Diretoras Macabras: o terror de raízes góticas de Axelle Carolyn

Apostando em casarões antigos e segredos obscuros, Axelle Carolyn tem delineado seu estilo de contar histórias. Conheça a carreira da cineasta.

Atriz, jornalista e diretora, Axelle Carolyn movimentou a cena nos últimos dois anos com a direção de episódios de séries e como uma das cineastas responsáveis por um dos longas da Welcome to the Blumhouse. Mas sua história começa alguns anos antes.

Nascida em Bruxelas, Axelle Carolyn se mudou para a Inglaterra e, tempos depois, para Los Angeles, nos Estados Unidos, onde se apaixonou na primeira vez que pôs os pés no local. Em entrevista a Alexandra Heller-Nicholas, para o livro 1000 Women in Horror, a cineasta conta que sempre teve interesse pelo gênero, mesmo que não tenha assistido a tantos filmes de terror na infância e no começo da adolescência.

Seus companheiros, no período, além de filmes sinistros infantis como O Caldeirão Mágico, da Disney, foram escritos por ela, em histórias de casas assombradas e fantasmas.

Axelle Carolyn e Kate Siegel no set de A Maldição da Mansão Bly

A escrita, inclusive, nunca abandonou Carolyn. Antes de dirigir filmes e episódios de séries, escreveu para revistas e sites de terror, entre 2005 e 2008 — o que a levou a lançar seu livro, It Lives Again! Horror Movies in the New Millennium, em que analisa diversos filmes lançados desde os anos 2000. O livro foi premiado com prata na premiação Book of the Year Awards.

Em 2018 lançou FrightFest Guide to Ghost Movies, com análise de 200 das histórias de fantasmas mais importantes já escritas e filmadas. Ainda na escrita, Carolyn também tem histórias de terror publicadas em diversas antologias, como Dark Delicacies III e The Mammoth Book of Body Horror.

Centurião, 2010

Seus primeiros trabalhos com cinema, na verdade, foram como atriz. Carolyn começou como uma personagem não creditada no filme de terror Mistério no Lago (2005), de Brian Yuzna, diretor responsável por filmes como A Sociedade dos Amigos do Diabo (1989) e A Noiva do Re-Animator (1990). Logo em seguida, atuou em Juízo Final (2008), de Neil Marshall — com quem foi casada entre 2007 e 2016 —, e depois em alguns curtas, como Horrorshow (2008) e Neon Killer (2008), contribuindo novamente com Marshall no filme Centurião, de 2010. 

Como diretora, seus créditos se iniciaram com os curtas The Last Post, Hooked e The Halloween Kid, todos lançados em 2011. Mas foi a partir de 2013, com seu primeiro longa, que Axelle Carolyn se fez ainda mais presente nos círculos de cineastas de terror.

Soulmate, 2013

Soulmate, lançado em 2013, conta a história de uma jovem que, após tentar suicídio, resolve se isolar em uma casa distante, em um condado da Inglaterra. Lá, ela acaba descobrindo segredos que aconteceram no local, além de se relacionar com um fantasma que vive ali. 

O filme não foi um sucesso de crítica, mas já demonstrava o tipo de terror que, podemos dizer, se tornou a cara de Axelle Carolyn. Fantasmas, uma casa distante, segredos do passado. De certa forma, esses elementos acabam orbitando os trabalhos mais autorais da cineasta.

“Grim Grinning Ghost”, segmento da antologia Tales of Halloween, 2015

Em seguida, Carolyn, após se mudar para Los Angeles, reuniu um grupo de amigos para fazerem uma antologia. Intitulado Tales of Halloween, o filme foi lançado em 2015, e contou com a participação dos diretores Darren Lynn Bousman, Adam Gierasch, Andrew Kasch, Lucky McKee, Mike Mendez, Dave Parker, Ryan Schifrin, John Skipp, Paul Solet e Neil Marshall.

Carolyn dirigiu o segmento “Grim Grinning Ghost”, que contou com nomes como Alex Essoe, Lin Shaye, Barbara Crampton e Mick Garris no elenco.

“The Romance of Certain Old Clothes”, episódio 8 da série A Maldição da Mansão Bly, 2020

Em 2020, Axelle Carolyn dirigiu um dos episódios mais elogiados da minissérie A Maldição da Mansão Bly. “The Romance of Certain Old Clothes” conta a história da Dama do Lago, uma entidade que aterroriza a série e pouco se sabe sobre ela, até o episódio em questão. É nele que descobrimos alguns segredos sobre os fantasmas do local e sobre a própria Mansão Bly.

Protagonizado por Kate Siegel e Katie Parker e filmado majoritariamente em preto e branco, o diretor de fotografia James Kniest contou ao Observer que uma das inspirações para a composição do episódio foi o filme O Farol, de Robert Eggers.

A Mansão, 2021

LEIA+: OS PESADELOS HISTÓRICOS DA MENTE DE ROBERT EGGERS

Em 2021, Carolyn retornou aos longas dirigindo A Mansão, filme que faz parte do projeto Welcome to the Blumhouse, parceria do estúdio com a Prime Video. No filme, Judith (Barbara Hershey), após um infarto, é enviada para uma casa de repouso.

O que de início parecia um lugar tranquilo para se descansar, logo se transforma em um terrível pesadelo quando, de repente, Judith começa a ver coisas e não pode mais deixar o local. Com uma reviravolta divertida, Carolyn retoma alguns de seus elementos favoritos: as aparições, as casas e os objetos antigos e segredos do passado.

“Blood Buffet”, episódio da décima temporada de American Horror Story, 2021

Ainda em 2021, a cineasta dirigiu dois episódios da décima temporada de American Horror Story, “Blood Buffet” e “The Future Perfect”, e dois segmentos em dois episódios da segunda temporada da série Creepshow, “Dead and Breakfast” e “Stranger Sings”.

“Dead and Breakfast”, episódio da segunda temporada da série Creepshow, 2021

Com uma carreira brilhante pela frente, não podemos deixar de mencionar um dos colaboradores mais frequentes de Axelle Carolyn: a cachorrinha Anubis, que esteve presente em boa parte de suas produções. Anubis já é presença garantida nos sets de filmagem com Carolyn.

Anubis dirigindo algum projeto de Axelle Carolyn

Dentre seus próximos projetos estão episódios da nova série de Mike Flanagan para a Netflix, The Midnight Club, que tem estreia prevista ainda para 2022.

Esperamos continuar vendo os trabalhos de Axelle Carolyn (e Anubis) por longos anos. E você, já conhecia a diretora? Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.