêncio dos Inocentes, além de monstros clássicos, como Drácula, Frankenstein, A Múmia, entre outros painéis interativos.

@ Bruce Kaplan

Com um processo minucioso e exposições que atraem a atenção de milhares de turistas todos os dias, hoje o Madame Tussauds se encontra em outras 24 cidades. O primeiro museu a abrir fora de Londres foi em Amsterdã, e hoje o museu que fica em Nova York é um dos mais visitados. 

@ Madame Tussauds
@ Madame Tussauds
@ Madame Tussauds

Marie Tussaud faleceu enquanto dormia em 1850, mas seu museu permanece sendo um sucesso inestimável ainda hoje. 

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Como uma homenagem à Marie Tussaud, que teve uma vida complexa e cheia de aventuras, Edward Carey escreveu uma biografia ficcionalizada da vida da artista, que admirou tanto durante o período em que trabalhou em um dos museus que levam seu nome. Em Madame Tussaud: A Pequena Colecionadora de Corpos, Carey descreve, a partir de fontes e outros documentos históricos, como teriam sido os dias de Tussaud, desde sua infância até sua vida adulta. Narrada como uma história de ficção em um ritmo ágil, nos sentimos um pouco mais próximos de uma figura tão interessante.

Madame Tussaud: A Pequena Colecionadora de Corpos está em pré-venda na Loja Oficial da DarkSide Books.

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Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.